domingo, 28 de novembro de 2021

Autobiografia na Música - Boca do Céu - Capítulo 73 - Por Luiz Domingues

Sobre a canção, "O Que Resta é a Canção", a roupagem que ela estava a adquirir no padrão de 2021, evidentemente que se tornou muitíssimo mais requintada do que jamais poderíamos concebê-la em 1976, sem, no entanto, recorrer à modernizações estéticas que lhe extraíssem o seu sabor sessenta-setentista original de sua estética e intenção. 

Simplesmente amadurecidos, tocamos como sonhávamos naquela época, porém de uma forma mais do que natural e assim, a canção ficou rica em ornamentos e também na sua melodia, pois pelo pouco que eu me recordo da sua versão primordial, ela não tinha uma linha nesse sentido tão bem delineada na ocasião em que fora concebida.

Wilton Rentero a tocar na primeira foto e ele mesmo, novamente, acompanhado de Osvaldo Vicino, desta feita. Ensaio do Boca do Céu no estúdio "Lumen", localizado no bairro da Vila Mariana, na zona leste de São Paulo, em 31 de outubro de 2021. Clicks e acervo: Luiz Domingues

E foi assim então, não apenas em relação à balada, "E o Que Resta é a Canção", mas também com as outras seis músicas com as quais estávamos a trabalhar, evidentemente que o mesmo resultado estava a ser notado por todos nós. 

E nesta altura, mesmo ainda a trabalharmos de uma forma bastante preliminar na preparação de mapas, estes a serem considerados provisórios das músicas em questão, eu particularmente já estava convencido de que o material de 1976-1977, se mostrava muito promissor, mesmo com as letras bem ingênuas em sua maioria, exatamente para preservamos ao máximo a essência do trabalho que fizemos ou tentamos fazer nos anos setenta mediante os nossos parcos recursos daquela ocasião.

Osvaldo Vicino e Wilton Rentero ao fundo, com a minha presença (Luiz Domingues) a comandar o click. Ensaio do Boca do Céu no estúdio "Armazém", localizado no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo em 21 de novembro de 2021. Click (selfie) e acervo: Luiz Domingues

Nesta altura, estávamos resolutos em realizar mais um ensaio com o trio das cordas e a seguir, marcarmos um ensaio com o baterista, Nelson Laranjeira, cunhado do nosso baterista original, Fran Sérpico e que gentilmente participara da nossa reunião nostálgica de 2020, pouco tempo antes de estourar a notícia da pandemia decorrente do Coronavírus no Brasil. 

Osvaldo Vicino e Wilton Rentero, a confabularem durante o ensaio. Boca do Céu no estúdio "Armazém", localizado na zona leste de São Paulo, em 21 de novembro de 2021. Click e acervo: Luiz Domingues

Portanto, pelo laço de parentesco com o Fran, ele haveria de representar bem o nosso baterista dos anos setenta e assim, a seguir, gravaríamos um segundo ensaio com ele na bateria para termos um material com um áudio razoável para finalmente enviarmos ao Laert, para que ele pudesse começar a interagir conosco. 

E sob uma segunda fase, iniciaríamos um novo esforço para resgatarmos mais quatro ou cinco músicas dos anos setenta e abrir caminho para composições novas, uma safra de 2021, inteiramente inédita. 

Eu (Luiz Domingues) a comandar o click da máquina, com Osvaldo Vicino e Wilton Rentero ao fundo, ambos entretidos com alguma imagem do celular do Wilton. Ensaio do Boca do Céu no estúdio "Armazém" de São Paulo em 21 de novembro de 2021. Click (selfie) e acervo: Luiz Domingues

Todavia, nós sentimos a necessidade de marcarmos mais um ensaio, antes de convidarmos o baterista Nelson Laranjeira para nos auxiliar em tal tarefa de registrar as canções.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário