terça-feira, 28 de abril de 2020

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 126 - Por Luiz Domingues

Após um animado ensaio realizado no dia 12 de março, fomos então para o compromisso do dia 15, a ser cumprido no estúdio V8, quando o objetivo foi gravarmos algumas músicas e um vídeoclip. 

Como eu já havia participado dessa programação anteriormente por conta de ter atuado com o simpático combo de Lincoln Baraccat, "Uncle & Friends", em setembro de 2019, nesse mesmo estúdio e sob a mesma circunstância e o nosso baterista idem, ao ter participado a bordo da banda de apoio do tecladista, Lee Recorda, em outra ocasião, eis que nós dois já sabíamos que havia uma excelência nessa produção, com o capricho do técnico da casa, Denis Gones, além do bom trabalho do film-maker, Fausto Lopes, isso sem deixar de mencionar a hospitalidade da parte de Juliana Parra, uma das proprietárias do estabelecimento, que também funcionava como um mini centro cultural e um estúdio de tatuagem. 

Bem, no ensaio de 12 de março, nós informamos aos companheiros, Nelson, Kim e Phil, sobre todas essas nuances a envolver o evento, naturalmente. E assim, finalizamos o apronto e marcamos encontro no estúdio V8, para o domingo.

Phil Rendeiro e Kim Kehl na primeira foto e Kim Kehl na segunda foto. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Estúdio V8, de São Paulo, em 15 de março de 2020. Clicks, acervo e cortesia: Dalam Junior

Uma particularidade absolutamente sui generis, não foi no entanto a primeira vez que ocorrera comigo, ou seja, uma apresentação de uma banda oficial minha em um festival coletivo ou ação similar, em que houvesse também a minha atuação com uma banda em caráter de trabalho avulso. 

Portanto, nessa mesma tarde, eu havia comprometido-me a tocar com o simpático combo de Lincoln Baraccat, fato que ocorrera em 2019, com a mesma configuração a ocorrer em uma feira realizada nas ruas da Vila Pompeia. Sobre a minha atuação com Carlinhos em favor da banda de Lincoln nesse mesmo dia, os detalhes já constam em seu capítulo em específico no tópico dos Trabalhos Avulsos. 

Eu (Luiz Domingues) e Carlinhos Machado na primeira foto. Eu (Luiz Domingues), Carlinhos Machado e Kim Kehl, na segunda foto. Nelson Ferraresso na terceira foto. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Estúdio V8, de São Paulo, em 15 de março de 2020. Clicks, acervo e cortesia: Dalam Junior 

Em nosso caso, a meta estabelecida em ensaio, foi gravarmos as músicas novas em que estávamos a trabalhar. Dessa forma, além da demo-tape caseira que havíamos recém gravado, teríamos mais uma gravação interessante, ao vivo e com ótima captura e mixagem proporcionada pelos técnicos da casa e foi exatamente o que ocorreu, conforme eu e Carlinhos já sabíamos e havíamos alertado aos companheiros.
Na primeira foto, eu (Luiz Domingues) e o baixista/agitador cultural, Dalam Junior. Na segunda foto: Eu (Luiz Domingues), Samuel Wagner (roadie da Patrulha do Espaço e Pedra), Phil Rendeiro, Dalam Junior, Kim Kehl, Nelson Ferraresso, o guitarrista/radialista, Adilson Oliveira e Carlinhos Machado. Foto 1, acervo e cortesia: Dalam Junior. Click: autor não anotado. Foto 2, acervo e cortesia: estúdio V8. Click: Fausto Lopes

Sobre o evento em si, este foi igualmente muito gratificante, pois reunimo-nos com grandes amigos e além da nossa participação e de "Uncle & Friends", houve também a emblemática apresentação de Caio Durazzo em sua performance quase em tom circense, pois a bordo da sua "Caio Durazzo One Man Band" ele tocou guitarra, bateria e cantou, tudo ao mesmo tempo e também da boa banda com teor Pop-Rock, Le Royale, com a presença de Roy Carlini, Dmitri Medeiros & Cia Ltda.

