sexta-feira, 8 de abril de 2022

Pessoas... - Por Telma Jábali Barretto

Cada um de nós abriga um universo de conteúdos, informações e experiências com nossas novelas, trajetórias carregadas dos caminhos trilhados. Somos livros ambulantes, bem vivos, recheados das dores transpostas, desafios com vitórias e derrotas envolvidos das muitas emoções, aprendizados que vêm vestidos de conquistas enaltecidas antes, assim, e perdas reconhecidas só depois, às vezes bem depois, como os verdadeiros ganhos... Jogo natural da Vida! ... ... por essas percepções acumuladas no andar, sentir, trocas de lugares marcados e motivações novas que antes incomuns, em meio a revelações e quebras vamos escrevendo, parágrafo a parágrafo, saídos alguns numa rapidez da luz, reveladores e outros arrastados, lentos, lerdos e concisos. 

Algo de nós surge do nada... quase que brota espontâneo e causando, em meio a lentas e investidas mortes necessárias, sabidas e autenticadas como necessárias, marcadas pela falta de coragem de mais um luto que, mais adiante, reconheceremos como o fecho para abertura advinda que, então, trazem o florescer, possibilidades que tais cinzas propiciaram os tais humus, ricos dos adubos para aquela abertura não vislumbrada, nem desejada e tão bem-vinda quando nascida. 

E... por essas sequências, vividas e vívidas para todos nós, talvez devêssemos ser mais confiantes nas cartas, propostas trazidas por essa mágica experiência do aqui estar, fluindo mais e naturalmente que, muitas vezes, em esforços homéricos, tudo fazemos para resistir, segurar e prender aquilo conhecido nesse agora numa apreensão, medo, muitas vezes e novamente, insanos, imaginando, elucubrando que o desconhecido a convidar signifique sempre perda, desconforto e alguma dor... numa continuada e alimentada expectativa pessimista. 

Embora em meio a discursos de fé, confiança e até positivismos que margeiam do surreal inocente/romântico ao acreditar motivador saudável, constatamos quão abastecidos por bases ainda bem pouco racionais e bem mais primitivas seguimos, muito e muitos na espreita, ameaçados por qualquer sinal, cheiro e som diferente similares aos que usávamos na condição instintiva e animal, mesmo equipados que estamos hoje de maquininhas, atualmente, super mágicas e ágeis a enfumaçar, iluminar ou ofuscar seguida e perseverante, por todas as vias ao nosso redor num acompanhar e combinar com enredos interiores de nossa própria bagagem de histórias que enlevam, somam, apavoram, amedrontam, incitam do melhor ao mais sofrido, pulsando em nossas almas criando as mais diversas sintonias, frequências, melodias das mais harmoniosas às mais dissonantes. 

Quanto cada contato pode desvendar em nós e no outro... Tão fundamental, mais que sempre e antes, estar atento ao que reverberamos, onde mais responsabilidade de nos é esperada com a notas, pitacos e intersecções que façamos para que novelos pessoais promovam enlaçar de beleza no enriquecimento do todo que somos parte! Assim possamos, assim sejamos, assim seja, AMÉM! Sonoro e reverente NA MAS TÊ!

Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga, consultora para a harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga.

4 comentários:

  1. Boa tarde!Excelente reflexão,concordo plenamente com você "Somos livros ambulantes, bem vivos, recheados das dores transpostas, desafios com vitórias e derrotas envolvidos das muitas emoções, aprendizados que vêm vestidos de conquistas enaltecidas antes, assim, e perdas reconhecidas só depois, às vezes bem depois, como os verdadeiros ganhos... Jogo natural da Vida"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo Claudiomir?!... Por isso reverenciamos a cada contato, a cada bem-vindo livro que temos a oportunidade de conhecer.
      Grata por sua leitura e comentário e... reverente NA MAS TÊ!

      Excluir
  2. Excelente texto, Telma. NAMASTÊ, como é importante reverenciar cada pessoa com sua história, dores e amores... Mas, tenho comigo que tudo vem para nos ajudar e sempre é o MELHOR, basta ter coragem para enfrentar e aceitar !gde abs Mariangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo retorno Mari e sim! mesmo desafiados, sempre saímos ganhando experiência e aprendizado.
      Agradeço a compreensão pela demora nesse retorno_/!\_

      Excluir