quarta-feira, 9 de março de 2016

O Céu que nos Protege - Por Telma Jábali Barretto


Proteção é um sentimento básico, fundamental...início de tudo, pois só assim, amparados, relaxamos o suficiente para desenvolver, produzir, fluir !


Cada qual busca de diferentes maneiras esse conforto seguro, útero, que também muda, de tempos em tempos, no decorrer das transformações, aquelas inesperadas que a vida traz ou as que fazemos acontecer.

A depender das necessidades, dos parâmetros de importância eleitos, das valorizações e pré ocupações criamos os mais diversos atalhos ou mão única para empreitadas, objetivas ou subjetivas, de proteção.

Desde filtro solar, repelente (e quem diria?!...nos dias atuais é relevante e destaque!!!), hábitos, plano de saúde e aposentadoria até o refúgio religioso, seja do anjo da guarda, santo de devoção, guru, Mestre ou Mentor. Do simples, funcional até aquilo, aquele que move nossa fé, crença onde achamos o que deva ser mantido, ali estão, ao longo da existência, mudando de cara, mudando de jeito, mudando quem vamos sendo, evoluindo na jornada de desafios e conquistas.


A segurança pública ou pessoal, num amplo sentido?!...falha/eficiente que usufruímos...os valores que norteiam o que nos move, a ética, o dharma, lei que nos ampara, não a das instituições, essas humanas que vêm a reboque dos ganhos da dita civilização alcançada, mas, e, principalmente, discernimento que transparece no cotidiano de cada indivíduo e vai compondo, tecendo a trama das vidas, do planeta e o que nossas deliberações construíram, alavancando ora sofrimento, ora satisfação, resultantes das bússolas norteadoras do que nos protege !

Deus, com as características e tamanho por nós atribuídas a Ele, a esperteza que burla o próximo que nos garanta, o dinheiro que tudo compra, o dever cumprido na sua melhor acepção, a paz da consciência de ter oferecido seu tudo, comprometimentos coerentes com verdades maiores, priorizados por conceitos internos que nos guiem, uma inteligência impessoal ou...aquela que premia os que fazemos próximos por serem caros ao coração ou simplesmente úteis ...e... por aí vamos, cobrando e sendo cobrados na exata medida do que investimos, acreditamos, valoramos !!! Oferecendo cuidado naquilo que acreditamos amparar, assegurar, respaldar e, equanimemente, numa justiça implacável, sendo fiéis depositários daquilo que, também, honestamente, hipotecamos. Ai está nossa vida, história de sangue e músculos, sentimentos e desejos defendidos enraizadores do patrimônio já adquirido que definirão nosso futuro! Jaya!!!...a esperança/apreensão do conforto, agora adulta, que se manifesta com suas resultantes !

Nossas escolhas, nossas ações, nosso mérito! Quer saibamos ou não, respeitando ou não, na exuberância da própria Vida em sua linguagem decifrada ou não, também, continua perene em seu manifestar por decreto imparcial, e é, sempre será, referendo de e até onde chegamos...


Assim seja ! Amém !!!



Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga, além de consultora para harmonização de ambientes, e instrutora de Suddha Raja Yoga.

Nesta coluna, nos fala sobre a questão da segurança, sob múltiplas facetas, mas sempre alertando-nos que a melhor segurança é a autoconfiança.

6 comentários:

  1. Telma um bom encsdeamento a segurança pessoal pode ser construida e a medidaque nos cercamos de apoios que a garantam nossa auto confiança aflora e haveremos de cuidar parsa que não nos tornemos temerários.Abraço Adriano,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os apoios são necessários e mudam de tamanho, sutileza a medida que também avançamos em consciência.
      Importante não perder o referencial quanto ao que nos cabe, fazendo nossa preciosa parte!
      Grata pelo comentário menino...na mas tê!

      Excluir
  2. No almoço, conversando com a Roberta, comentávamos sobre as escolhas, a responsabilidade e consequências dessas escolhas. Que Deus nos proteja e nos guie, para que as façamos corretamente.
    Esse texto veio no momento certo, obrigada, Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, começamos pelas escolhas e responsavelmente assumimos seus desdobramentos. Essa é nossa maior proteção: coerência!
      Valeu pelo seu retorno! Abraço em vcs!

      Excluir
  3. A proteção é mesmo fundamental!
    estamos sempre nos protegendo....
    Mas gostei do final, a melhor segurança é a autoconfiança!
    Bjos
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Elyane por seu comentário!
      A segurança nos parece ser uma consciência tranquila, de quem busca ter coerência com as próprias premissas!Penso nada nos protege mais: coerência!!!

      Excluir