Luiz Domingues e Nelson Ferraresso na primeira foto. A seguir, Kim Kehl em detalhe de suas mãos à guitarra  ele em performance. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Estúdio V8 de São Paulo, em 15 de março de 2020. Clicks, acervo e cortesia: Lincoln Baraccat

Sobre a nossa performance, apesar de só tocarmos músicas novas e não termos ensaiado muito, creio que a atuação foi bastante satisfatória, com poucas falhas, talvez a ressaltar uma certa falta de sincronia nos backing vocals, mas a questão da monitoração em estúdio para tocar-se ao vivo foi sempre complicada, portanto, dou o devido desconto. 

No geral, creio que a sonoridade ficou maravilhosa pela circunstância de uma gravação ao vivo sob tomada única, portanto, saímos satisfeitos pela nossa performance e a parabenizar o técnico, Denis Gomes, que realmente trabalhou muito bem e sobretudo tal êxito apresentado, deu-se pelo conhecimento do seu equipamento e a possibilidade acústica da sua sala.

Trechos da preparação e apresentação. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Estúdio V8 de São Paulo. 15 de março de 2020. Filmagem: Lara Pap

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=k0rC23prqSg 

O aspecto ruim dessa ocasião, não teve nenhuma relação com o evento em si, que foi extremamente prazeroso, devo salientar. Ocorre que já há algum dias, a imprensa noticiava que a terrível pandemia que acometera a China, desde o final de dezembro de 2019, chegara à Europa e havia causado uma devastação em países como a Itália, Espanha e França, e já a alastrar-se para Portugal, Alemanha e Inglaterra. 

Pior ainda, havia a notificação de um caso já confirmado em São Paulo e dada a dramática proliferação incontrolável da doença, o sinal de alerta fora acionado e o governo estadual e também o municipal, já estava a movimentar-se para decretar uma quarentena severa em suas respectivas esferas. 

Dessa forma, já havia o alerta extraoficial para evitar-se aglomerações, mas a partir da semana posterior, a proibição seria oficializada. Enfim, foi de fato o último evento público em que participamos antes da quarentena. 

Mais flagrantes da apresentação d'Oss Kurandeiros no Estúdio V8. Respectivamente em cada foto, de cima para baixo: Kim Kehl, Carlinhos Machado, Phil Rendeiro, Nelson Ferraresso e eu (Luiz Domingues). Kim Kehl & Os Kurandeiros no Estúdio V8, de São Paulo, em 15 de março de 2020. Click, acervo e cortesia: Fausto Lopes            

Certamente que o caráter médico/sanitário gerado por uma pandemia terrível de ordem mundial, deveria ser seguido à risca e o foi, doravante. Uma pena, pois atrasou bastante os planos da banda que se revelaram nessa altura, auspiciosos, visto que havíamos fechado com um outro estúdio, o Prismathias (onde graváramos em 2018, o single: "Andando na Praia"), para gravarmos o novo álbum que planejávamos e assim, a nossa planificação fora estabelecida no sentido de promovermos mais um ou dois ensaios e marcarmos as sessões. 

Não foi o que ocorreu de imediato, pois os meses de março e abril foram vivenciados sob austera clausura, com cada um de nós a permanecermos em nossas respectivas residências, a resguardar-nos. 

Paciência, foi melhor adiarmos os nossos planos de gravação do que expormo-nos a uma doença terrível que, fato concreto, marcou na história por conter um grau de letalidade sob alta proporção. 

Em suma, foi a hora de cada Kurandeiro parar, literalmente, para cuidar de sua própria saúde.

A banda a posar para uma foto, após a gravação. Da esquerda para a direita: Carlinhos Machado, eu (Luiz Domingues), Kim Kehl, Nelson Ferraresso e Phil Rendeiro. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Estúdio V8, de São Paulo, em 15 de março de 2020.Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap

Introdução/abertura Monumental. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Estúdio V8, de São Paulo, em 15 de março de 2020. Filmagem: Lara Pap

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=k5ojT9iUpKg

"Só o Terror". Kim Kehl & Os Kurandeiros no Estúdio V8, de São Paulo, em 15 de março de 2020. Filmagem: Lara Pap

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=H4RXFA-4MXs

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário