quarta-feira, 25 de julho de 2012

Antonio Celso, o DJ da Rádio Excelsior - Por Julio Revoredo


Quando se toca no assunto sobre DJ's de Rock, as pessoas mais ou menos na faixa dos 50 anos para mais, não se esquecem do lendário Big Boy, pela sua cultura extensa e ao mesmo tempo pela loucura, chegando a lembrar o Chacrinha.

Mas é hora de prestar uma homenagem à um DJ que marcou muito e que não teve a visibilidade do Big Boy, pois este aparecia também na TV Globo.
Para mim, que cheguei a escutá-lo na rádio Excelsior nos anos 70, o que marcou foi sua incrível voz e inteligente fluência verbal, junta à sua imensa cultura musical daquela época.

Antonio Celso Cipolla nasceu em Jaú-SP, onde começou como locutor aos 16 anos.
Aos 18, entrou na Jovem Pan, passou pela Excelsior, Tupi, voltou para a Pan e para a Excelsior, criando "A Máquina do Som".

Ficou na Excelsior de 1967 a 1980.

A história da Excelsior (A Máquina do Som), começou em 1968 e durou até 1980.
Nesse período, fez história como a grande Rádio do Rock dos anos 70, criando títulos para seus programas, como : Flashback, Rocktime, Cashbox, Superstar, Billboard e Peça Bis para...

Em 2008, Antonio Celso lançou "Excelsior - A Máquina do Som", na Internet.


Julio Revoredo é colunista fixo do Blog Luiz Domingues 2. Poeta e letrista de diversas músicas que compusemos em parceria, em três bandas pelas quais eu atuei: Chave do Sol, Sidharta e Patrulha do Espaço. Nesta matéria, ele mostrou a trajetória de Antonio Celso, um DJ que fez história no radialismo brasileiro e sobre o qual, nutre admiração confessa. 

11 comentários:

  1. Caro amigo
    Sou natural de Jaú e conheci o Antonio Celso.
    Eventualmente, vocês tem algum trecho de áudio quando ele dizia "EXCELSIOR" breve intervalo entre duas músicas?
    Obrigado pela atenção, Edison Maitino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sr. Edison Maitino :

      Antes de mais nada, lhe agradeço pela visita ao meu Blog.

      Bem, infelizmente nem eu, Luiz Domingues (dono e editor do Blog), tampouco meu colaborador, Julio Revoredo, possuímos nenhum material de áudio ou de qualquer outra natureza sobre o Antonio Celso.

      O Julio apenas propôs a pauta para enfocar o célebre locutor, e eu aceitei de pronto publicar o texto que ele elaborou, pela óbvia relevância para a cultura paulista e brasileira, que o Antonio Celso deixou como legado.

      Ficamos lhe devendo tal material que o senhor procura.

      Muito grato por visitar o meu Blog. Convido-o a voltar sempre.

      Saudações,

      Luiz Domingues

      Excluir
  2. Respostas
    1. Caro amigo :

      Eu, Luiz Domingues, o dono / editor do Blog, não sei te responder essa pergunta. Pesquisei na internet e não vi nenhuma informação a respeito do atual paradeiro dele.

      Portanto, a mais recente informação que tenho conhecimento, é essa que o autor do texto, Julio Revoredo, que é meu colaborador aqui, disponibilizou-nos, ou seja, que em 2008 ele teria produzido mais um disco de sucessos com o nome de "A Máquina do Som".

      Sinto não ter te dado uma informação mais atualizada.

      De qualquer maneira, fico muito grato pela sua visita ao meu Blog, prestigiando o texto do Julio sobre o Antônio Celso.

      Excluir
  3. http://excelsiorpeticata.radiostream321.com/

    ResponderExcluir
  4. Reedição da antiga rádio Excelsior de São Paulo, a Máquina do Som.

    excelsiorpeticata.radiostream321.com
    http://excelsiorpeticata.radiostream3...
    Listen2MyRadio (app)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela colaboração importante para o debate.

      Excluir
  5. Para mim, o Antonio Celso do slogan "Excelsior, a máquina do som" é um locutor de uma voz extraordinária, inconfundível e única, que embalou minhas noites na década de 70, que já não contava mais com os Beatles, mas ainda possuía enormes talentos musicais. Que pena o passar do tempo. Fica apenas uma nostalgia enorme, que não se consegue preencher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente o seu depoimento pessoal, que traz a carga de emoção pertinente para enaltecer a persona do radialista Antonio Celso, citado pelo colaborados deste Blog, Julio Revoredo.

      Agradeço!

      Excluir
  6. Caros Leitores, sou amigo pessoal do Antonio Celso, trabalhei como assistente dele, nos anos 1975, e tenho o privilégio de ainda desfrutar de uma sadia amizade. Ele está bem, mora em São Paulo, está chegando aos 80 anos (20/01/1943) e vive tranquilo com lembranças do passado, eventuais assédios de antigos fãs e se adaptando aos modernos meios de comunicação. Recentemente, a Oficina do Livro lançou "A VOZ", escrito por Maria Helena Brito Izzo e que conta a história de Antonio Celso. Abraço a todos!

    ResponderExcluir