sábado, 8 de fevereiro de 2025

Autobiografia na música - Boca do Céu - Capítulo 154 - Por Luiz Domingues

Na linha de frente, da esquerda para a direita: Wilton Rentero, Laert Sarrumor e eu (Luiz Domingues). Boca do Céu no Teatro Jardim Sul Experience de São Paulo. 20 de setembro de 2024. Click, acervo e cortesia: Michel Camporeze Teér

A novidade proposta para a execução da terceira música do show, foi o advento de uma instrumentação semi-acústica, exatamente para realçar o caráter típico de um Folk-Rock com forte características sessentistas com a qual tal canção se insinuava por natureza. Falo a respeito da música: "Desprogramação".

Sobre a execução ser feita com a inserção de cordas acústicas no show, a ideia foi lançada pelo Laert Sarrumor em ensaio prévio e evidentemente que foi uma boa ideia para trazer tal bom elemento ao espetáculo e assim garantir um momento de respiro em meio a eletricidade Rocker das demais músicas e também pela canção em si, evidentemente, ao se pensar na fidedignidade da sua origem como uma canção de forte apelo Folk-Rock.

Uma panorâmica da banda em ação. Boca do Céu no Teatro Jardim Sul Experience de São Paulo. 20 de setembro de 2024. Click, acervo e cortesia: Michel Camporeze Teér

No entanto, eu fiz a observação de que havia alguns pontos negativos dentro dessa prerrogativa a se observar, como por exemplo, o fato de que não tocaríamos com a operação de um técnico de PA de nossa equipe e portanto, conhecedor do nosso repertório e treinado para empreender dinâmicas na sua operação de mixagem ao vivo, condizentes com as nossas necessidades prementes. 

Outro aspecto a ser considerado, foi que não teríamos tampouco um roadie nosso nas mesmas condições de treinamento adequado para nos atender e nesse caso em específico, para que o Wilton Rentero pudesse tocar o Ukulele, tal roadie teria que entrar em cena no momento estratégico para apanhar o instrumento das mãos do Wilton, que teria poucos segundos para empunhar a guitarra e executar o seu solo regular.

Sobre o Osvaldo Vicino, por sua vez, a sua dificuldade técnica nesse quesito seria no sentido de que o seu violão de 12 cordas não continha os pinos para se usar a correia, ou seja, ele teria que tocá-lo sentado nesse instante. Dos males o menor, mas também não seria prudente se pensar em um banquinho para ele tocar, sem a presença de um roadie ou no mínimo um contra-regra bem treinado para auxiliá-lo nesse instante, antes e depois da execução dessa canção. 

E por fim, o fato de que eu, Carlinhos e Laert termos mais experiência com shows do que os companheiros, Wilton e Osvaldo, deixavam a banda sob alerta, ou seja, para uma troca de instrumentos rápida, talvez não fosse o momento ainda para usar tal artifício e assim, eu esperaria a banda adquirir mais cancha de palco para usar tal dinâmica.

Eu (Luiz Domingues) e Laert Sarrumor. Boca do Céu no Teatro Jardim Sul Experience de São Paulo. 20 de setembro de 2024. Click, acervo e cortesia: Michel Camporeze Teér

Então, a despeito de minhas ponderações, predominou a ideia de usarmos tal predisposição, mesmo sem apoio técnico ou treinamento dinâmico mais adequado para tal. O que combinamos no ensaio como solução prosaica, foi que no caso do Osvaldo, deixaríamos um banquinho colocado na coxia do teatro, mas a incumbência de guardar a guitarra e buscar o banco e se preparar com o violão ficaria sob a sua própria responsabilidade e claro, o Laert preencheria o espaço de tempo necessário para tal ajuste a conversar com o público. Já no caso do Wilton, a solução igualmente caseira foi que o Laert apanharia o Ukulele  estrategicamente no momento preciso, a possibilitar que o Wilton empunhasse a guitarra para cumprir o solo. 

Enfim, não estou a me arvorar de nada, mas na hora decisiva durante o show, nesse preciso instante, o Laert infelizmente se distraiu e quando o Wilton lhe estendeu o instrumento que deveria apanhar, ele simplesmente estava de lado e nem viu a ação. Como resultado, esses segundos preciosos foram perdidos e quando o Wilton se colocou pronto para voltar para a guitarra, o tempo dentro da música já havia passado e assim, o solo foi feito com atraso e a comprometer levemente a performance. Não foi culpa do Laert, eu sei, distrações ocorrem, no entanto, eu avisei que seria temerário usar tal recurso sem treinamento e equipe de apoio preparada para nos dar apoio.

Osvaldo Vicino e Wilton Rentero, respectivamente em cada foto. Boca do Céu no Teatro Jardim Sul Experience de São Paulo. 20 de setembro de 2024. Click, acervo e cortesia: Michel Camporeze Teér

Falha nesse detalhe da performance a parte, a execução da música foi muito boa. E agradou inteiramente a plateia. Para amenizar a nossa falta de uma melhor estrutura de apoio, afirmo que a canção soou muito bem nesse formato e dessa forma, prevaleceu a boa ideia de se usar o ukulele e o violão de 12 cordas para tal música ao vivo.

1) Desprogramação - Teatro Jardim Sul Experience de São Paulo - 20 de setembro de 2024  - Filmagem e edição: Isidoro Hofacker Junior

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/rSx8UhHXDzo 

2) "Desprogramação"  - Teatro Jardim Sul Experience de São Paulo - 20 de setembro de 2024  - Filmagem e cortesia: Marcia Oliveira

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/mh_ul2LzT-M

Continua...

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