sábado, 4 de agosto de 2018

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 311 - Por Luiz Domingues

Eis que eu fui comunicado sobre o lançamento do material ao vivo a comemorar os cinquenta anos de carreira do baterista, Rolando Castello Junior, do qual participei de um dos shows em questão, em uma série de quatro, que serviu para alimentar um CD e um DVD, ao vivo. 

Bem, como eu já expliquei anteriormente, toda essa empreitada foi um esforço para culminar em um trabalho solo do Rolando, em tese, no entanto, pelo fato da Patrulha do Espaço em sua formação daquela atualidade de 2016, ter atuado e a nossa formação Chronophágica ter cumprido uma parte significativa do espetáculo, a relembrar e celebrar a nossa história dentro dessa banda é claro que tanto no apelo pelo show ao vivo, em novembro de 2016, quanto no lançamento do material em CD e DVD, nesse início de 2018, pode-se considerar a nossa participação como um trabalho ao vivo e adicional da Patrulha do Espaço, propriamente dita.

Ensaio da Patrulha do Espaço, realizado no estúdio Orra Meu, em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 2018. Da esquerda para a direita: Rodrigo Hid, Luiz Domingues, Rolando Castello Junior, Marta Benévolo e por fim, o casal formado pelos ativistas culturais, Vera Mendes & Michel Camporeze Teér. Click, acervo e cortesia de Edgar Franz (Bolívia)
 
E foi além esse comunicado de lançamento da parte do Rolando, pois a aproveitar a oportunidade, formulou-me um outro convite, que muito honrou-me. Conforme eu já havia tomado conhecimento por terceiros, ele havia postado um comunicado em tom de manifesto nas redes sociais, a comunicar publicamente aos fãs da Patrulha do Espaço que resolvera encerrar a carreira da banda, e recolhê-la ao hangar, desta feita, definitivamente. 

Sendo assim, o convite do Rolando veio em torno dessa tomada de decisão, ao dizer-me que estava a organizar uma turnê final e gostaria de contar com a minha presença na formação desses shows derradeiros. Fiquei triste em princípio, mas honroso ao extremo por ser convidado a fechar a história da banda, por considerar que fui um tripulante oficial, com larga história escrita em conjunto. 

Melhor ainda, eu soube por ele mesmo, que Rodrigo Hid havia sido convidado para estar junto em tal esforço final e que não em todos, mas em alguns shows dessa turnê, teríamos a presença também do Marcello Schevano. Ou seja, seria a formação Chronophágica a fazer parte dessa turnê final, com o acréscimo da vocalista, Marta Benévolo, fixa na formação da banda, há muitos anos. 

Tudo bem, eu consultei os amigos d'Os Kurandeiros, a minha banda naquela atualidade e através da sua produtora, Lara Pap, recebi como resposta o apoio de todos, para que eu participasse e ao ir além, disseram-me que se houvesse conflito com a agenda, haveria um esforço da parte de nossa banda para mudar datas e assim, ninguém sairia prejudicado. 

E pelo lado da Patrulha do Espaço, o Rolando comunicara-me que seriam poucos e bem espaçados os shows, portanto, não haveria por gerar angústia alguma para os outros trabalhos que eu, Hid & Schevano mantínhamos, regularmente. 

A primeira fase dessa turnê iniciar-se-ia em abril de 2018, na cidade cidade de Curitiba, com outro show no dia seguinte, em Ponta Grossa, ambos no Paraná, logicamente. Houve perspectiva para dois shows na capital paulista para maio e agosto, respectivamente, um em Belo Horizonte para junho e em aberto, ficara a possibilidade para Brasília, Porto Alegre e uma cidade interiorana de Santa Catarina, provavelmente, Chapecó. 

Mais uma foto de confraternização pós-ensaio. Da esquerda para a direita: Rapaz não identificado, Rodrigo Hid, Edgar Franz (Bolívia), Michel Camporeze Teér, Vera Camporeze Teér, Marcello Schevano, Rolando Castello Junior e Luiz Domingues. À frente de todos: Marta Benévolo. Ensaio da Patrulha do Espaço no estúdio Orra Meu de São Paulo, em 10 de fevereiro de 2018. Click (selfie), acervo e cortesia: Marta Benévolo
  
Então, o Rolando completou a dizer-me que viria com a Marta para São Paulo, no início de fevereiro e que gostaria de aproveitar a sua estadia na capital paulista para marcar um ou dois ensaios, para adiantarmos essa preparação. E foi assim que nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2018, encontramo-nos nos estúdios Orra Meu, de propriedade dos irmãos Schevano, para iniciar tal processo de elaboração dessa turnê final da Patrulha do Espaço e foi quando eu recebi as cópias de recordação do CD e do DVD comemorativo dos cinquenta anos de sua carreira. Falo a seguir sobre tal material.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário