sábado, 8 de agosto de 2020

Permeabilidade e... imunidade... - Por Telma Jábali Barretto


Tem um fluxo entre essas palavras que, pensamos... gera equilíbrio. Assim andamos elucubrando, caraminholando ultimamente... O deixar transpassar costuma ser caminho para empatia, a tão necessária capacidade de permitir, perceber numa atenta isenção aquilo com que deparamos fora de nós. Bem-vindíssima habilidade!!! Caminho seguro para entendimento, compreensão e harmonia entre pessoas, individualmente, possível também...?!... tranquilidade e paz a reinar, então.

Não será igual entre povos?!... Oposto disso bem conhecemos: fanatismo e radicalismos! Já a tal imunidade tão buscada e falada entre nós, nos dias atuais, não viria a ser aquilo oposto a esse pensar e conceito anterior que viemos refletindo sobre...?!... Sim! claro que, nesse caso específico e especialmente, um tipo de necessária e desejada pele protetora, anteparo... Anti–dores e sofrimentos que, óbvio, não buscamos! Chamamos a isso de vacinas!

O que mantém nossa saúde passa por uma delicada inteligência mecânica que orquestra nosso organismo... Alguma bactéria do intestino ou pingo gástrico fora de contexto e lugar?!... que estragos não provocaria! Quando adoecemos, algo dessa “inteligência mecânica” foi transgredido. Há que se entender um pouco desse sábio fluir para obter a recuperação desejada e, quanto já avançamos nesse aspecto em tantas áreas... embora em muitas outras, a única certeza é que conviveremos com o desconforto até o final de nossos dias... Felizmente, sabedores, em muitas situações, que o conviver com elas desde que alguns cuidados aprendidos e até “remédios”, aqueles que não curam, mas... apaziguam, amortecem seu funcionar trazendo de volta alguma resposta satisfatória. Meno male...

Sucesso, às vezes, nessa busca do resultado imunizador. Paciência, outras vezes, para conviver com os cuidados... contando com o tempo como maior e melhor aliado. Fato é que dentro de cada um de nós moram essas possibilidades e transitam competências e limitações... Quando físicas, respeitamos com absoluta naturalidade. Caso essas sejam subjetivas, de entendimento e conceituais, nossa aceitação/cobrança...vai aparecer ou ‘trans’parecer com outras e diferentes respostas. Cura ou doença da ‘alma’ ainda merece bem pouco de nossa atenção. Quase nenhuma... mesmo em meio ao convívio de tanta habilidade de comunicação acessada via tudo aquilo que usamos fora de nós desde celulares, computadores e as várias mídias possibilitadas... caminhos conquistados fora de nós, para nosso manuseio e satisfação, colorindo a vidinha atualmente.

Já, aquilo que pede de nós trabalho interno, auto-investigação séria ou mínima, não traz ou provoca o mesmo interesse, nem frenesi... com os quais buscamos, mesmo esbarrando nas dificuldades que convivemos, para fazer uso das tais maquininhas... Elas são a mágica, as maquininhas, que desejaríamos, também e igual, poder usar para passar a resolver nossas mazelas interiores...?!...solucionáveis no touch, um toque e feito! Somos bem mais complexos e... processos incríveis a serem, continuadamente, decifráveis, desvendáveis instigando nossa CIÊNCIA e ciência... E que assim seja! Esse é nosso sagrado trabalho!!! Somos humanos... ou... buscamos ser SER! Que saibamos investir com a mesma avidez de colorir olhinhos de criança, nessa jornada interior, imbuídos de mais e mais exigentes sutilizações, desafiadoras, instigadoras, indo cada vez mais ao âmago de quem somos além até alma: espírito! JAYA!!!


Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga, consultora para a harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Nesta reflexão, a colunista fala-nos sobre a busca da imunidade, sob parâmetros sutis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário