terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Autobiografia na Música - Boca do Céu - Capítulo 87 - Por Luiz Domingues

Eu (Luiz Domingues, Osvaldo Vicino e Wilton Rentero em ação durante o trabalho. Ensaio do Boca do Céu na residência de Osvaldo Vicino. 8 de janeiro de 2023. Acervo e cortesia: Wilton Rentero. Still de filmagem

Eis que o ano novo de 2023 se iniciou com mais uma reunião caseira da nossa parte. Desta feita, nós trabalhamos com a bela balada do Laert, "Instante de Ser", a lhe dar um corpo completo com o intuito de se constituir enfim um mapa definido para a canção, ainda que provisório.

Sabíamos, é claro, que o Laert ainda mantinha consigo uma desconfiança em relação à harmonia da canção, mas levamos em conta que para fechar um mapa, mesmo que provisório, tal pendência poderia ser deixada de lado momentaneamente. Em suma, precisávamos avançar em outras questões em relação à canção e não seria possível deixá-la na gaveta enquanto aguardávamos resolver a sua pendência a respeito da harmonia.

Osvaldo Vicino e Wilton Rentero em ação durante o trabalho. Ensaio do Boca do Céu na residência de Osvaldo Vicino. 8 de janeiro de 2023. Acervo e cortesia: Wilton Rentero. Click: Luiz Domingues

E assim, nós avançamos ao criar uma parte adicional para a realização de um solo de guitarra e fechar um mapa interessante. 

Nessa altura do trabalho de resgate, faltava apenas desenvolvermos o corpo do blues: "1969" e definirmos se aproveitávamos ou não o samba, "Na Minha Boca", canção essa nascida dentro do ambiente do Boca do Céu nos idos de 1977, mas levada para o Língua de Trapo a seguir, quando foi muitas vezes executada ao vivo e gravada em demo-tape.

Eu (Luiz Domingues) e Wilton Rentero em ação durante o trabalho. Ensaio do Boca do Céu na residência de Osvaldo Vicino. 8 de janeiro de 2023. Acervo e cortesia: Wilton Rentero. Click: Luiz Domingues

Isto é: fechado esse ciclo, partiríamos para a fase de definição dos arranjos definitivos. Foi muito promissor o início de 2023, portanto, ao se levar em conta que caminhávamos céleres para a conclusão do trabalho, quiçá com o seu coroamento final em torno de um álbum. E neste caso, a se tratar de um sonho com quarenta e sete anos de atraso para se concretizar.

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário