domingo, 19 de junho de 2016

Caminhos - Por Tereza Abranches


Quero ir sem precisar voltar, pois que há tempos germina em mim o cheiro bom da terra molhada, o gosto na boca do verde sem fim, onde a alma em floresta se alimenta de musgo. 


Quero ir, seguir, leve como pássaro que deixa o ninho, como grito que se liberta, ecoa longe e me chama, e eu ouço o seu chamar a cada sol que nasce e, à noite, quando chega a lua.

Quero ir sem olhar pra trás, apenas indo, indo, absorvendo marés, o orvalho dos prados, neblinas onde eu possa me perder, oculta do mundo, mergulhando profundamente dentro de mim.


Quero me perder na relva doce e calma e brotar do chão, criatura recém criada, inundada de céu, onde o silêncio ensurdecedor reine e, na esperança de redenção, mergulhar nos confins do meu ser.

Quero ir depositando com carinho, no chão mágico da minha estrada, as lágrimas que eu nunca tive coragem de chorar, palavras que ficaram presas e eu nunca disse. 


Quero olhar frente a frente a Vida, sem medo do obscuro que vive em mim e, transmutando minhas imperfeições numa luta serena e tranquila, quero expurgar minha escuridão, partir minhas correntes e cadeias e sorrir em paz diante da minha pequenez perante o Infinito.

Quero chegar ao fundo de mim, me confrontar e, de alma nua, olhar dentro dos meus próprios olhos e lutar, de mansinho, até não restar lugar pro orgulho, pro mesquinho e pra tudo o que é negativo e que dessa batalha resulte amor, paz, fraternidade, beleza, abraço quente que consola, e que a música que preenche o Universo, preencha também a fluidez da minha alma.


Que nessa caminhada, o que há de mais sublime possa me tocar e ficar comigo, penetrar meus poros e veias, me ensinar a bondade e a tolerância, o amor que nada pede em troca e apenas se doa, simples e límpido.

Eu quero um caminho sem volta. 


Seguir em frente, deixar pra trás incompreensões, tristezas, mágoas e seguir, de peito aberto, em direção ao perdão mais impossível, à compreensão mais incompreensível, fazendo brotar amor do solo árido, áspero e completamente inatingível.


Quero me perder dentro desse caminho e ir... sem precisar voltar.





Tereza Abranches é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Escritora e artesã, desenvolve também estudos sobre literatura e espiritualidade.


Nesta crônica, nos fala sobre os caminhos que todo ser humano deve percorrer no mergulho interior de sua trajetória, buscando não só as respostas, mas sobretudo os acertos em sua trajetória.

12 comentários:

  1. Lindo Tereza! Sempre tentando, ir sem voltar...sempre em frente por mais difícil que pareça.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Jani... sempre em frente, por mais que doa.
    Obrigada pelo incentivo carinhoso de sempre.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Convite à uma linda viagem!!! Lindo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um convite e é incrível quando vivenciamos o que há de melhor em nós.
      Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  4. Com certeza, você consegue nos transportar para a beleza de nos perdermos nesse caminho sem precisar voltar! Só nos resta agradecer por mais esse momento maravilhoso que você nos proporciona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael querido, obrigada pelo carinho das suas palavras, isso é um incentivo e tanto, sempre.
      Fico sem palavras pra agradecer a você e a todos que leem e viajam comigo pelos caminhos.
      Grande beijo!

      Excluir
  5. Tem momentos magistrais. Mas o texto terminaria em "Eu quero um caminho sem volta." O que vem depois é prolixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel, amigo querido, agradeço pelo seu comentário e se você acha que o texto terminaria em: "Eu quero um caminho sem volta", que seja então, o que importa é ter tocado você, o que me deixa muito feliz!
      Beijo!

      Excluir
  6. Belíssimo Tereza! Muito obrigada por nos proporcionar essas doces linha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Lounew!
      Como sempre digo, amo tocar corações e mentes, esse é o meu principal objetivo e quando vejo que consegui, o meu coração e mente também ficam em festa!
      Paz e Luz, querido!

      Excluir
  7. Parabéns, Tereza!!! Você consegue expor em palavras, toda sua sensibilidade. Lindíssimo texto!!! Deus te abençoe!!! Obrigada!!!!! Seu espírito é leve e transparente. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, não tenho como expressar minha alegria com as suas palavras , percebo que elas vêm do fundo da sua alma.
      Obrigada pelo carinho e ternura.
      Bênçãos sobre você também e que a nossa luta pra termos um espírito leve e transparente seja diária e sem tréguas.
      Grande beijo!

      Excluir