domingo, 16 de março de 2025

Autobiografia na música - Boca do Céu - Capítulo 158 - Por Luiz Domingues

Bem, a situação foi toda arranjada pelo Laert Sarrumor e a nossa empresária, Marcinha Oliveira, que sendo o casal, amigo do proprietário de uma charmosa livraria localizada no centro do bairro do Gonzaga, uma das praias mais famosas de Santos, eis que ambos idealizaram o evento quase nos mesmos moldes com os quais havíamos nos apresentado no Teatro Jardim Sul Experience de São Paulo, ou seja, a conter a minha tarde de autógrafos do livro "Boca do Céu" (a autobiografia de Luiz Domingues na música - Volume I), e com direito a uma apresentação musical do próprio Boca do Céu como um adendo.

A história pregressa de Laert e Marcinha com tal livreiro ultrapassava a amizade, aliás, pois por duas vezes o combo "Três do Língua", um trio alternativo de membros do Língua de Trapo acostumado a realizar apresentações "pocket" na base de dois violões e vozes, havia se apresentado no mesmo estabelecimento.

A livraria em si, apesar de bem charmosa e por ser ponto de intelectuais e artistas na cidade, tinha as suas dimensões bem reduzidas em termos de espaço físico e assim, tais apresentações musicais eram feitas costumeiramente na calçada em frente ao estabelecimento e havia inclusive uma tradição de artistas ligados ao estilo do "chorinho" ali a se apresentar todo sábado no período do final da tarde. 

Localizada bem no começo da Rua Marechal Deodoro, esquina com a Praça da Independência, o estabelecimento era super bem ambientado e tinha dessa forma a sua tradição como ponto de encontro de artistas e intelectuais naquela cidade.

Claro que sob um palco robusto, com equipamento condizente e com toda a volúpia de um show de Rock, haveria de ter sido bem mais confortável para nós, mas a apresentação "pocket", mediante o apoio de um modesto "PA" de barzinho, amplificadores cubo e sobretudo pelo fato do Carlinhos Machado ter tocado o famigerado "cajon" e alguns instrumentos de apoio na percussão, não nos constrangeu, tampouco diminuiu o nosso ânimo e também a reação muito calorosa que tivemos do povo que se aglomerou à nossa volta e assim, foi tudo muito divertido.

E sim, a minha tarde de autógrafos foi prazerosa, embora bem menos concorrida em relação à que eu realizara em São Paulo, dias antes. Mas deu tempo até de visitar algumas boas lojas de discos, daquelas bem especializadas para colecionadores e vender alguns discos d'A Chave do Sol, missão essa que foi proporcionada pelo meu amigo, o guitarrista superb, Milton Medusa, que morava ali mesmo na Praça da Independência e também era amigo do livreiro.

Aliás, Milton fora convidado pelo Laert e participou do show ao tocar conosco, as músicas: "Boing 723897" do Joelho de Porco, além de "Concheta" e "Os Metaleiros também amam" do Língua de Trapo, que foram os temas finais da apresentação. 

Vale destacar que conforme eu descrevi anteriormente no decorrer do texto autobiográfico, o prazer de viajarmos juntos, no carro de Osvaldo Vicino, foi exatamente o que eu previra, ou seja, que incrível foi a sensação de estarmos juntos, os então adolescentes de 1976 a percorrermos os 78 kilometros que separam São Paulo de Santos e a ouvirmos no som do carro as provas das 4 novas músicas que estávamos a finalizar o trabalho de estúdio!

Ainda na fase de chegada e preparação do evento, dentro e fora da livraria Realejo, bem no começo da tarde. Osvaldo Vicino e Wilton Rentero na calçada em frente à livraria na foto 1. Carlinhos Machado e Osvaldo Vicino vistos na calçada, pelo ponto de vista interno do estabelecimento na foto 2 eu (Luiz Domingues) e Wilton Rentero na parte interna da livraria e Boca do Céu na livraria Realejo de Santos-SP. 28 de setembro de 2024. Clicks, acervo e cortesia de Wilton Rentero

Foi notável o clima de descontração e alegria que sentimos ao estarmos ali em Santos, no ensejo dessa apresentação e tendo como pano de fundo o lançamento do meu livro que conta justamente a história dessa banda. Por termos chegado bem no começo da tarde, deu tempo para darmos uma volta nas imediações, quando eu aproveitei para visitar as lojas de discos dos arredores, conforme mencionei e os colegas foram almoçar.

Sobre a apresentação, tocamos exatamente o mesmo repertório previsto para o show anterior, com cinco músicas autorais (as que havíamos gravado até então), a releitura do clássico do Joelho de Porco ("Boeing 723897") e duas do Língua de Trapo, a conter como novidade a música: "Os Metaleiros também amam", que os fãs do Laert sempre esperam que ele cante, mesmo que o contexto não seja o do Língua de Trapo.

Nessa hora, com o reforço do grande Milton Medusa e de um percussionista bem famoso na baixada santista, o Zé, tocamos com bastante parcimônia no aspecto do volume, porém, com animação e muita interatividade da parte das pessoas e assim arrancamos aplausos, assovios e pedidos de bis. 

Quem diria, hein, Boca do Céu? Um show fora da nossa cidade natal e a arrancar aplausos, que satisfação foi para todos nós, vivermos para constatarmos tais avanços, quase inatingíveis em 1977, quando a se pensar na presença de Wilton Rentero na formação, nos esmeramos tanto para buscar os nossos sonhos e somente depois de 2020, enfim conseguiríamos alcançá-los.

Na linha de frente: Eu (Luiz Domingues, Laert Sarrumor e o nosso convidado, Milton Medusa). Na retaguarda: Carlinhos Machado, Wilton Rentero e Osvaldo Vicino. Boca do Céu na livraria Realejo de Santos-SP. 28 de setembro de 2024. Click, acervo e cortesia: Marcia Oliveira.

Finalizada essa jornada praiana e heroica pelas circunstâncias, o nosso próximo compromisso foi nos reunirmos com o técnico, Danilo Gomes Santos nas dependências do estúdio Prismathias em São Paulo e juntos realizarmos uma audiência final para fecharmos o processo de masterização da quatro músicas que iniciamos a gravar em março de 2024, e finalizávamos naquele ponto de final de setembro do mesmo ano.

"Rock do Cometa" - Realejo Livros de Santos-SP - 28 de setembro de 2024  - Filmagem e cortesia: Marcia Oliveira

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/todFQG3uAZA

"Astrais Altíssimos" - Realejo Livros de Santos-SP - 28 de setembro de 2024  - Filmagem e cortesia: Marcia Oliveira

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/BhFA9CIrLME

"Desprogramação" - Realejo Livros de Santos-SP - 28 de setembro de 2024  - Filmagem e cortesia: Marcia Oliveira
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/LQy4ajG_n6w

"Serena" - Realejo Livros de Santos-SP - 28 de setembro de 2024  - Filmagem e cortesia: Marcia Oliveira

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/2U3Y8gFW4xQ

"1969" - Realejo Livros de Santos-SP - 28 de setembro de 2024  - Filmagem e cortesia: Marcia Oliveira

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/RYmqVbQR3kk

"Os metaleiros também amam" (Língua de Trapo) - Realejo Livros de Santos-SP - 28 de setembro de 2024  - Filmagem e cortesia: Marcia Oliveira

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/N2fMbWZD2E0

"Boeing 723897" (Joelho de Porco) - Realejo Livros de Santos-SP - 28 de setembro de 2024  - Filmagem e cortesia: Marcia Oliveira

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/gykPuyiFJZw

"Concheta" (Língua de Trapo) - Realejo Livros de Santos-SP - 28 de setembro de 2024  - Filmagem e cortesia: Marcia Oliveira

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/AfOXW59gPSA

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário