quinta-feira, 22 de maio de 2025

Autobiografia na música - Boca do Céu - Capítulo 168 - Por Luiz Domingues

Nesse ínterim entre a última sessão que realizáramos para gravar os teclados de "Instante de Ser" e "E o que resta é a canção" e a marcação da sessão para gravar as vozes definitivas dessas músicas, muita movimentação ocorreu, mas a se tratar de questões gerenciais  dos bastidores em torno de mais um show que estava ser marcado.

A direção do Instituto Cultural Bolívia Rock entrou em contato com o guitarrista Kim Kehl d'Os Kurandeiros, a sinalizar com a possibilidade de ser reeditado o espetáculo "Carna-Rock" que fizéramos em 2024, com o Boca do Céu a realizar a abertura do evento. Evento esse que demarcara a volta do Boca do Céu aos palcos, após um hiato de quarenta e seis anos desde a última vez que a banda se apresentara (1978). 

Claro que nos animamos com essa perspectiva e eu (Luiz) e Carlinhos Machado, duplamente, por sermos membros também d'Os Kurandeiros. Data fechada, começamos o planejamento da divulgação, quando tivemos alguns problemas internos n'Os Kurandeiros por conta da agenda conflitante de dois de nossos membros e assim, o Kim Kehl anunciou que preferia abrir mão da presença d'Os Kurandeiros no evento, a alegar que o show estava formatado para quinteto ou sexteto e no formato de "Power-Trio", ele teria que repensar toda a estratégia. De fato, Os Kurandeiros sempre atuaram em quatro formações possíveis, a contar: Power-Trio, quarteto, quinteto e sexteto, sem nenhuma dificuldade, no entanto e a despeito da formação com o Power Trio/núcleo duro ter sido a mais atuante durante os anos nos quais eu estava a atuar desde 2011, de fato, o novo show estava todo estruturado em torno de canções que não sobrecarregavam o Kim Kehl como cantor e guitarrista e assim, acatamos a sua decisão de declinar do convite.

Todavia, o Kim deixou a data em aberto com a cúpula do ICBR e assim, o Boca do Céu ficou com a incumbência de convidar uma outra banda amiga e além do mais, ficou clara a ideia de novamente aproveitar o ensejo para promover mais uma noite de autógrafos do meu livro "Boca do Céu" e sobretudo, a movimentar a primeira noite de autógrafos do livro "Língua de Trapo", que eu havia recentemente lançado.

Como no dito "Carna -Rock de 2024" houve uma terceira banda convidada, a se tratar do "Los Interessantes Hombres sin Nombre", dos amigos queridos, Ayrton Mugnaini Junior e Marcos Mamuth e não por coincidência, banda que tinha como membro, o nosso baterista, Carlinhos Machado, eis que surgiu a ideia de se convidar mais uma banda na qual o Carlinhos Machado também atuava: "Confraria Fusa", cujos guitarristas também eram amigos meus de longa data, Fulvio Siciliano e Paulo Sá.

O Paulo Sá também era envolvido com ativismo cultural, a manter um site de cultura espetacular chamado: "Palavras & Sons" e era editor do blog da Associação Cultural do Rock (ACR) e por coincidência, eu era colaborador de ambos e ele o meu editor nesses dois veículos.

Bingo, mais uma ação entre amigos muito feliz se configurou e com mais um dado: Paulo Sá havia lançado virtualmente o seu livro denominado: "O Plástico Retangular Amarelo", um romance policial  com estilo "noir", de forma virtual e ainda não havia tido a oportunidade de promover uma noite de autógrafos para a versão impressa de sua obra. 

A resumir, foi mais um trunfo que reunimos para tornar esse evento muito rico em atrativos.

Fechada a data, começamos a preparar a divulgação. Foi quando eu sugeri que fizéssemos uma divulgação geral tradicional, mas que paralelamente usássemos cada item dos atrativos como formas de divulgação análogas. Com dois shows e três livros sendo lançados, eu imaginei que deveríamos tratar a divulgação em diversas frentes, ou seja, para espalhar ao máximo a mensagem e a usar como trunfos individualizados tantas novidades reunidas em um único espetáculo.

Um dos cartazes alternativos que eu criei só para passar a ideia e no caso, esse acima representou a divulgação geral com todas as informações concentradas de maneira geral. 

Foi nesse sentido que eu elaborei alguns cartazes experimentais para servir de exemplo à Marcia Oliveira, empresária do Boca do Céu e que faria os cartazes oficiais e ela assim procedeu para que ainda em janeiro, tivéssemos o material promocional em mãos.  

Outra providência que adotamos foi criarmos um release para o evento. E nesse caso, eu e Paulo Sá trabalhamos juntos nesse documento, com a colaboração no lay-out da Marcia Oliveira. Veja abaixo a parte do texto que criamos:

Show Carna Rock 2 - 2025
 
Depois do sucesso do ano passado, o ICBR repete a dose com o Carna Rock 2, trazendo as bandas Boca do Céu e Confraria Fusa para uma noite especial, em que os grupos farão shows em dobradinha e, ainda, dois de seus integrantes aproveitarão a ocasião para lançar seus livros.
 
O Boca do Céu foi fundado em 1976 e, na sua primeira fase, encerrou atividades em 1979. Décadas depois, quatro de seus membros originais se reuniram e resolveram resgatar as suas composições e, assim, em 2023 a banda lançou o primeiro single oficial, a canção "1969". Neste momento de 2025, o Boca do Céu continua em estúdio a gravar mais músicas que irão compor um CD.
 
Formada por Laert Sarrumor (também membro do Língua de Trapo), Luiz Domingues (componente d'Os Kurandeiros), Wilton Rentero, Osvaldo Vicino e Carlinhos Machado (membro d'Os Kurandeiros, igualmente), o Boca do Céu sobe ao palco do ICBR para mostrar algumas das músicas que estarão no CD em fase de gravação.
 
A Confraria Fusa é uma banda formada a fim de trabalhar as composições do guitarrista Paulo Sá, trabalho centrado no rock, blues e jazz. Tocarão músicas do CD De Suma Importância e algumas inéditas.
 
Fazem parte da Confraria Fusa: Sophia Quadros, voz; Fulvio Siciliano, guitarra e vocal; Pedro Ferreira, baixo; Carlinhos Machado (também do Boca do Céu) bateria e vocal; Paulo Sá, guitarra.
 
Paulo Sá, guitarrista do Confraria Fusa lançará o seu romance policial, "O plástico retangular amarelo", obra também disponível no formato e-book, à venda nos sites LivroVc e Amazon.
 
Luiz Domingues, baixista do Boca do Céu, realiza noite de autógrafos, dos dois primeiros volumes de sua autobiografia, os livros "Boca do Céu" e "Língua de Trapo".
 
Serviço:
Sábado, 1º de março de 2025
Lançamento do livro "O plástico retângulo amarelo", do escritor Paulo Sá – 19 horas.
 
Noite de autógrafos dos livros: Boca do Céu e Língua de Trapo do escritor Luiz Domingues 19 horas.
 
Show das bandas Boca do Céu e Confraria Fusa - a partir das 21h30
 
INGRESSOS:
R$ 25,00 (antecipado pelo Sympla)
R$ 35,00 (na porta)
 
CarnaRock 2
Instituto Cultural Bolívia Rock (ICBR)
Rua Dr Suzano Brandão, 537/543
Penha - São Paulo–SP
200 metros da estação Penha do Metrô
Apoio: Webradio São Paulo Rock
Curadoria e apresentação: Rogério Utrila
Marcia Olí Produções.
Eis acima o cartaz geral a anunciar os shows das duas bandas e a noite de autógrafos dos três livros em questão. Criação de Marcia Oliveira
No cartaz acima, a ênfase foi o show do Boca do Céu. Criação de Marcia Oliveira.
Acima, o cartaz tem como destaque o show da banda Confraria Fusa. Criação de Marcia Oliveira
O destaque no cartaz acima é para a noite de autógrafos do livro "O Plástico Retangular Amarelo" de Paulo Sá. Criação de Marcia Oliveira
A noite de autógrafos do meu livro "Boca do Céu" foi o destaque maior neste cartaz acima. Criação de Marcia Oliveira
E finalmente, o cartaz acima teve como principal ícone o meu livro "Língua de Trapo" e consequentemente, a sua noite de autógrafos. Criação de Marcia Oliveira
 
Já no final de janeiro, as duas bandas, através de seus membros, mais a Marcia Oliveira, passaram a divulgar com força o evento e além das inúmeras publicações feitas em diversas redes sociais da internet, algum apoio radiofônico também tivemos, e foi usado o artifício do YouTube, igualmente, com as duas bandas a gravar vídeos com testemunhais.
 
Um bom exemplo disso se deu em 8 de fevereiro quando o programa "Rádio Matraca" da USP FM, tradicional veículo produzido e apresentado pelo próprio Laert Sarrumor e mediante coparticipação de Ayrton Mugnaini Junior e Alcione Sana, em meio a um especial que versava sobre o álbum "Abbey Road" dos Beatles, tratou de encaixar uma execução da nossa música "Desprogramação" e com direito a um belo testemunhal a falar sobre o show que faríamos no ICBR em março.  
Citação e execução da música "Desprogramação" do Boca do Céu no programa "Rádio Matraca" da USP FM de São Paulo (93.7). Edição de 8 de fevereiro de 2025

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/lop8nVSpTyM
 
Logo a seguir, houve mais um testemunhal no programa "Rádio Matraca", na edição posterior, onde o mote fora o segundo LP lançados pelos Mutantes em 1969. Laert Sarrumor deu o recado,  com o som de "Rock do Cometa" como apoio no "BG".

Testemunhal e execução parcial da música "Rock do Cometa" do Boca do Céu no programa "Rádio Matraca" da USP FM de São Paulo (93.7). Edição de 15 de fevereiro de 2025

Eis o link para escutar no YouTube:
https://youtu.be/7uoFW59Eovs

Eu mesmo usei os meus três canais de YouTube com quatro vídeos que criei, cada qual com uma abordagem ligeiramente diferente, para dar ênfase à ideia de que o evento era multifacetado. E ainda ocorreu um vídeo com chamada da banda por completo para reforçar a divulgação do evento.
 
Chamada para a noite de autógrafos do livro "Língua de Trapo" (a autobiografia de Luiz Domingues - Volume II), no ICBR de São Paulo. 1º de março de 2025. Disponibilizado no Blog Luiz Domingues 1 em 15 de fevereiro de 2025

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/aO9EENc44mk

Chamada para a noite de autógrafos dos livros anteriores de Luiz Domingues no ICBR de São Paulo, durante o lançamento do livro mais recente, "Língua de Trapo". 1º de março de 2025. Disponibilizado no Blog Luiz Domingues 1 em 25 de fevereiro de 2025

Eis o link para ver no YouTube:
https://youtu.be/VJIFGOWUVxo 
 
Chamada para a 3ª noite de autógrafos do livro "Boca do Céu" de Luiz Domingues no ICBR de São Paulo, durante o lançamento do livro mais recente, "Língua de Trapo". 1º de março de 2025. Disponibilizado no Blog Luiz Domingues 1 em 15 de fevereiro de 2025

Eis o link para ver no YouTube:
 
Chamada para o show Carna-Rock 2 no ICBR de São Paulo. 1º de março de 2025. Disponibilizado no YouTube em 18 de fevereiro de 2025. Acervo e cortesia: Wilton Rentero. Fimagem: Mara (estúdio Lumen de São Paulo).

Eis o link para ver no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=yoYRc714bnc
 
Chamada de Luiz Domingues para o show do Boca do Céu no ICBR de São Paulo. 1º de março de 2025. Disponibilizado no canal Luiz Domingues 2 em 18 de fevereiro de 2025.

Eis o link para assistir no YouTube:  
https://youtu.be/RKKoXrWZqPc

E dessa forma, passamos os meses de janeiro e fevereiro de 2025 imbuídos dessa tarefa de divulgar ao máximo o evento, e claro, promovermos ensaios.
Wilton Rentero, Carlinhos Machado e eu (Luiz Domingues), nas imediações do estúdio Lumen na Vila Mariana, São Paulo em 9 de fevereiro de 2025. Ensaio do Boca do Céu realizado apenas em formato Power-Trio. Click (selfie), acervo e cortesia: Wilton Rentero

Desfalcados de Osvaldo Vicino e Laert Sarrumor, fizemos um primeiro ensaio para espantar a ferrugem acumulada desde o show que realizamos em Santos ao final de setembro de 2024. Em trio, foi uma movimentação boa que eu, Carlinhos Machado e Wilton Rentero tivemos nessa tarde para voltarmos à boa forma anterior e que deu preparação a um segundo ensaio e desta feita com o quinteto todo reunido, em 16 de fevereiro de 2025.
Osvaldo Vicino, Laert Sarrumor, Wilton Rentero, eu (Luiz Domingues) e Carlinhos Machado.Ensaio do Boca do Céu no estúdio Lumen na Vila Mariana, São Paulo em 16 de fevereiro de 2025. Acervo e cortesia: Wilton Rentero. Click: Mara (estúdio Lumen)
 
Assim se confirmou a planificação quando voltamos ao estúdio Lumen e realizamos um bom ensaio preparatório do show e novidade boa, começamos a preparar o mapa definitivo e já a elucubrar o arranjo final (a visar gravação), da música: "Centro de Loucos", a próxima que haveríamos de gravar. Fizemos alguns vídeos já a sinalizar mudanças na configuração do mapa que havíamos criado nos idos de 2021-2022.

"Centro de Loucos" - Ensaio realizado no estúdio Lumen de São Paulo - 16 de fevereiro de 2025. Filmagem e cortesia: Wilton Rentero

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/2QVQ3TDaOYM

"Centro de Loucos" (vídeo 2) - Ensaio realizado no estúdio Lumen de São Paulo - 16 de fevereiro de 2025. Filmagem e cortesia: Wilton Rentero
 
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/UHNLsuuFA-k

"Centro de Loucos" (vídeo 3) - Ensaio realizado no estúdio Lumen de São Paulo - 16 de fevereiro de 2025. Filmagem e cortesia: Wilton Rentero
 
Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/U8C8h5DiEV4

"Centro de Loucos" (vídeo 4) - Ensaio realizado no estúdio Lumen de São Paulo - 16 de fevereiro de 2025. Filmagem e cortesia: Osvaldo Vicino

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/LJFr2THpWMg

"Centro de Loucos" (vídeo 5) - Ensaio realizado no estúdio Lumen de São Paulo - 16 de fevereiro de 2025. Filmagem e cortesia: Osvaldo Vicino

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/LQDHCOoWZ2k

"Centro de Loucos" (vídeo 6) - Ensaio realizado no estúdio Lumen de São Paulo - 16 de fevereiro de 2025. Filmagem e cortesia: Osvaldo Vicino

Eis o link para assistir no YouTube:
https://youtu.be/Pb5z2FsdhrQ

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário