quarta-feira, 1 de maio de 2019

Crônicas da Autobiografia - Viva a Loucura! - Por Luiz Domingues


Aconteceu no tempo de Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada, em 2011

Eu estava empolgado por participar da banda de apoio ao compositor/cantor e poeta, Ciro Pessoa, justamente após ter travado bons diálogos com ele nesse período em que precedeu a realização dos primeiros ensaios a visarem os shows e por conseguinte, ter desfeito a falsa impressão de que o Ciro, por ter sido um egresso da cena oitentista em torno da estética Pós-Punk (por ter feito parte de bandas desse setor, tais como os Titãs e o Cabine C), fosse naturalmente um adepto dos preceitos ordinários daquela estética.
 
Mas como isso não correspondera com a verdade e muito pelo contrário, Ciro mostrava-se tão entusiasmado por estéticas sessenta-setentistas, quanto eu, tal fator não só trouxe-me a sensação de alívio por não ter que enfrentar nenhum antagonismo, e dessa forma, a empolgação do que ali entre nós, haveria por predominar o conceito: "o futuro é Pink Floyd", como ele mesmo gostava de alardear como uma profecia para aludir ao resgate psicodélico. 
Não foi no primeiro, tampouco no segundo, mas exatamente no terceiro ensaio, que sentimo-nos mais seguros, individualmente com a execução das canções e o entrosamento começou a surgir na parte coletiva da banda. 
 
E foi ali que o Ciro Pessoa impressionou-me com uma performance intensa. Na verdade, já nos dois ensaios iniciais, por ser o autor das músicas e com a responsabilidade apenas para cantar e não ater-se a manipular instrumentos, ele já mostrou-nos a sua força interpretativa ao portar-se como se já fosse o show em si e eu gostara dessa postura, pois além do profissionalismo, ele demonstrou uma capacidade para mergulhar na emoção, sem receios. 

Entretanto, foi no terceiro ensaio, com a banda a tocar mais naturalmente, sem inseguranças típicas de um conglomerado formado por músicos que ainda não se conhecem com a fluidez musical o suficiente para tocar sem se olharem mutuamente para sinalizar mudanças harmônicas e ou rítmicas, que ele mergulhou ainda mais na sua interpretação e aquela loucura cênica toda de sua parte, estava a empolgar-me, exatamente por ser versada na mais pura representação da psicodelia sessentista, uma de minhas predileções em termos de escolas dentro do Rock. 
 
Pois foi bem na parte final da canção denominada: “Planos” (que aliás era uma das minhas prediletas, exatamente por ser muito parecida com aquele estilo “Space Rock” do Pink Floyd, bem naquela transição do trabalho dessa banda, da psicodelia pura para o Rock Progressivo setentista), que ele costumava declamar um monólogo improvisado, enquanto a banda executava um “looping” harmônico com quatro acordes e sob uma levada ultra divagante, quase sob o poder de um mantra. 
 
E assim, sob tais condições, o monólogo manteve uma mola mestra, porém a cada execução, ele mudava a ordem e até algumas citações inteiras, sob o poder do improviso. De fato, ele cometeu tal procedimento em diversos shows que fizemos doravante, contudo, foi naquele terceiro ensaio, que a sua inspiração chegou ao clímax, pois nunca mais ele reproduziu aquela fala com tamanha intensidade.
Ocorreu dessa forma que foi entre várias frases proferidas em tom de ode à psicodelia e ao surrealismo, que ele passou a enumerar fatos e pessoas relevantes dentro desse universo, a citar de Syd Barrett a Salvador Dali, de Magritte a Manoel de Barros, de Jimi Hendrix a André Breton e Luiz Buñuel e outros tantos, quando até o controverso Marquês de Sade, que não fora nada surrealista, tampouco psicodélico, entrou na lista por ele elencada. 
 
Mas ao empolgar-se, Ciro foi além e se a cada nome ele intensificava o seu gestual e ênfase vocal, foi quando gritou: -“Viva a Loucura!”, que atingiu o ápice e aquilo impressionou-me sobremaneira. 
Pois eu entendi perfeitamente a sintonia incrível em que entráramos, ao criarmos aquela atmosfera carregada de plena loucura, sim, mas não falo da loucura enquanto distúrbio mental e com a devida carga negativa a denotar uma anomalia em forma de doença, no entanto, a loucura pelo viés da absoluta genialidade de quem quebrara o paradigma da normalidade e nesse aspecto, a loucura como uma superação e talvez mais do que isso, uma elevação da percepção humana tão limitada. 
 
Perfeito, por muitos anos, eu persegui a oportunidade de estar inserido em um trabalho versado pela psicodelia pura e onde o elogio à loucura não fosse uma mera referência da filosofia de Erasmo de Rotterdam, mas sim uma reverência ao poder daquela energia especial que permeou os anos sessenta, enquanto vislumbre da contracultura. Portanto, foi ali naquele ensaio que eu tive a confirmação de que talvez houvesse alcançado tal oportunidade, enfim.

Tempos depois, esse trabalho não avançou como que eu esperava e assim, na prática, isso não ocorreu com grande volume e tampouco a performance do Ciro nessa canção, jamais foi tão intensa quanto naquela noite de uma terça-feira de novembro de 2011, em uma sala de ensaio localizada no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo. Pois ali, nós atingimos o píncaro da loucura, certamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário