sábado, 4 de maio de 2013

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Quarteto Toulon) - Capítulo 36 - Por Luiz Domingues

E assim, prosseguimos a apresentar-nos. No dia seguinte, dia 15 de agosto de 1981, tocamos para mais gente na casa. Cerca de cento e vinte pessoas jantaram a escutar a nossa MPB cheia de pegada Rocker.
A Vilma era mediana a cantar, mas tinha suas qualidades, também. A coragem que tinha ao mergulhar de cabeça, sem medo, foi positiva. Ela não intimidava-se, e assim, cantava e tocava flauta a  dar o seu melhor, com firmeza, sem constranger-se pelas reações gélidas de uma plateia indiferente.
Nem mesmo o chato do gerente e sua obsessão pelo volume, a inibia em seus arroubos para soltar a voz em interpretações mais ousadas, ao buscar notas mais agudas. O som era cheio de improvisos. Em dados momentos, músicas como "Odara" e "Fé Cega, Faca Amolada", ficavam enormes, com o Pitico a executar solos rockers, e sob tendência setentista, ou seja, enormes... 

Além de divertirmo-nos um pouco, foi uma forma também de esticar o repertório que era pequeno, e como a banda fora apenas um caça-níqueis, sem planos para ter uma continuidade, não houve previsão para ensaios, muito menos predisposição para tal.


Tocamos também nos dias 21; 22; 28 e 29 de agosto de 1981. O menor público nesse restaurante, foi no dia 21, com vinte pessoas presentes e o maior, no dia 29, com cento e cinquenta pessoas. O nome, "Quarteto Toulon", foi sugestão do Cido Trindade, mas sinceramente, não lembro-me o seu real motivo de ser. Deve ter sido pela sonoridade da palavra, e não por ligação com a cidade francesa.

 
Mas antes dessa escolha, o apelido interno da banda era, "Quarteto Qualquer Nota", por referir-se ao caráter relaxado de uma banda que tocava sem ensaiar, e errava bastante ao vivo... nunca mais tive notícias da Vilma, quando o Quarteto Toulon desmanchou-se, após a última apresentação no restaurante Delfos. Alguns dias depois, o Terra no Asfalto estaria reunido novamente, a dispensar tal banda emergencial e assim foi a breve história de mais um trabalho avulso que fiz. Mas a banda gerou mais uma história extra-musical que relatarei, a seguir 

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário