sábado, 17 de setembro de 2022

Fabio Zaganin, um Talento em Favor da Música - Por Luiz Domingues

Músico de altíssimo nível, portanto sempre muito requisitado para gravar e atuar ao vivo, a acompanhar diversos artistas de diferentes vertentes e a cuidar de seus próprios projetos de carreira, o baixista e compositor, Fabio Zaganin, vai muito além, na verdade, ao se colocar na cena artística como um artista que também atua com desenvoltura no mundo pedagógico da música.

Tal característica que o diferencia no meio, se dá por diversos fatores, entre os quais a questão de que mesmo tendo atingido um patamar elevado no tocante ao conhecimento teórico e sobretudo pelo alto grau de destreza ao instrumento que o conduziu à condição de um virtuose, Zaganin jamais abandonou as suas raízes em termos de predileções musicais.

Nesses termos, o fato de haver estudado muito e ante tal conhecimento portentoso abrir a possibilidade de mudar a sua visão da música, algo bastante usual entre a maioria dos músicos que se gabaritam dessa forma, Zaganin jamais se afastou de suas raízes, o que na minha ótica, é um fato que o enaltece ainda mais.

Há outros músicos desse mesmo gabarito e mentalidade a denotar excelente senso de ecletismo no meio musical que também ostentam essa característica louvável, casos de Fernando Tavares, Milton Medusa, Marcio Okayama, Luiz Pagoto e outros, por exemplo, que habitam o mundo pedagógico formado por catedráticos da música, mas que se mostram abertos para atuar em qualquer vertente e claro, todos merecem aplausos pela postura arejada a denotar ecletismo.

Ao ir além, no caso de Fabio Zaganin, o seu currículo portentoso fala por si só. Mediante uma carreira construída com inúmeros trabalhos solo, participações com bandas de carreira, a se colocar como convidado de diversos artistas de alto quilate, Zaganin também é um professor de altíssimo padrão. E por ter atingido tal condição, ele avançou muito nesse campo da pedagogia musical e criou método, estudos e aperfeiçoamentos, disponíveis em termos de publicações consagradas, além da sua atuação forte na internet e através dos cursos presenciais ministrados em instituições de ensino musical, muito importantes do mercado paulistano.

Como professor exemplar quer o é, além da publicação de métodos de sua autoria, ele já foi colaborador de muitas revistas especializadas para músicos, notadamente no campo do contrabaixo, a sua especialidade, mas também abertas à cobertura musical em geral e nesse sentido, a sua contribuição sempre se mostrou rica, ante tanto embasamento que ele possui na área musical em geral e sobre o contrabaixo em específico, mais ainda.

Irmão do excelente luthier, Marcio Zaganin, Fabio atua como garoto propaganda da luthieria “N.Zaganin”, uma das mais prestigiadas no meio, com fama nacional adquirida e nessa parceria ele mantém um modelo de baixo elétrico especialmente produzido sobre a sua assinatura.

Entre tantos trabalhos notáveis nos quais participou como baixista, compositor e arranjador, Fabio atualmente (2022), faz parte da formação do lendário grupo Pop-Rock, “Rádio Taxi” e está empenhado no desenvolvimento da turnê comemorativa dos quarenta anos da formação desse famoso grupo egresso dos anos oitenta, ao lado de grandes músicos e sob o comando do membro fundador, Gel Ferrnandes.  

Sobre a sua discografia oficial, eu tenho em minha estante dois álbuns dele, “Canastra” (do projeto “ZFG Mob”), e “Rumble Fish” (este creditado como álbum solo de Zaganin), ambos a apresentar uma música instrumental de elevado nível. Cercado de grandes músicos, (Claudio Tchernev, Joe Moghrabi, Edu Gomes e Mario Fabre), os dois discos são versados por inúmeras influências nobres.

No CD “Canastra” do Projeto “ZFG Mob”, a sonoridade é eclética ao passar pelo Blues-Rock, Jazz tradicional e afins, entretanto, é preciso salientar que tal sonoridade se revela com uma roupagem totalmente versada pelo Jazz-Fusion em termos de conceito e linguagem de áudio no tocante à sua produção de estúdio. E a despeito disso, há espaço para outras vertentes tais como: o Jazz-Rock, Rock Progressivo sob orientação setentista e há até espaço para o Hard-Rock, ainda que subliminarmente e igualmente sob o viés mais moderno, além de passeios implícitos pela brasilidade do Jazz-Samba, flertes com o Reggae e lampejos do Blues mais tradicional. 

Já o CD “Rumble Fish” tem uma forte identidade com o Rock Progressivo sob o viés mais oitentista nos moldes do trabalho do King Crimson em tal década como um exemplo para situar o leitor, mas a se provar eclético, há inclusa a forte dose do Jazz-Fusion, da música experimental em geral e pontuais referências ao Hard-Rock mais moderno pós-anos 2000. E claro, o virtuosismo garantido e muito natural da execução da parte de Zaganin e de seus convidados, aliado à completa sofisticação harmônica e rítmica das peças apresentadas, que sobressai.

Veja abaixo o currículo vasto de Fabio Zaganin e verifique dessa forma que eu não exagerei na minha avaliação descrita acima sobre a sua trajetória!

Estudou com Mia (Noções Básicas), Jorge Oscar (Leitura) e Cláudio Leal (Harmonia e Rearmonização). 

Atualmente (setembro de 2022):

Divulga seu primeiro álbum solo Rumble Fish e seu mais novo livro sobre o contrabaixo Slap On Bass.

Trabalha com o trio instrumental ZFG MOB (ao lado de Mario Fabre e Edu Gomes) com dois álbuns lançados; Canastra (2009) e Elefante (2016). Atualmente o lançamento da série de vídeos “Lockdown Sessions” interpretando temas dos dois álbuns.

Vídeos exclusivos no canal oficial no YouTube: Imperfect Instant Improvs - Improvisos de Baixo + Loop

Live Conversando Sobre (Temporada 1) - Falando sobre tópicos e estudos do contrabaixo.

Atua com o bluesman, André Christovam, com recentemente lançado EP As If I Ever Left You Behind (cd 2022) e o EP Looks Like It’s Over previsto para julho de 2022 - concluindo este projeto conceitual de duas partes. Shows de lançamento em breve.

A partir de 2022, passa a integrar a banda Rádio Taxi em sua turnê de 40 anos com previsão da gravação do DVD Radio Taxi Acústico 40 Anos.

A convite do guitarrista Faiska Borges, integra o Jeff Beck Tribute ao lado dos amigos Giba Favery e Leo Mitrulis com estreia prevista para o segundo semestre de 2022. 

Publicações:

Já contribuiu para inúmeras publicações especializadas como: On & Off, Neozine, Cover Baixo e Bass Player Brasil sobre o estudo e pesquisa do contrabaixo. 

Atuou e/ou registrou parte de suas composições com:

Amantes da Rainha, Annubis, Blesqi Zatzas, Full Stop, Legalize, Pitbull, Sangue e Sociedade B3. 

Já se apresentou e/ou gravou com:

Amleto Barboni, André Christovam, Big Gilson & Allan Ghreen, Clara Ghimel, Dr. Feelgood, Douglas Capellato, Dylan Webster, Edu Mello, Fernanda Rogano, Lancaster Ferreira, Luis Frias, Marcelo Watanabe, Marco Camarano, Mark Ford, Maurício Gasperini, Maurício Sahadi, Mona Gadelha, Mônica Tomasi, Ronnah LA, Samuel Rosa e Vasco Faé.

André Christovam Trio com: Andreas Kisser, Bruce Ewan, Chuck Hipólitho, Flávio Guimarães, Heraldo Do Monte, Hubert Sumlin, Luís Carlini, Robson Fernandes e Théo Werneck.

Albino Infantozzi, Athos Costa, Cândido Serra, Christian McCarthy, Edu Ardanuy, Fabiano Carelli, Faíska Borges, Giba Favery, Joe Moghrabi, Kiko Loureiro, Marco Angi, Marcos Davi, Mario Fabre, Michel Leme, Sérgio Buss, Wanderson Bersani, Wander Taffo e Ad-ZIV.

A Máfia, Anjos da Noite, BR-3, Cara de Cavalo, Comma, Fuga, Hot Stuff (Portugal), Junk, Irmandade do Blues, Manuels, MIZ, Phoneutria, Psycho FC, Rádio Taxi e Taffo.

Musicais, Tributos e Projetos:

Blues no País do Samba: André Christovam, Adriano Grineberg, Álvaro Assmar, Amleto Barboni, Balxita, Celso Salim, Flavio Guimarães, Greg Wilson, Heraldo do Monte, Ivan Marcio, Mario Fabre, Solon Fishbone.

EM&T Plays Jimi Hendrix/EM&T Plays Van Halen/EM&T Tributo Ronnie James Dio.

D’addario XL Generation: Michel Leme, Samuel Rosa e Kiko Loureiro. Mario Fabre, Fabio Augusto, Wander Taffo e Kiko Muller.

Gray Wizard Music: Christiano Rocha, Edu Ardanuy, Joe Moghrabi, Marcelo Barbosa e Rafael Bittencourt.

Surtando Ideias: Rafael Bittencourt, Christian McCarthy, Christiano Rocha, Joe Moghrabi e Ricardo Confessori.

Tributo Wander Taffo Still Lives: Alírio Netto, Christiano Rocha, Demian Tigueis, Edu Ardanuy, Fabio Augusto, Ivan Busic, Marcelo Souss, Marco Bavini, Maurício Gasperini, Michel Leme e Raphael Bittencourt. 

Bandas Tributo/Cover:

Alkatraz, Burnin' Bush, D'addario Team, Dona Xepa, Folk Rock, Jack Daniels On The Road, Pé Redondo, Rock House, Rolling Stones Cover, Soul Funky, Spirit Blues e The Outsiders. 

Jingles e Trilhas:

Produtoras: Play It Again(!), SAM, Sax So Funny e Piano. 

Festivais, Oficinas e Expo: 

Festival BB Seguros de Blues e Jazz, Festival de Verão, EM&T Bass Day, Natublues, Zildjan Day, MP3 Festival, IB&T Bass Festival, Sesc & Blues, Batuka!, Virada Cultural, Baixo Brasil Festival, Oficina de Música de Curitiba, Rock Rola no Espaço, Rock In Rua, Wednesday Blues, Dia do Desafio Sesc, D'addario Team Festival, IP&T/Modern Drummer Festival, Heróis da Guitarra, Expo Music, EM&T In Concert, Salão de Bateria, Cover Baixo Festival, CD Expo, Ilha Bela Blues Festival, N.Zaganin Day, GuitarWeek, IG&T/Guitar Player Festival, Music Show Experience e Ilha Comprida Festival entre outros. 

Turnês:

Rádio Taxi - 40 Anos, André Christovam - Mandinga 30 anos, Mauricio Gasperini - Italiano, André Christovam - Mandinga 25 anos, André Christovam - Banzo, Jack Daniels On The Road, Junk - Junk, André Christovam - Catharsis, Hot Stuff - Kind Of Crime 

Discografia Seleta:

Fabio Zaganin – Rumble Fish

ZFG MOB – Canastra

ZFG MOB – Elefante

Annubis – Metamorfose de Ecos (EP)

Pitbull – Ao vivo no Quorum

Blesqi Zatsaz – Tales Of Brazilian Rock (Coletânea)

Sangue – IG&T 15 Anos (Coletânea)

Vários Artistas – G.U.I.T.A.R. (Coletânea)

André Christovam – Banzo (Eldorado)

André Christovam - Sustainable Blues (Single) André Christovam- Mandinga 30 (Single) 

Bibliografia seleta:

Slap On Bass

Workshop Contrabaixo – The Workshop Years (Volume 1)

Contrabaixo Rock – Coleção Toque de Mestre (Editora HMP) 

Videografia seleta:

Fabio Zaganin – King Crepax (Vídeo Clip)

Sangue – Solidão (Vídeo Clip/Making Of)

Fabio Zaganin – Contrabaixo Blues Essencial (Vídeo Aula) 

Parcerias:

N.Zaganin – Contrabaixo Amanaîé 4, 5 e 6 cordas

DMT Custom Shop - Pedal Rumble Fish Bass Wah

Em suma, eis um grande artista cujo trabalho eu recomendo muito. Para conhecer ainda mais o trabalho de Fabio Zaganin, acesse:

Site oficial (em construção/setembro de 2022):

www.fabiozaganin.wordpress.com

 

YouTube:

www.youtube.com/fabiozaganin

 

Facebook (página oficial):

www.instagram.com/fabiozaganin

 

Instagram:

www.instagram.com/fabiozaganin


Nenhum comentário:

Postar um comentário