quarta-feira, 10 de maio de 2023

Autobiografia na Música - Boca do Céu - Capítulo 93 - Por Luiz Domingues

Da esquerda para a direita: Osvaldo Vicino, Wilton Rentero e o nosso convidado, Carlinhos Machado, na bateria. Ensaio do Boca do Céu no estúdio Red Star de São Paulo. 23 de abril de 2023. Click e acervo: Luiz Domingues 

Foi então que nós demos mais um passo concreto ao marcarmos um ensaio com o baterista convidado, Carlinhos Machado, meu velho amigo d'Os Kurandeiros. Com o objetivo dele conhecer a música e se ambientar para criar a sua linha de bateria, tal apontamento ocorreu no dia 23 de abril de 2023, em um estúdio localizado no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.  

E não poderia ter sido melhor esse primeiro contato do nosso  convidado com a canção, pois o Carlinhos já havia se preparado previamente, mediante um vídeo de ensaio residencial perpetrado pelo trio de cordas anteriormente e que eu mesmo havia enviado para ele conhecer a canção. 

Carlinhos Machado, meu querido amigo d'Os Kurandeiros veio nos auxiliar nessa missão do resgate. Ensaio do Boca do Céu no estúdio Red Star de São Paulo. 23 de abril de 2023. Click e acervo: Luiz Domingues

Dessa forma, já com esse conhecimento prévio, foi fácil para ele já sair tocando conosco e melhor ainda, já a criar a sua linha de bateria com bastante desenvoltura, a acrescentar sutilezas muito interessantes no seu arranjo pessoal, viradas bem bacanas e dinâmicas condizentes com o espírito da canção.

Satisfeitos com esse ótimo desempenho da parte do nosso convidado, passamos a música algumas vezes com bastante tranquilidade e filmamos três tomadas da canção através de diversos telefones celulares. 

Uma tomada da música: "1969" em ensaio realizado no dia 23 de abril de 2023. Boca do Céu no Estúdio Red Star de São Paulo. Filmagem e acervo de Wilton Rentero.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=u-v8FltlX88

Sob as bênçãos de Janis Joplin, da esquerda para a direita: Osvaldo Vicino, eu (Luiz Domingues), Wilton Rentero e Carlinhos Machado, nosso convidado especial. Ensaio do Boca do Céu no estúdio Red Star de São Paulo. 23 de abril de 2023. Acervo e cortesia: Wilton Rentero. Click: funcionária do estúdio

Felizes por tal resultado prático inicial tão bom, já tínhamos um novo ensaio marcado com antecedência, para o dia 7 de maio, desta feita com a presença do Laert e quem sabe de alguns outros convidados.

Antes disso, porém, após assistirmos os vídeos produzidos no dia 23 de abril, percebemos que talvez a música soasse melhor se estivesse um ponto atrás no beat. Havíamos testado o bpm 61, mas pairou no ar a possibilidade de testarmos o padrão 60 para o próximo ensaio.

Mais uma tomada da música "1969" em ensaio realizado no dia 23 de abril de 2023. Boca do Céu no estúdio Red Star de São Paulo. Filmagem e cortesia: Osvaldo Vicino

Eis o link para ver no YouTube: 

https://www.youtube.com/watch?v=up9_9rPScvQ

E também no decorrer dos dias posteriores, eu mesmo travei contato com os outros convidados para atualizar informações com todos e assim, avançamos sobre essa preparação prévia da participação deles como contribuintes dessa produção do Boca do Céu.

Da esquerda para a direita: o nosso convidado, Carlinhos Machado, Wilton Rentero, Luiz Domingues e Osvaldo Vicino. Ensaio do Boca do Céu no estúdio Red Star de São Paulo. 23 de abril de 2023. Acervo e cortesia: Wilton Rentero. Click: funcionária do estúdio 

Com bastante tempo para focarmos em uma única música, eu penso que foi a melhor solução possível para fazermos o projeto ganhar um impulso extraordinário, a garantir imediatismo, empolgação e certamente a promover um choque de energia para que o resgate completo ganhasse enfim uma perspectiva concreta.

Sob a minha perspectiva pessoal, eu posso dizer que estive muito feliz nesses dias por enxergar enfim um passo adiante para o projeto.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário