sábado, 24 de janeiro de 2015

Autobiografia na Música - Pitbulls on Crack - Capítulo 40 - Por Luiz Domingues

O nome oficial do evento foi : "Rock For Help ! O Rock Contra o Frio". Foi realizado no dia 23 de abril de 1994, e no elenco constavam os seguintes artistas : "Fickle Pickle"; "Neanderthal"; "Raimundos"; "Rip Monsters"; "Golpe de Estado"; "Anjos dos Becos"; "Não Religião"; "Doctor Sin"; "Ratos de Porão"; "Yo-Ho-Delic"; "Inocentes"; "Ira", e "Pitbulls on Crack". Quando chegamos ao Ginásio do Ibirapuera, ele já estava inteiramente tomado. Acredito que com a soma da pista, devia ter ali cerca de doze mil pessoas presentes.

Os locutores da 89 FM faziam o trabalho como apresentadores do evento, e parecia tudo animado e organizado. Chegamos ao camarim, e havia uma confraternização de músicos de todas as bandas que eu citei. De minha parte, conhecia todos os presentes, praticamente. A ideia foi tocar entre quatro e cinco músicas cada banda, para evidentemente algo tornar-se razoável para a continuidade do evento. Em nossa vez para entrar, quem estava a apresentar foi o locutor, Edgard, que hoje em dia tornou-se bem mais famoso, após trabalhar na MTV, e Canal Multishow.

O meu amigo / roadie, José Reis, foi montar o meu transmissor "Nady", mas ele não funcionou segundos antes de sermos chamados no palco. Às pressas, ele substituiu-o por um tradicional cabo de conexão P10. O Edgard fez a nossa apresentação e chamou-nos. Fomos recebidos com aplausos, mas não foi nada triunfal.

Começamos a tocar e apesar do equipamento bom ali disponibilizado, com monitoração à altura, sentimos que não estávamos a empolgar a audiência. Tudo bem, veio a segunda música, e eu observei a manifestação de grupos esparsos de pessoas a aplaudir, contudo, sem provar-se ser nada efusivo. Quando o Chris executou os primeiros acordes da canção : "Under the Light of the Moon", em sua guitarra, eu pensei comigo :  -"agora vai gerar uma reação", pois tratava-se justamente da nossa música de trabalho, que estava a ser executada maciçamente no rádio, e na MTV. Após os acentos rítmicos a imprimir o peso, a parte do baixo e bateria, juntos, a tendência seria causar um frisson na plateia, mas eu somente enxerguei grupos esparsos a dançar e apreciar. Foi quando um violento impacto no corpo do meu baixo, tirou-me a concentração. Alguém havia atirado um rolo de papéis amassados para afrontar-me. Parece incrível, mas em meio à doze mil pessoas no recinto...
Da esquerda para a direita : eu, Luiz Domingues; Chris Skepis e Deca, ao fundo. Pitbulls on Crack no Ginásio do Ibirapuera em abril de 1994. Click; acervo e cortesia : Marcelo Rossi

Continua...

4 comentários:

  1. Eu estava aí justamente para ver vocês meu caro,roubamos agasalhos nos prédios do ipesp, uma Cohab famosa na zona norte de SP e partimos para o Ibirapuera, 1994, 16 anos e não lembro de nada mais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional essa história, amigo Cleber!

      Eu quero crer que a expressão "roubamos" foi uma mera licença poética da sua parte expressar que providenciaram os agasalhos, não é?

      E sim, foi um evento muito intenso pela multidão que se mobilizou e pelo convívio muito amistoso e prazeroso com os componentes de quase todas as bandas que dividiram camarim conosco, dada a amizade que mantínhamos com a maioria deles. Forte abraço!

      Excluir
  2. Eu fui nesse show com uns amigos, eu tinha 14 anos. Foi muito louco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lembrança legal da sua parte, Luiz! Fiquei contente por você ter visitado o blog, lido este capítulo e publicado a sua memória pessoal desse evento para enriquecer a história que eu narrei.

      Volte sempre e se tiver mais lembranças relativas ao que eu revelar ao longo dos capítulos, por favor, comente que eu vou gostar de saber sobre a sua memória do mesmo fato.

      Obrigado pela visita ao Blog e um abraço!

      Excluir