domingo, 15 de maio de 2022

Autobiografia na Música - Boca do Céu - Capítulo 75 - Por Luiz Domingues

Bem, assim que o ano de 2022, entrou, nós voltamos a nos organizar para enfim acelerarmos o trabalho para fecharmos o corpo inicial das seis primeiras músicas resgatadas. Claro, a agenda de início de ano a conter viagens familiares e afins, contribuiu um pouco para a postergação inevitável.

E mais um problema ocorreu, quando enfim marcamos ensaio apenas com o trio de cordas, como uma preparação para posteriormente ensaiarmos novamente com o baterista Nelson Laranjeira. Aconteceu que marcamos data no estúdio Armazém do bairro do Tatuapé, mas na antevéspera desse encontro, eu (Luiz Domingues), fui procurado pelo dono do estúdio, o simpático jovem Henrique Polak, a dar conta de que um funcionário seu (este rapaz chamado, Sérgio), havia testado positivo para a Covid e assim, ele também se colocara em quarentena e fecharia o estúdio por segurança.

Osvaldo Vicino e Wil Rentero a estudar o solo em duo que prepararam na introdução da música: "Mina de Escola". Ensaio do Boca do Céu no estúdio Lumen, localizado no bairro da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo em 30 de janeiro de 2022. Click e acervo: Luiz Domingues

Dessa forma, marcamos o apontamento para estúdio Lumen da Vila Mariana e assim, em 30 de janeiro de 2022, preparamos filmagens para estudo interno das músicas: "Mina de Escola" e "Diva", além de repassarmos as quatro anteriores ("Serena", "E o que Resta é a Canção", "Centro de Loucos" e "O Mundo de Hoje"), que havíamos passado e filmado com o baterista, Nelson Laranjeira, no último ensaio realizado em dezembro de 2021.

Wilton Rentero e Osvaldo Vicino, no início dos trabalhos do dia 6 de fevereiro de 2022, no mesmo estúdio Lumen. Ensaio do Boca do Céu no estúdio Lumen da Vila Mariana em São Paulo. 6 de fevereiro de 2022. Click e arquivo: Luiz Domingues 

E lá fomos então no domingo seguinte, dia 6 de fevereiro de 2022, de novo no estúdio Lumen da Vila Mariana, para filmarmos as duas músicas que faltaram e passar de novo as quatro anteriores, com o baterista, Nelson Laranjeira.

O baterista, Nelson Laranjeira, que gentilmente veio nos auxiliar no projeto de resgate das músicas do Boca do Céu. Ensaio do Boca do Céu no estúdio Lumen da Vila Mariana em São Paulo. 6 de fevereiro de 2022. Click e arquivo: Luiz Domingues

De fato, foi um bom ensaio com a filmagem das duas músicas que faltavam e novas versões filmadas das quatro canções que ele, Nelson, já havia filmado conosco anteriormente. E assim, nos colocamos prontos para enfim marcarmos a realização de um ensaio gravado com um melhor apuro de áudio e assim obtermos um material com um padrão superior de qualidade sonora para mostrarmos ao Laert e demarcar dessa forma, a introdução direta dele nos esforços doravante, ao lhe dar a chance para opinar nos arranjos finais, principalmente a burilar melhor as melodias e reescrever letras.

No entanto, o ensaio marcado para o dia 13 de fevereiro no estúdio Mecanix do bairro da Vila Sonia, na zona sudoeste de São Paulo, teve que ser desmarcado por conta da Covid e desta feita, não foi um funcionário do estabelecimento que testara positivo, como ocorrera no estúdio Armazém do Tatuapé, em janeiro, porém, com um partícipe do nosso esforço, no caso, o baterista, Nelson Laranjeira, que se sentira mal e ao buscar ajuda médica, testara positivo para a doença e entrara no resguardo sanitário.

Recebemos a informação posterior de que ele estava bem, já a se recuperar e que em breve testaria novamente, quando muito provavelmente sairia da quarentena, com a testagem a sinalizar negativo para a doença. Mas aí veio o carnaval e mesmo que essa festa estivesse esvaziada por causa do seu cancelamento parcial no tocante aos festejos oficiais em si por ordem governamental, resolvemos postergar tal produção e assim, ficou acertado que proveríamos tal filmagem e gravação para o dia 6 de março.

Wilton Rentero a se preparar para o início do ensaio. Ensaio do Boca do Céu no estúdio Lumen da Vila Mariana em São Paulo. 6 de fevereiro de 2022. Click e acervo: Luiz Domingues

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário