sexta-feira, 31 de maio de 2013

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Quinteto Jazz) - Capítulo 40 - Por Luiz Domingues

O Jazz nunca foi uma escola musical da minha predileção. Meu contato com o gênero hoje em dia é bem mais amplo, mas naquela época, eu conhecia o básico, como os nomes de vários artistas dessa escola, mas sem nenhuma profundidade mínima, que fornecesse-me conhecimento de causa para dedicar-me com segurança nesse campo da música. Todavia, para não indispor-me com o baterista, Edson, que queria realmente enturmar-me com esses seus amigos músicos, eu aceitei a empreitada.
Fui ao Opus 2004, em uma noite de segunda-feira, e só por chegar na casa a ostentar minha longa cabeleira rocker, já percebi um desconforto nos rapazes com os quais tocaria. Não lembro-me do nome de ninguém. Só recordo-me da presença de um pianista; um trombonista, e um trompetista, além de um ou dois saxofonistas, e um guitarrista. A conversa deles era bem esnobe, e vez por outra, ao perceber o meu jeito deslocado ali, soltavam umas alfinetadas irônicas etc e tal.
Por sorte, o baterista não compareceu, e eles resolveram cancelar a jam. Agradeci aos Deuses do Rock, pois não iria ganhar nada financeiramente a falar, e teria que tocar com um grupo de músicos pedantes. Quando revi o tal Edson, ele mostrou-se melindrado, pois os tais músicos disseram-lhe que eu aparentei estar deslocado no ambiente do Opus 2004. Ora, agradeço a lembrança por indicar-me, mas realmente eu senti-me um peixe fora d'água naquela casa, e com aqueles músicos, o que eu poderia fazer ? Soltar rojões por estar uma situação desconfortável, e sob caráter gratuito ?
Após esse episódio, e o fraco ensaio realizado, esse projeto de banda dissolveu-se, ainda bem. Essa frustrada banda nunca teve um nome. "Quinteto Jazz", eu inventei só para nomear o episódio no capítulo. O Terra no Asfalto ainda teria uma nova volta a partir de março de 1982, para encerrar atividades definitivamente, em maio de 1982. Mas logo a seguir, surgiu um novo trabalho paralelo...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário