sábado, 24 de junho de 2017

Os Quatro Pilares da Educação - Por Marcelino Rodriguez

Recentemente,  num programa de televisão, eu afirmei que o Brasil só tem quatro problemas básicos: educação, educação, educação e educação. O caso é que, embora as pessoas em geral desconheçam, porque o mundo  é mesmo quase sempre deselegante e mal educado, a educação tem quatro níveis: físico, mental, emocional e espiritual.
A parte física da educação, a mais primitiva, todavia longe de ser desnecessária, tem a ver com o desenvolvimento de nossa parte física que trabalha a estética e a coordenação motora, além da ética aprendida nas artes marciais e esportes coletivos. Claro que essa área existe, embora de forma subdesenvolvida, mesmo porque a parte física apenas não se completa.
A parte mental tem a ver com ler, contar, escrever e aprender as informações das línguas, matemáticas e demais matérias que capacitam para o mundo da profissão, da  técnica e da competitividade. A maioria das pessoas no país só chegam mais ou menos, até esse nível. Você pode ser médico, engenheiro, professor , advogado, qualquer outra coisa e ser mal educado e subdesenvolvido. Saber um sistema de pensamento não é ser educado, mas adestrado. A educação é, por natureza, global.
A parte emocional da educação tem a ver com as artes: música, literatura, pintura, cinema, teatro, dança e afins de culturas, que são bastante precárias no país, uma vez que separou-se aqui educação e cultura. O nível de leitura é baixíssimo. A mídia de massa  propaga lixo no lugar de arte, propiciando uma terrível degeneração e poluição psíquica no povo. Sem arte e cultura, o ser humano é, em sua maioria, bruto, egóico  e predador.
Por fim, na mais delicada e rara das educações, onde se pode atingir a excelência, situa-se a educação espiritual, que trata das religiões e da espiritualidade, se aprofundando nas ordens de iniciação e nas éticas comparadas. Saber apenas de uma religião é saber um pouco menos que nada. Deus é vasto e múltiplo e apenas um. Para saber disso, todavia, é preciso estudar um pouco mais que um pouco. Ser educado, enfim, é ser reverente, razoavelmente bom, razoavelmente culto e disciplinado. Em geral, os gênios estudam muito.

Marcelino Rodriguez é colunista sazonal do Blog Luiz Domingues 2. Escritor de vasta e consagrada obra, aqui nos traz uma crônica contundente sobre a questão da educação, que vem a ser a mola mestra de avanço de uma civilização, no entanto, o Brasil vive completamente desconectado dessa necessidade premente.

4 comentários:

  1. Tens razão, ótima forma de demonstrar que Educação é Conhecimentos ... e isso eu mais que concordo e apoio"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que concordou com o ponto de vista do Marcelino. Mas convenhamos, como não estar de acordo com tal ponderação tão bem embasada ?

      Muito grato por sua participação sempre enriquecedora, amiga Miriam !

      Excluir
  2. Muito bom, é um assunto de estrema importância se não o mais importante entre todos e eu não tenho duvidas, sem educação não se constrói uma nação, não se constrói massa critica, não se tem nada, esses assuntos deveriam ser mais divulgados e internalizados em cada um de nós!

    ABS e parabéns pelo Blog mestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Barbuy !

      Concordo com sua observação, certamente, e claro que ambos convergimos na linha de raciocínio do escritor, Marcelino Rodriguez, também. Convido-o a procurar no arquivo deste Blog, outras crônicas desse meu colaborador, pois se existe um pensador que aborda com contundência tal tema, é sem dúvida o Marcelino.

      Grato pela visita e elogio ao Blog, meu velho amigo !

      Excluir