terça-feira, 5 de setembro de 2023

Autobiografia na música - Boca do Céu - Capítulo 106 - Por Luiz Domingues

Laert Sarrumor a gravar a voz solo da canção "1969", enquanto o fotógrafo e film-maker, Moacir Barbosa de Lima (Moah) o capturava através da lente da sua câmera.´Boca do Céu no Estúdio Prismathias de São Paulo. 3 de julho de 2023. Click e acervo: Luiz Domingues

O nosso único ponto negativo desse dia tão feliz para a história da nossa banda, foi a ausência do Osvaldo Vicino, nosso aglutinador, ou seja, o componente que recrutou os demais membros e efetivamente dera o pontapé inicial para criar a nossa banda, em algum dia de abril de 1976. 

Sobre a sua falta nesse dia 3 de julho de 2023, ele na verdade tivera azar, pois a despeito dessa 6ª sessão ter demorado para ser marcada, foi justamente nesse dia que ele se colocou em um momento de repouso, por haver se submetido a uma intervenção médica. Nada grave lhe ocorreu, mas a se tratar de um procedimento necessário e anteriormente combinado de se realizado, ele havia passado por tal cirurgia na sexta-feira anterior, e a seguir o protocolo médico, estava a convalescer,  a permanecer aconselhado pelo médico de sair de sua residência por alguns dias.

É claro que o Osvaldo ficou muito chateado por não participar da sessão e de fato, teria sido a oportunidade rara de reunirmos o quarteto original no estúdio, mas a circunstância de saúde o impediu de estar conosco. Porém, de uma maneira inusitada ele participou ao menos da foto de congraçamento final da sessão, quando respondeu ao Wil, que o chamou pela videoconferência e enfim, ele saiu na foto pela tela de um telefone celular.

Na primeira foto, Laert aguarda o Danilo a posicionar o microfone. Na segunda, Laert a se preparar para gravar e na terceira, com a presença de Moacir Barbosa de Lima (Moah), a filmá-lo. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 3 de julho de 2023. Clicks e acervo: Luiz Domingues

Bem, iniciamos o trabalho da sexta sessão com a deliberada determinação de gravar a voz principal do Laert, e assim direcionamos os nossos esforços. Ajeitado o monitor, o Laert fez uma primeira versão descompromissada a "passar" a música, bem naquele clássico aquecimento de voz inicial.

Já na segunda tomada, ele estava a atingir uma potência vocal muito boa, e a se sentir desinibido, ficou solto para interpretar com bastante inspiração. A acompanhar desde a sala da técnica, eu tive o prazer de acompanhar a sua performance, quando pude testemunhar a sua interpretação emocionada, e dessa forma, pude elucubrar o quanto ele estava feliz igualmente por tudo o que eu, Wilton e Osvaldo também estávamos a vivenciar e desfrutar em termos de realizar o nosso intento combinado e tão sonhado entre 1976 e 1979, e combinado com perspectiva mais concreta em 2020.

Nas duas fotos acima, Laert Sarrumor a gravar a voz principal da canção "1969". Estúdio Prismathias de São Paulo. 3 de julho de 2023. Click, acervo e cortesia: Carlinhos Machado 

Mais do que isso, eu tive a certeza de que esse momento também calara fundo para ele, não apenas por todos os motivos inerentes para nós quatro, membros originais da banda, mas também pelo fato da canção ser de sua autoria e ter ficada na sua mente, tão somente, nesses anos todos e nesse momento de 2023, estar a ganhar a materialidade, finalmente.

Isso sem deixar de mencionar o teor da letra, ou seja, a música foi composta em 1977, mas a revelar com bastante emoção como alguns ícones contraculturais o haviam impactado particularmente no ano em questão que ele nomeou para dar título à música, ou seja, 1969.

Laert Sarrumor a gravar a voz principal da música: "1969". Boca do Céu no estúdio Prismatias de São Paulo. 3 de julho de 2023. Fotos 1 e 2: Clicks, acervo e cortesia de Carlinhos Machado. Foto 3: Click, acervo e cortesia de Wilton Rentero

Bastante satisfeito com a sua própria performance e com a aprovação de nós da banda, dos convidados ali presentes, e do técnico de áudio, Danilo Gomes Santos, demos por encerrada essa etapa tão vital para a gravação dessa canção e a representar muitas coisas nas entrelinhas, como eu pude enumerar acima.

Após uma rápida pausa para o lanche, Danilo já preparou a sala de gravação para efetuarmos a segunda etapa do objetivo dessa sessão, isto é: a gravação dos backing vocals da parte de Caca Lima e Renata "Tata" Martinelli, nossos convidados.

Laert Sarrumor a gravar. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 3 de julho de 2023. Filmagem: Luiz Domingues

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=3OB0dTsGMYI&list=PL3-MvRpDYtfGdr-qnn_sJSlpbAyHRf5OE&index=138

Outro vídeo a mostrar Laert Sarrumor a gravar. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 3 de julho de 2023. Filmagem: Luiz Domingues

Eis o link para ver no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=KtD7GMHj68Y&list=PL3-MvRpDYtfGdr-qnn_sJSlpbAyHRf5OE&index=139

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário