Neste meu segundo Blog, convido amigos para escrever; publico material alternativo de minha autoria, e não publicado em meu Blog 1, além de estar a publicar sob um formato em micro capítulos, o texto de minha autobiografia na música, inclusive com atualizações que não constam no livro oficial. E também anuncio as minhas atividades musicais mais recentes.
Conforme me fora notificado anteriormente, eis que um novo espetáculo ficou marcado para o Golpe de Estado, a se configurar como mais uma homenagem ao seu saudoso baixista, Nelson Brito, meu amigo de muitas décadas. E este com a mesma configuração anterior em relação ao espetáculo no qual eu havia participado, ou seja, a contar com a presença de cinco baixistas convidados, eu incluso, para suprir a ausência do nosso querido amigo que partira.
Eu já havia sinalizado ao Marcello Schevano que aceitaria participar novamente e de fato, assim que ele me confirmou a data, eu reiterei a minha predisposição para estar junto a banda e seus outros convidados, todos eles amigos do Nelson e meus igualmente, portanto, mais uma vez haveria de ser uma bela homenagem.
Marcado para ser realizado na unidade do Sesc Paulista, localizado na avenida homônima, a única diferença em relação ao show anterior foi a inclusão de mais uma música para cada convidado, ou seja, a caracterizar um espetáculo com vinte músicas do repertório da banda, a representar todos os seus discos.
No meu caso, foi acrescentada a canção: "Forçando a Barra", peça de seu segundo disco, o LP homônimo, lançado em 1988.
Um ensaio foi marcado para ocorrer nas dependências do estúdio Orra Meu, em 14 de outubro de 2024, uma segunda-feira e com a possibilidade de haver um segundo ensaio na quarta-feira, dia 16.
Novamente reunido com os amigos na área livre de convivência do estúdio Orra Meu para preparar o show tributo a Nelson Brito. Da esquerda para a direita: João Luiz, Marcello Schevano, Fabio Cezzar, Ricardo Schevano, Daniel Kid, eu (Luiz Domingues), Pepe Bueno e Roby Pontes. Estúdio Orra Meu de São Paulo. 14 de outubro de 2024. Acervo e cortesia: Marcello Schevano. Click: Letícia Helena
Na parte musical, a banda estava afiada como sempre e todos os convidados haviam feito bem a "lição de casa", portanto, o ensaio se provou eficaz. Tanto que o segundo ensaio foi mantido, mas quem se sentiu seguro logo no primeiro, nem compareceu ao segundo, o que foi o meu caso. Não fiquei sabendo a posteriori, mas creio que esse segundo apontamento foi cancelado, com a sensação de que não seria necessário.
O meu único receio foi poder me controlar melhor, haja visto que no show anterior eu senti a carga emocional pela perda do amigo e me desconcentrei durante o show e principalmente no camarim após a minha saída de cena, quando me senti abalado pela lembrança do dia triste que tive ao lado da esposa do Nelson no dia em que fui visitá-lo no hospital, pois foi justamente no momento no qual cheguei ao quarto, ele estava a ter uma crise e só me restou tentar consolar a sua esposa no pior momento possível. Tal recordação se aflorou assim que avistei a presença dela na plateia durante esse show anterior e ali eu mergulhei em um caldeirão de emoções fortes, por estar a atuar no calor do espetáculo, a ocupar a vaga dele, a tocar as suas músicas, mediante as suas linhas de baixo e a ter consciência do quanto ele amava a sua banda, suas canções e assim, para potencializar ainda mais o apelo emocional, com a sua foto gigante no painel de fundo, a esposa ali e mirar-me e a tocar as suas canções, não foi fácil me controlar. Paciência, sou humano também.
Na mesma intenção da foto anterior. Ensaio do Golpe de Estado e seus convidados. Estúdio Orra Meu de São Paulo. 14 de outubro de 2024. Acervo e cortesia: Marcello Schevano. Click: Letícia Helena
Bem, a julgar pelo ensaio, quando nos reunimos novamente, claro que falamos muito do Nelson, cada qual a expressar as suas muitas lembranças. Lamentamos novamente a sua ausência, mas tudo se atenuou com as lembranças boas que todos evocaram. Portanto, conformado exatamente ninguém ali estava, porém, falar sobre os bons momentos que cultivamos da amizade para com ele, nos deu alento.
E particularmente eu me senti mais forte. Tive a certeza de que nesse segundo show eu não haveria de me desestabilizar tanto, sem perder a concentração e a não gerar uma energia ruim. Se existir de fato uma espécie de "vida após a morte física", nessa dimensão na qual o Nelson foi habitar doravante, ele recebeu a nossa energia boa ali a falarmos coisas boas sobre ele e no show, com toda a carga explosiva do som produzido pela banda que ele tanto amou, através das músicas que criou, a massa energética haveria de ser ainda maior.
Uma ideia surgiu, a proporcionar que cada baixista convidado escrevesse um texto a ser repercutido nas redes sociais, a dar conta de como cada um conheceu e forjou amizade com o Nelson. Tais depoimentos ficaram emocionantes da parte de todos os baixistas convidados e exatamente o texto que eu preparei, o transcrevo abaixo:
"Foi na metade de janeiro de 1983, que a minha banda na ocasião, A Chave do Sol, conseguiu dar o seu primeiro passo um pouco maior, haja vista que vínhamos desde setembro de 1982 a trilhar a dura labuta da típica banda iniciante, ou seja, a nos apresentarmos em casas noturnas obscuras, festivais underground & afins.
Isso ocorreu quando um "olheiro" de uma casa de maior porte nos viu a atuar em uma bar da Alameda Santos e nos convidou a assinarmos um contrato para uma temporada no então badalado, "Victoria Pub", a viver os seus dias de auge e a se constituir na prática de uma casa da jovem burguesia paulistana, embora a programação fosse Rocker na essência.
A nossa missão foi nobre: abrir toda terça e quinta os shows do Tutti-Frutti de Luiz Carlini, Simbas & Cia., ou seja uma formação espetacular dessa famosa banda. Dividiríamos a missão com outra banda que já tinha uma história pregressa no campo da música autoral a remontar aos anos setenta, mas que nessa fase, se dedicava às releituras de clássicos do Rock internacional dos anos 1960 e 1970, chamada como: "Fickle Pickle", cujo vocalista era um ex-co-autor de músicas do Casa das Máquinas, apelidado como "Catalau" e que eu conhecia desde 1980, época na qual ele quase entrou como componente de uma banda cover pela qual eu atuava, chamada: "Terra no Asfalto".
Os outros componentes eu não conhecia até então, mas vim a saber que o guitarrista, Raul Müller, era ex-membro do lendário "Lírio de Vidro" de Kim Kehl, banda que surgira no final da década de setenta. E a super "cozinha" da banda era constituída por Nelson Brito e Paulo Zinner, ambos com o Fickle Pickle desde 1977, ainda com André Christovam na guitarra e posteriormente, Chris Skepis.
Em suma, eu conheci o Nelson ali nos labirínticos corredores do Victoria Pub e fiquei muito sensibilizado pela sua generosidade, pois mesmo sem me conhecer, ele ofereceu-me o seu amplificador para que eu o usasse nos quatorze shows que A Chave do Sol ali realizou.
Jamais me esqueci desse gesto solidário da parte dele e dali em diante, ficamos amigos e solidários um com o outro por anos a fio.
E como eu gostava de vê-lo a atuar, assistindo da coxia do Victoria Pub e vibrando com a execução perfeita que ele interpretava das linhas de baixo de John Entwistle, Paul McCartney e Bill Wyman entre outros ídolos nossos do Rock da década de 1960, com aquela volúpia Rocker avassaladora, bem no espírito dessa cena que amávamos.
Veio a posteriori o Golpe de Estado e a sua consagração pessoal como artista contundente e famoso no meio Rocker brasileiro. A minha carreira foi diferente em comparação à que ele construiu com uma banda apenas, porém, e não por coincidência mas por afinidade, todas as bandas pelas quais eu atuei doravante, interagiram fortemente com o Golpe de Estado, portanto, foram inúmeras as histórias construídas conjuntamente pelos bastidores de shows, ambientes de rádio, TV e redações de jornais que visitamos para falar sobre shows, discos sendo lançados e outras ações promocionais, além da colaboração direta, um com o outro nas produções de estúdio, quando gravamos discos com as nossas respectivas bandas e sem contar com as "canjas" nos shows, um na banda do outro.
Até que um dia ele partiu para viver em uma outra dimensão. O que isso mudou na nossa amizade? Nada, pois continuamos a ser amigos e um dia eu irei viver nessa outra dimensão, também, e lá, continuaremos a cultivar a nossa amizade a celebrarmos juntos o som do The Who, Beatles e Rolling Stones e conversarmos animadamente sobre as peripécias do Dr. Smith, Robot & Will Robinson, entre tantas coisas que gostamos e somente quem viveu os anos sessenta sabe do que estou a falar".
Bem, o dia do show chegou e lá fui eu imbuído de produzir mais essa boa energia junto aos colegas para que o Nelson a recebesse, fosse lá onde estivesse.
Wilton Rentero e Carlinhos Machado presentes na sala de recepção do estúdio, prontos para acompanhar a quinta sessão que trouxe a participação de dois músicos convidados. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 5ª sessão. 29 de julho de 2024. Click e acervo: Luiz Domingues
A quinta sessão foi uma das mais divertidas, pois recepcionamos dois músicos convidados para abrilhantar ainda mais a faixa "Serena". Além do Marcos Martins, amigo querido e ótimo percussionista do Língua de Trapo, nós planejamos a inserção de outros instrumentos e para tal convocamos dois ótimos músicos para sanar as nossas expectativas.
No comando da "selfie", Carlinhos Machado. Atrás, o grande Rodrigo Hid e eu (Luiz Domingues). Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo
O primeiro deles, dispensa uma grande explicação sobre a sua persona e trajetória, a se tratar do meu queridíssimo companheiro de muitas jornadas, Rodrigo Hid. Neste caso, o convocamos para gravar duas rápidas inserções do órgão Hammond e uma intervenção de Mellotron.
E a outra participação foi uma ideia de arranjo que partiu do Wilton Rentero, ao sugerir a colocação de uma flauta no trecho final, algo bem específico para ser acionado durante a segunda parte mais com feição "Prog-Rock" que aliás, fora recentemente anexada à canção.
E para cumprir tal missão, quem sugeriu a participação de um conhecido seu, foi o Osvaldo Vicino, que lembrou-se que uma amiga dele que era cantora e inclusive fazia parte juntamente com o seu marido de uma banda que costumava tocar clássicos do Rock Progressivo setentista e nesse grupo, havia um flautista.
Dito e feito, Osvaldo acionou a sua amiga e mediante tal contato estabelecido, convidou esse rapaz e ele gentilmente veio nos atender. Em princípio, esse músico nos pediu uma definição muito clara do que queríamos e dessa forma, o Wilton Rentero escreveu a parte dele na partitura, ou seja, a ideia seria em tese, seguir a linha melódica proposta pela guitarra desenhada que ele (Wilton) mesmo criou nessa parte.
Da esquerda para a direita: o flautista convidado, Arnaldo Geretch, Osvaldo Vicino, Wilton Rentero e Carlinhos Machado. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 5ª sessão. 29 de julho de 2024. Click e acervo: Luiz Domingues
Arnaldo Geretch foi o flautista que abrilhantou a nossa balada. E se a princípio a sua proposta foi de tocar somente aquilo que fora estabelecido na partitura, eis que na hora de gravar ele se soltou e ao improvisar, levou a flauta a estabelecer um voo livre na parte posterior final e nós todos gostamos de imediato do que ele criou. Dessa forma, a fugir da partitura pré-estabelecida, a sua contribuição foi muito boa.
Já sobre os teclados, o órgão Hammond atuou nas duas partes progressivas e no trecho final, ao conferir aquele toque Prog-Rock que queríamos para tais trechos.
Nas três fotos, alguns momentos da participação do amigo Rodrigo Hid a gravar o som do órgão Hammond e Mellotron para a nossa música "Serena". Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 5ª sessão. 29 de julho de 2024. Click e acervo: Luiz Domingues
Sobre o Mellotron, essa foi uma ideia que se impregnou na minha imaginação desde que começamos a trabalhar no projeto do resgate, em 2020. Para ser mais exato, em 2021, quando de fato, mesmo em meio à pandemia, começamos a ensaiar em estúdios e prepararmos corpos harmônicos e mapas, ainda que provisórios para que as músicas ganhassem esqueletos para se começar a trabalhar.
Isso porque na parte de desdobrada rítmica que cai na harmonia do tom de lá maior, eu sempre achei que tal trecho lembrava demais músicas como "Space Oditty" do David Bowie e principalmente "O Toque" de Rita Lee & Tutti-Frutti.
Sugeri isso aos colegas e eles sinalizaram que poderíamos tentar tal obtenção do timbre clássico do Mellotron ultra sessenta-setentista, mas ocorreu que nos teclados do Rodrigo, esse recurso de simulação não existia e o Danilo Gomes Santos também não o tinha entre os seus plug-ins do Pro-Tools da máquina disponível no estúdio Prismathias, simplesmente porque dentre tantos timbres de teclados clássicos, esse em especial ele não tinha e assim, nós estabelecemos uma parceria e compramos juntos o programa específico de timbres do Mellotron que foi usado e ficou magnífico ao meu ver (e também na percepção de todos, inclusive do Rodrigo que tocou e o adorou), e do Danilo que se surpreendeu como a escolha desse teclado em específico, que na sua percepção ficara excelente no contexto geral da canção.
Arnaldo Geretch, o nosso convidado que gravou flauta e Danilo Gomes Santos na preparação do microfone para captar o instrumentos. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 5ª sessão. 29 de julho de 2024. Click e acervo: Luiz Domingues
Sessão super gratificante pelo aspecto musical e pelo clima de extrema camaradagem que ali estabelecemos com os nossos convidados, essa etapa da gravação de "Serena" nos empolgou muito quando paramos para ouvir o material gravado nessa noite de uma terça-feira.
Na primeira foto, o nosso convidado especial, Arnaldo Geretch e Osvaldo Vicino. Na segunda foto, a partitura escrita por Wilton Rentero para o Arnaldo Geretch se orientar para gravar. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 5ª sessão. 29 de julho de 2024. Foto 1: Click e cortesia de Luiz Domingues. Foto 2 de Wilton Rentero
Encerrado esse trabalho final de acabamento que ficou finíssimo para a canção, houve uma 6ª sessão marcada a seguir, mais curta e para arrematar detalhes pontuais dos nossos dois guitarristas.
Essa sexta sessão veio a ocorrer bem adiante por uma dificuldade de agenda que tivemos com o estúdio, ou seja, em 9 de setembro e foi bem ligeira, apenas para se gravar pequenas partes que não haviam sido trabalhadas por falta de oportunidade em sessões anteriores que chegaram ao limite de tempo que havíamos acordado com o estúdio.
Na primeira foto, Osvaldo Vicino a preparar a sua guitarra, enquanto Wilton Rentero o auxilia. Na segunda, Danilo Gomes Santos a preparar a posição do microfone. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 6ª sessão. 9 de setembro de 2024. Clicks e acervo: Luiz Domingues
O encerramento das gravações das quatro músicas que começamos a gravar em março de 2024, dar-se-ia com a conclusão dos backing vocals das quatro peças. Para tal, contávamos com um intrincada manobra para adequar quatro agendas distintas e muito difíceis em torno do estúdio nos oferecer uma data e horário possível que fosse compatível com as concorridas agendas de Cacá Lima e Renata "Tata" Martinelli, nossos cantores convidados e assim, a agenda mais flexível seria a do Laert. Finalmente conseguimos conciliar todas as adversidades nesse sentido e a data de 12 de setembro foi marcada para encerrarmos as gravações dessas quatro canções.
No entanto e para nos animar muito mais, entramos em uma fase das mais promissoras, pois não tivemos apenas essa boa perspectiva de conclusão da gravação das quatro canções, a abrir caminho para a finalização das mesmas, com a mixagem e a masterização. Falo sobre tais fatos a seguir!
1) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 1) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/Vb1IknyizTI
2) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 2) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/K4VN21taip8
3) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 3) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/cUS3xZUKOuk
4) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 4) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/Jajpuxkbnmo
5) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 5) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Wilton Rentero
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtube.com/shorts/zqozRGcRCB8?feature=share
6) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 6) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Wilton Rentero
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtube.com/shorts/qPAbUPYcfJg?feature=share
7) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 7) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Wilton Rentero
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtube.com/shorts/Dyj8YQs1Jw
8) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 8) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Wilton Rentero
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtube.com/shorts/OpvJVvxzpuI?feature=share
9) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 9) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Wilton Rentero
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtube.com/shorts/mqERNhLscmA?feature=share
10) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 10) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Wilton Rentero
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/Q2qjI7efYh0
11) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 11) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Wilton Rentero
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtube.com/shorts/XHF467qQI-c?feature=share
12) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 12) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Wilton Rentero
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtube.com/shorts/n6dse8ieTZk?feature=share
13) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 13) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Wilton Rentero
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtube.com/shorts/IRekP92bzdQ?feature=share
14) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 14) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Wilton Rentero
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtube.com/shorts/HuvZ7HY0kI4?feature=share
15) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 15) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Wilton Rentero
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtube.com/shorts/DMa21W62Itg?feature=share
16) "Serena" - Gravação da flauta (vídeo 16) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Wilton Rentero
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtube.com/shorts/tlbQLcj40TA?feature=share
17) "Serena" - Gravação do mellotron (vídeo 1) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/2zSiZAVo23I
18) "Serena" - Gravação do mellotron (vídeo 2) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/JOcdeVfcJdw
19) "Serena" - Gravação do mellotron (vídeo 3) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/AfAj0ZmBa24
20) "Serena" - Gravação do mellotron (vídeo 4) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/CtkaNAnSnzc
21) "Serena" - Gravação do mellotron (vídeo 5) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/dFox6zupcSQ
22) "Serena" - Gravação do mellotron (vídeo 6) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/tvdavCt2fWA
23) "Serena" - Gravação do mellotron (vídeo 7) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/C8Y7ce0ZA60
24) "Serena" - Gravação do órgão Hammond (vídeo 1) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/dlnz-1VnBF4
25) "Serena" - Gravação do órgão Hammond (vídeo 2) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/EjIdsFqjXkI
26) "Serena" - Gravação do órgão Hammond (vídeo 3) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/OGNXGRQYAvw
27) "Serena" - Gravação do órgão Hammond (vídeo 4) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/m7KQvBSqvlU
28) "Serena" - Gravação do órgão Hammond (vídeo 5) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/ZgCwELSnqPc
29) "Serena" - Gravação do órgão Hammond (vídeo 6) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/P2V7tYor_LU
30) "Serena" - Gravação do órgão Hammond (vídeo 7) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/PIj1GmrW1_E
31) "Serena" - Gravação do órgão Hammond (vídeo 8) - Estúdio Prismathias de São Paulo - 5ª sessão - 29 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtu.be/VtgR7Csxjkk
Eu (Luiz Domingues) a praticar uma "selfie" perante a mesa de mixagem, pronto para dar suporte aos colegas durante a 4ª sessão de gravação da música "Serena". Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 4ª sessão. 21 de julho de 2024. Click (selfie) e acervo: Luiz Domingues
Foi em um domingo, 21 de julho de 2024, com a presença do frio bem moderado de um inverno atípico, que nos reunimos novamente no estúdio Prismathias para mais uma sessão de gravação da música "Serena". Usamos essa quarta sessão para encerrarmos as participações de guitarras e instrumentos acústicos gravados por nossos guitarristas.
Nesses termos, como sessão para arremates como se caracterizou, o que é mais notável a ser relatado foi a inclusão de uma viola caipira, aquela típica de oito cordas, e para executar um detalhe pontual em um trecho da canção, mediante o uso de slide, o que ficou bem bonito no arranjo final da peça.E além disso, Carlinhos Machado também aproveitou a sessão para gravar um singelo detalhe de percussão por ele planejado.
Na primeira foto, Wilton Rentero usa o slide na viola caipira para estabelecer a conexão entre Cascatinha & Inhanha e Robert Johnson, o sertão do Brasil e a beirada do rio Mississippi. Na segunda foto, Osvaldo a acrescentar um estratégico acorde final para a canção, mediante o uso do violão Folk. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 4ª sessão. 21 de julho de 2024. Clicks e acervo: Luiz Domingues
Sobre essa percussão, a ideia foi acrescentar um efeito de carrilhão ao final da canção, o que lhe conferiu uma atmosfera lúdica interessantíssima.
Carlinhos Machado pronto para gravar o som do carrilhão. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 4ª sessão. 21 de julho de 2024. Click e acervo: Luiz Domingues
Cumprida essa quarta sessão de forma bem rápida, planejamos usar a sessão subsequente para gravar os instrumentos pilotados pelos nossos queridos amigos, músicos convidados. Porém, por uma questão emergencial da parte de um deles, por conta da ocorrência de doença grave em família, tal agendamento não foi possível e assim, ele gravou a sua participação em seu estúdio particular e nos enviou os arquivos de sua gravação para vários instrumentos de percussão que preparou para nós e ficou muito boa a sua participação.
Ele nos enviou a sua participação no dia anterior à nossa quarta sessão, ou seja, em 20 de julho de 2024 e eu falo a respeito do percussionista do Língua de Trapo, Marcos Martins, um grande músico e pessoa de uma gentileza ímpar.
No caso, planejamos uma percussão na parte cantada em sentido onomatopaico de "Serena", quando lhe pedimos o uso de congas, timbales e cincerro para dar um clima de Rock latino a la "Santana", o que ele cumpriu com desenvoltura e ainda nos trouxe o acréscimo de outros instrumentos, tais como a pandeirola, caxixis e temple block, todos colocados juntamente no trecho que havíamos planejado a inserção da percussão e em outros trechos da música como experiência, com liberdade para usarmos ou não tais adendos extras que ele criou. Bem, ficou sensacional, deu um "molho" incrível como planejamos e as ideias extras que ele trouxe foram incorporadas em outros trechos, certamente.
1) "Serena" - sessão extra - Percussão: Marcos Martins - 20 de julho de 2024 - estúdio próprio - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/_PO3pQqHcUc
1) "Serena" - 4ª sessão - Viola caipira - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube:
https://youtu.be/ltN34isG0BY
2) "Serena" - 4ª sessão - Viola caipira (vídeo 2) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/2WbEJFhg2nY
3) "Serena" - 4ª sessão - Viola caipira (vídeo 3) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/X-3cLmMQZC0
4) "Serena" - 4ª sessão - Viola caipira (vídeo 4) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/TtGnJlMj0GI
5) "Serena" - 4ª sessão - Viola caipira (vídeo 5) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/pBFjhfpiBh4
6) "Serena" - 4ª sessão - Viola caipira (vídeo 6) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/9mJALObjVGA
7) "Serena" - 4ª sessão - Viola caipira (vídeo 7) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube:
https://youtu.be/VjiqcJqnK24
8) "Desprogramação" - Sessão extra - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/E1zHxkLYl84
9) "Desprogramação" - Sessão extra (vídeo 2) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/pCauTmksGio
10) "Serena" - 4ª sessão - Carrilhão - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/W-984GbwCAY
11) "Serena" - 4ª sessão - Carrilhão (vídeo 2 ) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/W-984GbwCAY
12) "Serena" - 4ª sessão - Violão de 12 cordas - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/hOgFiGOrKDI
13) "Serena" - 4ª sessão - Violão de 12 cordas (vídeo 2) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/swOHiSHFlVI
14) "Serena" - 4ª sessão - Violão de 12 cordas (vídeo 3) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/2ucKdlhO-Q4
15) "Serena" - 4ª sessão - Violão de 12 cordas (vídeo 4) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/UeYYc8eApQs
16) "Serena" - 4ª sessão - Violão de 12 cordas (vídeo 5) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/CANPfvIFRRc
17) "Serena" - 4ª sessão - Violão de 12 cordas (vídeo 6) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/zVa9SM5ImAk
18) "Serena" - 4ª sessão - Violão de 12 cordas (vídeo 7) - 21 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/9R4z4Sj8jeI
Carlinhos Machado levou ao estúdio o poster original contido no LP "Abraxas", do Santana, para comemorar a percussão inserida na música "Serena". Wilton Rentero fez questão de posar com tal relíquia em mãos e na parede do estúdio Prismathias, Milton Nascimento nos abençoou, igualmente. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 4ª sessão. 21 de julho de 2024. Click e acervo: Luiz Domingues
Osvaldo Vicino a gravar a sua guitarra na música "Serena". Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 3ª sessão. 18 de julho de 2024. Click e acervo: Luiz Domingues
Alguns dias depois, voltamos então às dependências do estúdio Prismathias para avançar nas gravações da balada, "Serena". Desta feita o objetivo foi começar a gravar as guitarras e foram muitos os detalhes criados por Osvaldo e Wilton, pois as bases já estavam muito preenchidas por dois violões e estava previsto nos nossos planos a inclusão do órgão Hammond e do Mellotron como apoio harmônico, ou seja, a música ficaria muito mais encorpada.
Animados com tal perspectiva, tivemos uma sessão muito produtiva, com os nossos guitarristas a aproveitar bem o tempo ali gasto e mediante a assertividade de haver tido um bom preparo mediante planejamento de cada um respectivamente para tal. Pré-produção é vital na gravação de um disco e que bacana foi ver o Boca do Céu, a nossa banda tão inexperiente em sua primeira fase vivida nos anos setenta, estar nesse segundo ponto da história a alcançar um estágio de profissionalismo ao ponto de estar a gravar um disco em estúdio com essa qualidade e apuro em pleno 2024, a caracterizar como algo tão longínquo de 1976.
Wilton Rentero a gravar as suas parte de guitarra na música "Serena". Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 3ª sessão. 18 de julho de 2024. Click e acervo: Luiz Domingues
Com a "cozinha" gravada, dois violões e nesse momento com os complementos de guitarra, incluso quatro solos de guitarra, a música ganhou ornamentos incríveis que a engrandeceu sobremaneira. E com a perspectiva de outros instrumentos que seriam acrescidos por convidados, haveria de ficar ainda mais rica do que já estava nessa fase da captura que eu citei.
E ainda nesta sessão, alguns complementos do violão folk que não haviam sido acrescidos na sessão anterior por falta de tempo hábil, foram gravados pelo Osvaldo Vicino.
Wilton Rentero em ação na primeira foto. Uma visão da mesa de mixagem na segunda foto e Osvaldo Vicino a gravar na terceira foto. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 3ª sessão. 18 de julho de 2024. Clicks e acervo: Luiz Domingues
E assim, felizes pelos resultados obtidos nessa 3ª sessão de gravação da música "Serena", a perspectiva da 4ª sessão ficou marcada para bem breve e assim, a agilidade nessa produção nos motivou também por esse aspecto.
1) "Serena" - 3ª sessão - Violão Folk - 18 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/DBnwEsF7y5o
3) "Serena" - 3ª sessão - Audição do Violão Folk - 18 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/ZHY6hy8M8ZI
4) "Serena" - 3ª sessão - Violão de 12 cordas - 18 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/24qG9INwfNs
5) "Serena" - 3ª sessão - Solo de guitarra - 18 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/OAK0wymmX7Y
6) "Serena" - 3ª sessão - Solo de guitarra (vídeo 2) - 18 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/Jzi9wLvu7hc
7) "Serena" - 3ª sessão - Solo de guitarra (vídeo 3) - 18 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/BP7m5aZJ2fw
8) "Serena" - 3ª sessão - Solo de guitarra (vídeo 4) - 18 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/fy46oLj8xmc
9) "Serena" - 3ª sessão - Contrasolo de guitarra (vídeo 5) - 18 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/dsc4xrXLImo
10) "Serena" - 3ª sessão - Contrasolo de guitarra (vídeo 6) - 18 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/ghl40fYEcHI
11) "Serena" - 3ª sessão - Contrasolo de guitarra (vídeo 7) - 18 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/zspFP6CUJqM
12) "Serena" - 3ª sessão - Contrasolo de guitarra (vídeo 8) - 18 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/GZxUlc8NSNQ
Ventos promissores sopraram para Os Kurandeiros, com a perspectiva de lançamento do disco físico a conter o novo álbum, então lançado virtualmente pelas plataformas virtuais de músicas, anúncios de execuções radiofônicas ainda em agosto e perspectiva de shows para o mês de setembro de 2024.
Os Kurandeiros no programa "Desgovernadoz" pela Mutante Rádio em 21 de agosto de 2024. Direção: Rafael López Chiocarello. Curadoria de Kike Damasceno
Recebemos a notícia de que estávamos escalados para tocar nas ondas da Mutante Rádio, através do programa "Desgovernadoz". Programa eclético de uma forma geral, porém, mais ligado na cena bem moderna do Rock, agradecemos a oportunidade, pois uma banda tão veterana em meio a uma ambientação bem jovem não era algo usual para nós e foi positivo, certamente, no sentido de sermos expostos a um tipo de público inteiramente novo.
Alguns dias depois, a Webradio Orra Meu anunciou a estreia de um programa novo em sua grade de atrações e no caso, com a proposta de ser usado na TV da emissora a exibir shows de bandas de Rock contemporâneas e na sua primeira exibição, eis que anunciou um show d'Os Kurandeiros ocorrido na casa de espetáculos, "Gillan's Inn" de São Paulo, em agosto de 2017.
Cartaz a anunciar a exibição na íntegra de um show d'Os Kurandeiros de 2017 no programa "Toca Orra Meu" em 24 de agosto de 2024. TV Orra Meu
Isso ocorreu no dia 24 de agosto de 2024, para a nossa alegria e honra, naturalmente.
Alguns dias depois e fomos avisados que a Webradio Crazy Rock nos escalara através da música: "A Galera quer Rock" para estarmos presentes no seu programa "Momento Só Brasuca" a ser exibido por tal emissora entre 31 de agosto e 6 de setembro de 2024, algo que obviamente nos entusiasmou.
Cartaz a promover o programa "Momento Só Brasuca" pela Webradio Orra Meu a anunciar a edição 304, com a participação d'Os Kurandeiros através de sete execuções entre 31 de agosto e 6 de setembro de 2024
E para coroar a onda de boas novas e vibrações, tivemos a proximidade de um show para o início de setembro, outro já marcado para a segunda quinzena e em seguida, fomos convidados para tocar em um show em homenagem à uma produtora musical muito querida pela nossa banda e que nos deixara. Neste caso, apesar da nossa alegria pelo convite, a motivação se revelara triste pois se tratou de um show com caráter de luto a uma querida amiga nossa, produtora musical mediante relevantes serviços prestados à nossa banda, e também a se revelar como uma pessoa doce que gostava muito de nós e infelizmente, nos deixara recentemente de uma forma súbita, e precoce pela idade que ela ostentava, não resta dúvida.
Dessa forma, marcamos um ensaio que foi realizado em 4 de setembro, no estúdio "Mad", do bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo e ali aparamos as arestas decorrentes de um incômodo hiato de apresentações que enfrentamos desde a nossa última aparição pública em fevereiro de 2024.
Carlinhos Machado a comandar a "selfie", e ao fundo, as presenças de: eu (Luiz Domingues), Renata "Tata" Martinelli, Lara Pap, Phill Rendeiro e encoberto, vê-se a mão e braço de Kim Kehl a mexer no celular instalado na estante de partituras. Ensaio d'Os Kurandeiros no estúdio "Mad" do bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo. 4 de setembro de 2024. Click ("selfie"), acervo e cortesia: Carlinhos Machado
Estabelecemos um ótimo preparo para o show que faríamos poucos dias depois e ainda houve tempo para filmarmos chamadas referentes aos dois shows mais próximos que faríamos logo a seguir, como peças publicitárias a ser usadas nas redes sociais da internet.
Vídeo a promover o show d'Os Kurandeiros + Cracker Blues na Casa de Cultura da Vila Guilherme em São Paulo. 7 de setembro de 2024. Arte de Kim Kehl
Eis o link para assistir no YouTube: https://youtube.com/shorts/DvHvRNc1T4k?feature=share
Um segundo vídeo a promover o show d'Os Kurandeiros + Cracker Blues na Casa de Cultura da Vila Guilherme em São Paulo. 7 de setembro de 2024. Arte de Kim Kehl
Eis o link para assistir no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=F_-arfEJbdc
Osvaldo Vicino a gravar o violão folk. Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 2ª sessão. 16 de julho de 2024. Click, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")
E assim se procedeu, pois logo após eu ter encerrado a gravação do baixo, decidimos gravar os violões, antes mesmo das guitarras e foi mais uma decisão acertada de nossa parte em termos de planejamento.
De fato, foi estudada a colocação de um violão folk e também do violão de 12 cordas e logicamente que os nossos guitarristas, Osvaldo Vicino e Wilton Rentero, pensaram bastante sobre as diferentes opções de execução dos violões, exatamente para que ambos fossem bem distinguidos entre si.
Coube ao Osvaldo gravar os dois instrumentos e ele o fez com bastante desenvoltura. Facilitou demais o trabalho dele, o fato de termos acertado sobre a nossa predisposição de termos gravado a guia antes da bateria ser gravada e não simultaneamente como teria sido o mais usual como metodologia tradicional de estúdio. Dessa forma, com a "cozinha" oficial inteiramente gravada no "beat" correto do metrônomo e a conter a guia da voz e dos outros instrumentos como referência, em suma, foi fácil para ele se ambientar e gravar muito bem.
Osvaldo Vicino a gravar o violão Folk da música "Serena". Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 2ª sessão.16 de julho de 2024. Clicks, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")
Sobre o violão de 12 cordas, a sonoridade desse instrumento encorpou a base de tal maneira que nos empolgou e mais do que isso, a soma dos dois violões, tocados com batidas diferentes, ficou rica enquanto proposta de arranjo e conferiu à canção, aquela sonoridade Folk-Rock a la Secos & Molhados que de certa forma nos valera como referência, ou seja, ficamos muito empolgados quando ouvimos a prova de estúdio com os dois violões somados ao baixo e bateria.
Osvaldo Vicino a gravar o violão de 12 cordas da música "Serena". Boca do Céu no estúdio Prismathias de São Paulo. 16 de julho de 2024. Clicks, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")
Contentes com o resultado dessa segunda sessão ao providenciarmos o baixo e dois violões para garantir a base sólida da canção, e mesmo que ainda estivesse previsto no arranjo que teríamos guitarras e apoio de teclados igualmente para compor a base harmônica da canção, o fato cabal foi que já na segunda sessão a canção nitidamente ganhara uma feição espetacular.
No entanto, além da excelência musical que tivemos, também fomos céleres, e por conta disso, ainda aproveitamos para dar início aos trabalhos a visar muitos detalhes pensados para as guitarras.
Na sala técnica a escutarmos o resultado do dia. Na primeira foto: Wilton Rentero, Osvaldo Vicino e Carlinhos Machado. Na segunda foto: Wilton Rentero, eu (Luiz Domingues) e Carlinhos Machado. Clicks, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")
1) "Serena" - 2ª sessão - Violão Folk - 16 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/DBnwEsF7y5o
2) "Serena" - 2ª sessão - Audição do Violão Folk - 16 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/ZHY6hy8M8ZI
3) "Serena" - 2ª sessão - Violão de 12 cordas - 16 de julho de 2024 - Filmagem e acervo: Luiz Domingues
Eis o vídeo para assistir no YouTube: https://youtu.be/24qG9INwfNs
Na mesma semana, conseguimos agenda para marcar a 3ª sessão e aí, seguimos a gravar bases e solos de guitarra, além de alguns contrasolos.