quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos - 50 Anos do LP Sessão das Dez (Edy Star + Os Kurandeiros + Convidados) - Parte 3 - Capítulo 110 - Por Luiz Domingues

Por coincidência, eu havia participado de uma filmagem no mesmo teatro e dentro do mesmo esquema de produção promovido pela Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, dois meses antes, quando toquei com a minha ex-banda, Patrulha do Espaço, durante a festa de premiação da revista Dynamite para os melhores do ano e assim, conhecia todos os protocolos, incluso os sanitários em relação à testagem obrigatória para a Covid-19.

E assim, exatamente como eu experimentara em junho, veio à baila a máxima de que se alguém da banda ou dos convidados, testasse positivo para a doença, o que ocorreria, efetivamente? Cancelamento sumário da produção? Ora, essa possibilidade em meio a uma produção que envolvera sete músicos, quatro cantores, um ator e dois roadies foi concreta, não restou dúvida.

Fui o primeiro a chegar e testar. Autorizado a entrar no complexo do teatro mediante o resultado negativo em relação a estar infectado e nesta altura, já com duas doses de vacinas a agirem no meu organismo, foi óbvio que eu fiquei aliviado. E a cada companheiro que chegava ao camarim, a brincadeira se tornou inevitável: -"se você está aqui é por que testou negativo"... ainda bem, não é?

Matéria publicada no portal on line do jornal "O Estado de São Paulo", através do Blog "Sarau, Luau e o Escambau" do jornalista, Arnaldo Afonso, a repercutir o espetáculo

https://emais.estadao.com.br/blogs/sarau-luau-e-o-escambau/a-estreia-da-tv-dando-e-os-videos-da-tv-da-maria-os-10-anos-do-rock-and-blues-bar-e-o-dia-do-raul-as-charges-do-nando-motta-as-70-atracoes-da-famq-e-35-novos-links-de-cancoes/   

No camarim da banda em específico, a roda de conversas foi agradabilíssima por mais de duas horas, enquanto aguardávamos a nossa vez de realizar o soundcheck. Na primeira foto, Kim Kehl está de pé a olhar o seu telefone celular, Michel Machado sorri e Mateus Schanoski anotava apontamentos sobre a harmonia de algumas canções que tocaria. Na segunda, Carlinhos Machado comanda a "selfie" e da esquerda para a direita, Mateus Schanoski, Phill Rendeiro, eu (Luiz Domingues) e a produtora d'Os Kurandeiros, Lara Pap.
Show 50 Anos do LP Sessão das Dez (Edy Star + Os Kurandeiros + Convidados). Teatro Sérgio Cardoso, filmagem em 17 de agosto de 2021 (no ar em 21 de agosto de 2021). Clicks, acervo e cortesia: Carlinhos Machado 

Esperamos por um bom tempo (cerca de duas horas e meia), pois o cronograma estava bem atrasado e a produção ainda estava a concluir o soundcheck da filmagem anterior, neste caso a apresentar o astro da MPB, Zeca Baleiro e sua banda, portanto, daí a se filmar o seu show e realizar uma entrevista com tal artista, deu tempo para conversarmos muito no camarim. Quando subimos enfim ao palco, a montagem do nosso palco foi relativamente rápida e o soundcheck bem eficiente. 

A banda em ação com Felipe Cordeiro a cantar. Show 50 Anos do LP Sessão das Dez (Edy Star + Os Kurandeiros + Convidados). Teatro Sérgio Cardoso, filmagem em 17 de agosto de 2021 (no ar em 21 de agosto de 2021). Click, acervo e cortesia: Lara Pap

A produção visual ficou multicolorida a apresentar uma profusão de painéis de "led" a disparar imagens montadas em torno da capa do LP "Grã-Ordem da Sociedade Kavernista Apresenta: Sessão das Dez", mas também a denotar um certo ar carnavalesco, talvez no afã de sugerir um sentido tropicalista ao disco que homenageamos. Nesse sentido, se essa foi realmente a intenção da produção, eu reconheço a sua boa vontade, mas certamente que tal evocação não se coadunou totalmente com o espírito da obra, embora eu reconheça que haja uma certa proximidade com tal estética surgida pouco tempo antes desse LP ter sido lançado em 1971, bem entendido, no âmbito da MPB sessentista que o precedeu.

Bem, a ideia foi filmar cada canção separadamente, entretanto, com a inserção das vinhetas existente no álbum, que foram disparadas em regime de "sampler" pelo tecladista, Mateus Schanoski, certos hiatos que deveriam ter sido inibidos na edição do vídeo, ficaram presentes quando vimos a exibição, mas tudo bem, foram lapsos aceitáveis da produção.

Apenas a primeira vinheta do disco, a famosa música circense, foi feita ao vivo pela banda e foi bem executada, com energia a fornecer um bom impacto inicial.

