quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Uncle & Friends) - Capítulo 101 - Por Luiz Domingues

Bem, eis que mais uma vez eu recebi o convite vindo através do simpático, "The Uncle" (Lincoln Baraccat), para participar de mais uma ação com, a sua banda, "Uncle & Friends". Desta feita, a proposta foi diferente das ocasiões anteriores, no sentido de que não tratar-se-ia de uma apresentação em alguma feira popular de rua, como houvera anteriormente ocorrido, contudo, a configurar-se como uma apresentação em estúdio. 

A proposta seria tocarmos três músicas ao vivo, a gravá-las como um ensaio ao vivo e uma das canções, ganharia uma filmagem, também a ser usada posteriormente como um promo instantâneo para o YouTube ou qualquer outro portal de vídeos, semelhante. Enfim, uma perspectiva alvissareira. Fui informado que as canções escolhidas foram: "Hey, You", "O Sol e Você" e "Muito Estranho". 

Então, eu fui comunicado previamente que seria um evento a contar com outras duas bandas, e neste caso, absolutamente dentro do nosso convívio, visto que no caso dos grupos: Caio Durazzo Trio e Mesa do Rock, formado por membros que também costumavam tocar com Lincoln "The Uncle" Baraccat, obviamente que transformou o evento em uma ação entre amigos, na acepção do termo. Ótimo, a tarde agradável mostrou-se garantida. 

Alguns dos muito amigos presentes neste evento. Na porta do estabelecimento V8 Studio, pela ordem: a produtora, Vanessa Anchieta, guitarrista, cantor e compositor, Fernando Ceah e o fotógrafo, Marcus Vinicicius Troyan. Uncle & Friends em gravação ao vivo no estúdio V8 em São Paulo / SP. 15 de setembro de 2019. Clicks, acervo e cortesia: Lincoln "The Uncle" Baraccat

O local em questão, revelou-se muito interessante, a tratar-se de um estúdio de gravação e ensaio, acoplado em um estúdio de tatuagem e a portar-se por conseguinte, como um mini centro cultural, na prática, a tornar tal evento, como algo muito agradável. 

A anotar-se mais pontos positivos, tal estabelecimento, chamado como: "Estúdio V8" em outro aspecto agradável a envolvê-lo, deu-se com a sua localização. Em uma esquina agradabilíssima, presente em um quadrante do bairro do Ipiranga, na zona sudoeste de São Paulo, tal estabelecimento realmente impressionou-me por tais sinais, no entanto, houve mais um adendo nessa equação: a extrema simpatia com a qual eu fui tratado pelos seus mandatários e funcionários, cativou-me por completo. 

Isso, aliás, foi uma constante, do momento em que cheguei ao estabelecimento, até a minha partida, já no avançar da noite. E mais uma observação, ali encontrei inúmeras pessoas conhecidas, que foram atraídas pelas três bandas em ação, Portanto, assunto não faltou nas inúmeras rodas formadas por amigos em que eu inseri-me, com muito prazer, para conversar em meio à quente tarde paulistana de final de inverno. 

Uma surpresa ocorreu, quando Lincoln Baraccat convocou-me para uma reunião de emergência, visto que haveria uma surpresa não anunciada previamente. Ele marcara a filmagem de um vídeoclip, bem simples, com câmera única e filmagem direta, sem maiores requintes, a focar em um blues de sua autoria, chamado: "Velho Lobo Mau". A ideia seria apenas contar com a banda a dublar o áudio gravado em estúdio por outros músicos, mas creio que daria até para tocarmos a música, verdadeiramente, sem mesmo conhecê-la o suficiente, visto que tratou-se de um blues com harmonia tradicional e portanto, sem maiores dificuldades. Fomos avisados também que uma garota viria para fazer parte da filmagem, a atuar como atriz. Tudo bem, não haveria nenhum empecilho para que não cumpríssemos tal tarefa com facilidade.

Durante a apresentação do trio, "Mesa do Rock", a cantora superb, Amanda Semerjion canta, com dois rapazes atrás dela, e não identificados. O guitarrista, Marcello Pato também esboça estar a cantar informalmente, com a sua sua esposa, a produtora, Gigi Jardim a dançar (a usar chapéu vermelho). O guitarrista/cantor & compositor, Fernando Ceah está ao lado de sua namorada, a produtora, Vanessa Anchieta (encoberta) e o músico extraordinário, Roy Carlini, toca sentado, a usar óculos escuros. Uncle & Friends em gravação ao vivo no estúdio V8 em São Paulo / SP. 15 de setembro de 2019. Clicks, acervo e cortesia: Lincoln "The Uncle" Baraccat

Bem, Caio Durazzo Trio entrou em ação, a gravar três músicas de seu repertório e mais uma filmagem extra. Do lado de fora, mas com o estúdio a trabalhar com janelas abertas, configurou-se então, praticamente uma apresentação ao vivo, mesmo por que, a casa estava bem cheia com a presença dos convidados das três bandas e dada a simbiose ali estabelecida, na verdade o público foi formado por amigos em comum de todos. 

O som da banda soou de uma forma muito agradável e eu fiquei bem perto da janela a receber o seu impacto direto, por um bom tempo, a apreciar bastante a performance muito energética desse super trio versado pelo som Rockabilly, bem cinquentista. Veio a seguir o "Mesa Rock", que trata-se de uma formação intimista a apresentar violão, bateria e voz, a justificar o nome do combo, visto que a intenção dos seus componentes seria brincar com as mesas de samba, sempre protagonizadas por apresentações acústicas e improvisadas, mas neste caso a trabalhar com o Rock, no mesmo conceito. Outro super grupo formado por amigos, eu também apreciei assistir e ouvir os petardos que esse trio jovem e super talentoso ali detonou. Bem, chegada a hora, eis que Uncle & Friends foi convocado a entrar no estúdio e realizar a sua performance...

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário