quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Humildade... - Por Telma Jábali Barretto


O oposto a esse estado simples e desapegado, não por isso algo fácil de ser exercido, pensamos deva ser arrogância, talvez e até, vaidade... Não seria a dificuldade de absorver e aprender uma, talvez?!...falta de humildade, quando não caracterizada, claro!!! alguma específica e muito evidente limitação constatável?!... que, quando e quem, então, respeitaríamos e/ou aceitaríamos?! definir ou arbitrar sobre... 

Tema delicado o que propomos sob a perspectiva que pensamos abordar, saindo da premissa que quem são as autoridades que com a tal “humildade” acataríamos, acataremos... Vê-se que circunstâncias muitas tangenciam esse processo?!...e, atualmente, mídias múltiplas disponibilizadas com facilidade (ótimo para testarem nosso critério...) autorizam nosso protagonismo e de tantos mais que perguntamos: como temos exercido e com que discernimento praticado essa possibilidade, liberdade, engrossando fileiras de correntes tantas de formas de pensamento ou e, também, facilmente manipuláveis...?!... 
Tempos de clareza de conceitos instigam a um “orai e vigiai” desde o contexto mais simples, pleno, das próprias palavras contidas aí até as mais subjetivas entrelinhas e percepções são bastante bem-vindas, cada vez mais trabalhando numa atenta e apurada humildade para abraçarmos a natureza mais interna, genuína e essencial para respeitarmos nosso e mais íntimo cerne primordial e, sendo assim, nos debruçarmos, sem alegorias ou alardes, ao que nos guie com a inteireza que não se arvora ao buscar públicos...mas...tão somente se rende àqueles com os quais por similaridade de sintonia e vibratoriedade possam permitir estar confortáveis, entregues, inspirados e inspiradores, não mais por carências de encontrar bandeiras que acolham e abriguem a fragilidade infantil de quem, por ter pouca afinidade, confiança com a verdade pessoal e por pura inércia segue...seguindo...em fluxos alheios, ditados e seguros, conhecidos, não se aventurando em vicinais que só os bandeirantes sabem trilhar. Ser único é um desafio por demais ameaçador...!!!...tanto para nossa humildade como arrogância e, parece ser caminho e via, igualmente, que a maturidade da alma tem a oferecer... o dharma! Cumpra-se!!!


Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga, consultora para harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Nesta reflexão, ela nos fala sobre o tema da humildade.

2 comentários:

  1. Muito esclarecedor e inspirador! Parabéns, Telma!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grata que assim tenha sido menina...
      Valeu pela sua leitura e retorno... Essas reflexões qdo e se inspiradoras, no fluxo de ir e vir, abrem e oxigenam conceitos arraigados que carregamos, muitas vezes, sem percebamos.
      Valeu!!!

      Excluir