A banda em ação com Felipe Cordeiro. Show 50 Anos do LP Sessão das Dez (Edy Star + Os Kurandeiros + Convidados). Teatro Sérgio Cardoso, filmagem em 17 de agosto de 2021 (no ar em 21 de agosto de 2021). Click, acervo e cortesia: Lara Pap 

E lá fomos nós em frente, com "Êta Vida", esta inclusive, uma música que Os Kurandeiros estavam acostumados a tocar com o Edy em shows anteriores em que o acompanhamos e desta feita, com o Felipe Cordeiro a contribuir com a sua guitarra e todos os convidados a cantarem com o Edy, portanto, a música ficou bem encorpada.

Aliás, a banda estava com o instrumental muito recheado, haja vista que além do Mateus Schanoski aos teclados e Michel Machado à percussão, o nosso segundo guitarrista, Phill Rendeiro tocou violão o tempo todo e essa base sedimentou muito bem todas as brasilidades observadas nessas canções e assim permitiu que o Kim Kehl pudesse atuar mais livre a pontuar com contrasolos e detalhes. 

No meu caso em específico, fazia anos que eu não tocava temas fora do universo do Rock, Blues e Soul, mas creio que me readaptei a tocar ritmos nordestinos, sambas, boleros e afins, ao me lembrar do meu tempo como componente do Língua de Trapo, em que cada música apresentava uma estética musical completamente distinta uma da outra. 

Edy Star em destaque, com Carlinhos Machado ao fundo. Show 50 Anos do LP Sessão das Dez (Edy Star + Os Kurandeiros + Convidados). Teatro Sérgio Cardoso, filmagem em 17 de agosto de 2021 (no ar em 21 de agosto de 2021). Click, acervo e cortesia: Lara Pap

Seguimos com a seresta: "Sessão das Dez" outra canção que estávamos acostumados a tocar com o Edy, embora sob um arranjo alternativo, a evocar o bolero latino-americano/hispânico bem tradicional. 

Em "Eu Vou Botar pra Ferver", o convidado, Felipe Cordeiro, brilhou bastante em sua interpretação vocal e na condução da sua "guitarrada". Gostei muito de tocar essa música com esse molho nortista muito especial e ainda mais ao ter ficado ao lado do Michel Machado, cuja atuação à percussão é sempre muito boa e quando tocamos juntos, de certa forma eu me sentia a tocar com o Santana nos anos sessenta.

Com a luz púrpura a predominar. Show 50 Anos do LP Sessão das Dez (Edy Star + Os Kurandeiros + Convidados). Teatro Sérgio Cardoso, filmagem em 17 de agosto de

 "Quero Ir" foi uma outra canção que Os Kurandeiros estavam acostumados a executar para o Edy Star cantar e neste caso, mediante uma roupagem em torno do reggae, e assim, a canção soou muito bem.

Com Sebastião Reis a brilhar solo. Show 50 Anos do LP Sessão das Dez (Edy Star + Os Kurandeiros + Convidados). Teatro Sérgio Cardoso, filmagem em 17 de agosto de 2021 (no ar em 21 de agosto de 2021). Click, acervo e cortesia: Lara Pap

Veio a seguir: "Eu Acho Graça" e o Sebastião Reis a interpretou com desenvoltura. Também gostei muito do balanço que imprimimos, surpreendente ao sabermos que a nossa banda Os Kurandeiros, era/é Rocker em essência.

"Chorinho Inconsequente" é de fato um chorinho e esse estilo musical é muito específico em sua sonoridade, portanto, a adaptação para uma banda de Rock elétrica poder executá-la é muito difícil. Sem flauta, violão de sete cordas, bandolim e clarinete, instrumentos típicos dessa escola musical, ficamos preocupados sobre como ela soaria, entretanto, o nosso arranjo ficou convincente e a Renata "Tata" Martinelli a interpretou com tanta graça que foi realmente um primor.

Edy Star em destaque, com a minha presença (Luiz Domingues), ao fundo. Show 50 Anos do LP Sessão das Dez (Edy Star + Os Kurandeiros + Convidados). Teatro Sérgio Cardoso, filmagem em 17 de agosto de 2021 (no ar em 21 de agosto de 2021). Click, acervo e cortesia: Fátima Costa

Renata "Tata" Martinelli em destaque e na parte abaixo do quadro, o tradutor de libras que foi inserido a posteriori na edição do vídeo. Show 50 Anos do LP Sessão das Dez (Ed Star + Os Kurandeiros + Convidados). Teatro Sérgio Cardoso, filmagem em 17 de agosto de 2021 (no ar em 21 de agosto de 2021). Click, acervo e cortesia: Fátima Costa

"Soul Tabarôa" é um xote acelerado e que o Michel Machado a conduziu na bateria, com o Carlinhos a contribuir na percussão. A interpretação da Renata foi magnífica e eu mais uma vez gostei muito de sentir o balanço da banda, que foi muito forte nessa performance.

Uma panorâmica da banda com os quatro cantores na frente. Show 50 Anos do LP Sessão das Dez (Edy Star + Os Kurandeiros + Convidados). Teatro Sérgio Cardoso, filmagem em 17 de agosto de 2021 (no ar em 21 de agosto de 2021). Click, acervo e cortesia: Lara Pap

"Todo Mundo Está Feliz" é um tema Soul Music e que faz todo o sentido para aquele contexto de 1971, quando tal escola da Black Music norte-americana estava em alta voga no imaginário Pop radiofônico da ocasião no Brasil. Tema belíssimo, com letra super alto astral, contaminou à todos pelo balanço e embalo. Essa foi cantada pelo Edy com apoio dos demais convidados.   

A próxima canção foi "Aos Trancos e Barrancos", um samba bem tradicional e pasmem, soamos muito bem ao levar em conta que somos Rockers, incluso o Sebastião Reis que também me disse nunca ter tido familiaridade com o gênero, ainda no decorrer do ensaio. Eu o tranquilizei, pois nós também não éramos fluentes nessa linguagem. Para a nossa felicidade, ao final da execução deu tudo certo e nós ficamos todos muito satisfeitos.

"Eu Não Quero Dizer Nada" é mais um tema com proximidade com a Soul Music e o R'n'B, em tese. O Edy fez uma interpretação emocionante, com apoio da Renata, esta sob uma voz agudíssima e linda.

Eu, Luiz Domingues em destaque, com o percussionista Michel Machado ao fundo e o tradutor de libras em formato reduzido, artificialmente inserido no vídeo. Show 50 Anos do LP Sessão das Dez (Edy Star + Os Kurandeiros + Convidados). Teatro Sérgio Cardoso, filmagem em 17 de agosto de 2021 (no ar em 21 de agosto de 2021). Click, acervo e cortesia: Wilton Rentero

"Dr Paxeco" fecha o disco, e assim também encerrou o espetáculo e neste caso se trata do único Rock propriamente dito, com feição típica do Raul Seixas em sua concepção, presente neste LP. 

Um ator (Vince Vinnus), interpretou o personagem do "Dr. Paxeco" a perpetrar uma performance durante a vinheta e esta foi feita ao vivo, a se tratar de uma linha de baixo bem simples a dar vazão para uma locução teatralizada como sketch. Ao final, tal ator participou novamente de uma performance conclusiva, quando a capa do álbum foi rasgada, jogada em um vaso sanitário e a clássica vinheta da descarga foi disparada, para completar o escárnio performático que esse disco sugere em sua concepção. 

Mais uma panorâmica da banda e os cantores no palco. Show 50 Anos do LP Sessão das Dez (Edy Star + Os Kurandeiros + Convidados). Teatro Sérgio Cardoso, filmagem em 17 de agosto de 2021 (no ar em 21 de agosto de 2021). Click, acervo e cortesia: Lara Pap

Para apresentar a banda, uma versão a conter apenas o refrão de "Todo Mundo Está Feliz" foi acrescentada, e o Edy o usou para apresentar à todos, incluso os músicos da banda. 

Quando encerramos, a euforia gerada no teatro foi tamanha que o diretor geral do espetáculo, aos berros, sentado na plateia, disse ter se emocionado e assim, deu o tom positivo para que fôssemos embora do teatro com a sensação boa do dever cumprido.

Eis o vídeo do show completo, direto do canal do Edy Star.

O link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=OUfpTT-vLzI&t=56s

A produtora Janaína nos disse que muitas pessoas ligadas a algumas secretarias municipais de cultura já haviam manifestado interesse em contratar tal espetáculo para as suas respectivas cidades, já na perspectiva da flexibilização cultural pós-pandemia e assim, se abriu a possibilidade de uma, quiçá outras repetições desse show. E se pudesse acontecer com a mesma turma envolvida, eu adoraria certamente.

E a versão do mesmo show disponibilizada através do canal d'Os Kurandeiros

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=O1DG6_0Gi2w

E assim foi a minha participação, ao lado da minha banda, Os Kurandeiros a acompanhar Edy Star, acrescidos de Mateus Schanoski e Michel Machado e com os convidados especiais, Felipe Cordeiro, Renata "Tata" Martinelli & Sebastião Reis, ao executarmos na íntegra o LP "Grã-Ordem da Sociedade Kavernista Apresenta Sessão das Dez". 

Filmamos no palco do Teatro Sérgio Cardoso de São Paulo em 17 de agosto de 2021 e foi ao ar a representar a "Virada on line" do município de Itapevi-SP, no dia 21 de agosto de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário