quarta-feira, 8 de abril de 2020

Já Agradeceu hoje ? - Por Telma Jábali Barretto

De onde me lê agora? Do seu celular? Com ar condicionado ligado? Ventilador? Nenhum deles porque está fresquinho? Agradeceu ao ar porque está do jeito que apraz...respirando e bem? Consegue, hoje, valorizar todas essas coisas dando e elas nova importância? Pois é? Vamos pôr algumas coisas, circunstâncias em seus devidos graus de importância... E sim! às vezes a Vida precisa maximizar acontecimentos para que possamos olhar e reverenciar facilidades que perdemos a noção de uma infinita cadeia de conhecimentos e pessoas que, das mais diversas maneiras servem ao nosso conforto, bem-estar... Da comida à mesa e por mais de uma vez no dia?...o teto, a água da torneira e chuveiro chegando limpinhas? Saiu a caça e esperou a chuva ( e que bom se ela veio na medida desejada!...) Já parou para imaginar quantas pessoas com aprendizados diversos, os quais nunca tenham nos interessado, atendem e estão atrás, sub-reptícia contribuição, tornando possível fáceis acessos onde, redes e tramas muitas estão conectadas a tantão de gente que, quase sempre, impunemente e sem critério ou gratidão, usufruímos. Falamos bastante, atualmente, da interconexão que nos mantém próximos, mesmo fisicamente distantes, e outra proporções adquiriu para critérios modernos...mas, anterior a essa, do agora reconhecida e aplaudida, da qual nos servimos desde para trabalhar e até matar saudades de quem está longe. Essa malha de serviços com tantas e mais outras que no anterior aos fatos dão manutenção a existência com a cara que hoje conhecemos, vemos que somos desde sempre interligados... só atropelamos a essa noção com a forma de ser até então... E, diríamos, se só mesmo isso pudermos mudar, e estamos seguros que muito mais que isso aprenderemos e mudaremos nesse momento, mas, se sendo só isso mesmo, aprendermos e apreendermos, já será um ótimo começo! 
Embora sejamos parte de um Corpo Cósmico, células dele mesmo, ainda não participamos disso ‘com ciência’, devida noção, realmente sentindo porque, ainda, estamos submersos na ignorância da separatividade, mais absortos na dualidade e ter no outro espelho que nos inspire, por entender ali mais harmônico que nós próprios ou...não repetir aquilo que, também, no outro questione, inevitável que produza crescimento... a base da empatia fica, assim, percebida e estado de cuidado, cautela distintos serão norteadores das relações a partir daí. Alteridade! 
Um estado de gratidão às mais mínimas tarefas por aqueles que as cumprem, proporcionadora daquilo que até aqui conquistamos, até aqui temos, e se a amplitude de visão expandir, alcançando quantas infinitas passagens humanas foram necessárias para trazer ao, ainda e também, até aqui adquirimos evolutivamente, olhando e reconhecendo de quantas maneiras fomos servidos do denso, desde o físico, planeta, DNA (honrando-o!!!) ao que soubermos dar uso com as infinitas participações, trazendo aquilo que conseguimos frutificar e servir, como viemos passando pelas mais impactantes e doloridas pessoas, situações, trocando, absorvendo e doando, nas tantas oportunidades que contracenamos nesse gigantesco teatro da Vida... 
E, se, indo ao mais sutil, quem sabe começar a vislumbrar a Força Maior, também anterior e subjacente, ao cenário e aos personagens que fizemos, fazemos, nesse jogo da existência manifestada que é a Raiz, Cerne, centro e eixo, de tudo que, IDEM, IDEM, IDEM!!!...permanece perene, eterna, não visível aos olhos, num contínuo descortinar-Se àqueles buscadores Si, que vem apurando sentidos numa necessidade premente, fome, de dar sentido á própria existência. A estes, com alertas aguçados, aprendizes comprometidos, qualquer aragem alimenta, ilumina, irradia... já vivendo que estão, no Eterno, REVERENTES E GRATOS!


Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também é uma experiente astróloga, consultora para a harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Nesta reflexão, a nossa colaboradora fala sobre a importância da gratidão em nossa vida.

9 comentários:

  1. Tenho gratidão por meus pais por estar neste plano físico e á Deus, Jesus por tudo que conquistei fisicamente e espiritualmente!Parabéns à Telma Jábali Barretto por esta excepcional reflexão, primordial a importância da gratidão em nossa vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Claudiomir...primordial esse estado de reconhecimento ao que recebemos, da oportunidade da vida até do que dela aprendemos, usufruímos e...esperamos, servimos!
      Gratidão por sua contribuição!

      Excluir
  2. SE ENTREGUE E CONFIE....ELES SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO...OM NAMO NARAYANAYA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entregar e confiar no Regente Planetário, Sri Bhagavan Narayana, é começo e fim. No durante por toda essa existência, anteriores e posteriores, de quantos ELES que, sempre sabem o que estão fazendo sim! servindo-Se de mil instrumentos, companheiros de nossas jornadas muitas, para percebermos Suas Presenças atuando em nós e fora de nós.... A esses, muitos coadjuvantes da trajetória humana, no cotidiano das vidinhas de cada um de nós, sermos gratos denota humildade e reconhecimento dessas participações enriquecedoras, entendendo que os Grandes Seres, certo que não precisam dela e amando incondicionalmente e por AMOR, compaixão a todos nós, seguirão perenes Seu Trabalho e misericórdia inspirando aos muitos movimentos que acontecem na evolução da humanidade.
      Deixamos aqui nossa gratidão, nesse agora, ao Luiz que disponibilizou esse espaço, a vc pelo tempo da leitura e, ainda,comentário _/!\_ _/!\_ _/!\_ mantendo a segurança que Eles estão percebendo, sentindo e vendo nossos corações... mas, se não verbalizo e demonstro a vc e ao Luiz, talvez não percebam com a mesma facilidade d'Eles.
      Valeu pela reflexão provocada!!!

      Excluir
  3. Tenho gratidão por existir pessoas que procuram melhorar a si mesmas todos os dias e a insistir em falar sempre de luz e bondade, num mundo como este, tão descrente da retidão e onde os interesses, em sua grande maioria, se baseiam no princípio do prazer. E onde se falar em Deus é ser visto com desconfiança e se falar no amor é tido como tolice.
    Por isso, Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente, em número crescente, viemos progredindo em falas mais alinhadas a um olhar mais amplo inspirando a melhoria da condição humana...misturada a imediatismo, liberdade de muitas e novas, também, conquistadas formas de conviver...e, sendo tudo recente, ainda estamos aprendendo com os processos, tateando e ...parece que só as experiências dos resultados, como sempre e idem, trarão o amadurecimento necessário para o bem dosar tanta facilidade de expressão, libertando quem sabe?!...tantos e muitos corações generosos a com mais desenvoltura expressarem suas posições idealistas e inspiradoras!
      Muito obrigada pela participação!

      Excluir
  4. Olá Telma e leitores do blog! Fico sempre muito grata pela leitura dos textos aqui publicados, que muito contribuem para refletir e mudar atitudes e ideias! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nome do Blog, agradeço pela sua visita e comentário elogioso.

      Sobre a sua colocação, creio que é intenção deliberada da colunista, Telma, provocar a reflexão profunda que motive mudanças internas intensas e que repercutam igualmente no aspecto externo, para modificar a vida cotidiana.

      Visite sempre o Blog!

      Luiz Domingues

      Excluir
    2. Valeu Regiane pelo seu incentivador comentário...
      Como disse o Luiz, ficamos especialmente felizes quando podemos tocar e estimular questionamentos!
      Gratidão e na mas tê!

      Excluir