terça-feira, 31 de outubro de 2017

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 64 - Por Luiz Domingues

No mês de maio de 2017, Os Kurandeiros fizeram uma trinca de shows, sendo que um deles, em uma casa inteiramente inédita na trajetória da banda e surpreendente pela sua ambientação, eu diria. 

Os Kurandeiros em ação em uma foto postada nas redes sociais da Internet, no calor da divulgação on line e in loco. Rockers Self Garage de São Paulo, em 20 de maio de 2017. Foto: Lara Pap

Tratou-se de uma apresentação em uma garagem/oficina de motos, cujos donos, todos Rockers, músicos e apaixonados por motos, montaram o seu estabelecimento com farta ambientação baseada no Rock, ao fazerem uma junção com o universo das motocicletas, por decorá-la com posters de Rockers famosos das décadas de cinquenta até a atualidade, a pilotarem ou a posarem ao lado de motos, além de conter diversos "stills" de filmes famosos com tal mote, caso de "Easy Rider", "The Wild One" e outros. 

Muito bem montada, a oficina apresentava a predisposição do auto serviço, ao estilo de "Self Garages" norte-americanas, naquela tradição do próprio usuário lavar e/ou operar pequenos reparos na sua moto, ao alugar o espaço, ferramentas e produtos e também ter o estilo tradicional de atendimento por mecânicos profissionais, a escolher, portanto.

Mais flagrantes da apresentação d'Os Kurandeiros na casa de espetáculos e oficina mecânica para motocicletas, "Rockers Self Garage", de São Paulo, em 20 de maio de 2017. Na última foto, não resisto à observação: "Come Taste the Band"... clicks, acervo e cortesia de Regina de Fátima Galassi
 
E assim, em meio a várias motos e pelo aspecto, só veículos de alto padrão, o palco foi montado com a garagem em pleno funcionamento, com a banda a tocar e mecânicos e usuários a fazerem os seus reparos, portanto vez por outra, o ruído forte proveniente de escapamentos e/ou aceleração das motos, a se mostra como algo inusitado e até proposital, quando um dos proprietários, ao perceber que iniciáramos a canção do "Steppenwolf", "Born to Be Wild", auxiliou-nos na performance ao imediatamente acelerar uma moto ali dentro, para criar o clima que Peter Fonda, Dennis Hopper & Jack Nicholson proporcionaram-nos no Road-Movie, "Easy Rider", em 1969. Foi muito divertido, é claro.
"Cocada Preta" (trecho), no Self Rockers Garage, de São Paulo, em 20 de maio de 2017.

Eis o link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=v_8gocFC9F4

Bem, nada mais apropriado, a casa chamava-se: "Rockers Self Garage", localizada no bairro da Saúde, zona sul de São Paulo e a se mostrar como uma feliz junção de empreendimento voltado para o universo dos motociclistas, com ótima estrutura para atender as suas necessidades mecânicas e também com ambientação Rocker, eis que vemos a figura do guitarrista Sérgio Hinds, d'O Terço, nas suas dependências, ali a cuidar de sua moto.
"Solo Delivery" em música não identificada, com o tradicional passeio de Kim Kehl entre espectadores do estabelecimento.
Rockers Self Garage, em 20 de maio de 2017

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=EqMgRHiZOpE

"Caroline" (Status Quo) no Rockers Self Garage em 20 de maio de 2017

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=5-8y00tyUks

"A Noite Inteira", no Rockers Self Garage, em 20 de maio de 2017

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=1EcaYm5l5LY 

Com um mezanino grande e uma cozinha bem estruturada, a casa mostrava-se em condições para atuar de forma híbrida, sendo casa de shows e oficina mecânica simultaneamente e como se não bastasse tudo isso, nos alto-falantes espalhados pelo estabelecimento, ficava o tempo todo a se tocar uma programação Rocker da melhor qualidade, como se fosse uma rádio interna a embalar os trabalhos dos mecânicos e usuários. Portanto, ouvir Gentle Giant e Mahavishnu Orquestra, ali, na ante-sala do nosso show, entre outras preciosidades raras, foi absolutamente inusitado e prazeroso, é claro. Aconteceu no dia 20 de maio de 2017.

No dia seguinte, estivemos novamente no Fofinho Rock Bar, para tentarmos levar adiante o projeto "Sunday Rock", cujas dificuldades operacionais inerentes eu já descrevi em capítulos anteriores e mesmo a ressalvar a maneira cortês com a qual éramos tratados pelos mandatários da casa, a verdade é que pareceu insolúvel a perspectiva de haver melhorias técnicas que possibilitassem a continuidade do projeto. 

Bem, foi de fato a nossa última apresentação ali, mas não com um final declarado do projeto, mas simplesmente por ter sido feito um adiamento "sine die".

Os Kurandeiros em ação no Fofinho Rock Bar, no dia 21 de maio de 2017. Clicks, acervo e cortesia de Regina de Fátima Galassi 

Tocamos sozinhos, ao fazermos três entradas, como no padrão das apresentações em casas noturnas em que estávamos acostumados a atuar, sem problemas por esse aspecto. 

É bem verdade que um dos PA's que concorriam com as nossas apresentações, diminuiu bem o seu ímpeto, mas o equipamento do salão superior, a promover uma longa sessão mecânica, com uma overdose de Heavy Metal (e sob um volume com padrão de show ao vivo em Arena de médio porte, digamos), não arrefecera-se e isso inviabilizava a continuidade de nosso esforço hercúleo em fazer da nossa performance, no patamar inferior do estabelecimento, infelizmente.

"Honk Tonk Women" (The Rolling Stones)  -  Fofinho Rock Bar de São Paulo, 21 de maio de 2017.

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=9LrwZSnCQqc 

"Rock'n Roll All Night" (Kiss)  -  Fofinho Rock Bar de São Paulo, 21 de maio de 2017

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=MQdghF9NdWo    

Os Kurandeiros em ação no Fofinho Rock Bar, no dia 21 de maio de 2017. Clicks, acervo e cortesia de Regina de Fátima Galassi

Atesto que insistimos muito, para arrastar o projeto desde outubro do ano anterior, mas realmente se tornara difícil mantê-lo em atividade. Para piorar as coisas, a chuva torrencial que nesse dia caiu, além da concorrência quase desleal com o evento "Virada Cultural", onde centenas de shows gratuitos ocorreram pelos quatro cantos da cidade, só intensificou a dificuldade, portanto, foi até surpreendente haver um quórum mínimo ali na casa, ante tantas adversidades alheias à nossa vontade. Tarde/noite de 21 de maio de 2017 e última ocorrência do "Projeto Sunday Rock", a contar com Os Kurandeiros como protagonistas.
Para fechar o mês de maio, alguns dias depois voltamos ao Tchê Café, perto do Aeroporto de Congonhas e desta feita com maior margem de tempo para uma divulgação pública adequada, via Redes Sociais da Internet. Casa aconchegante, com a regalia de ceder backline e até instrumentos de bom nível para os artistas tocarem, foi a nossa segunda incursão em suas dependências, tendo sido uma noitada agradável.

"Change the World" (Tommy Sims / Gordon Kennedy / Wayne Kirkpatrick) - Os Kurandeiros no Tchê Café de São Paulo, 26 de maio de 2017  

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=W4cqXpABG8o

Surpresa boa, o meu velho amigo, Osvaldo Vicino, guitarrista de minha primeira banda, o Boca do Céu, lá no longínquo ano de 1976, apareceu com sua bela namorada, que simpática, contou-me que morou no mesmo bairro onde eu e Osvaldo moramos e conhecemo-nos nos anos setenta, e apesar de não ter sido nossa colega de escola, relatou que estudara em um outro colégio próximo, além de comentar algumas relações afetivas com o bairro, comum aos três. 

Não a conheci na época, no entanto e ficou esclarecido que o Osvaldo a conheceu e namorou por volta do final de 1978, ou seja, época em que deixou nossa banda e portanto, quando perdemos contato por muitos anos. Esteve explicado então por que tínhamos tantas lembranças em comum em termos comunitários, mas sem que conhecêssemo-nos na época.

Os Kurandeiros ao vivo no Tchê Café de São Paulo, em 26 de maio de 2017. Foto: Lara Pap  

Uma última boa nova ocorreu-nos no mês de maio e em junho, teríamos uma boa agenda de apresentações pela frente. Que viesse o inverno Rocker de 2017, para cantarmos com ainda mais convicção: "Faz Frio"...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário