sexta-feira, 16 de julho de 2021

Autobiografia na Música - Boca do Céu - Capítulo 68 - Por Luiz Domingues

Após o ensaio bem desfalcado que provemos em dezembro de 2020, somente com a participação do Osvaldo Vicino e da minha parte, Luiz Domingues, nós observamos um longo de hiato sem atividades marcadas, exatamente por conta da pandemia que se intensificara ainda mais nos primeiros meses do ano. No entanto foi por volta de junho de 2021, que devido à perspectiva ofertada pela nossa faixa etária, todos nós já havíamos enfim sido vacinados ao menos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, portanto, resolvemos combinar uma retomada dos trabalhos, desde que a observarmos todos os protocolos, seguramente.

Enquanto especulávamos sobre em qual estúdio marcaríamos tal ensaio, eu tive uma ideia, haja vista que os três membros que participariam dessa etapa inicial de ensaios preliminares, Osvaldo, Wilton e eu, Luiz, morávamos em bairros completamente distantes uns dos outros (Wilton na verdade, em outro município, Guarulhos-SP) e o Laert também a viver em outra cidade, no caso, São Vicente-SP e este só participaria em uma etapa mais avançada, com um grupo de músicas minimamente estruturadas para que ele pudesse interagir e opinar.

Por conta desta fase inicial, a ideia seria usarmos os pequenos trechos de canções que nós tínhamos guardados em mente e lhes dar um direcionamento para que pudessem se tornar músicas de fato.

Osvaldo Vicino e Wilton Rentero nas guitarras, com a minha presença (Luiz Domingues), encoberto. Ensaio do Boca do Céu em 23 de junho de 2021 no estúdio "Armazém" no bairro do Tatuapé em São Paulo. Click (selfie) e acervo: Luiz Domingues

A minha ideia foi então para minimizarmos a distância com um rodízio, em que a cada ensaio, promoveríamos o ensaio perto da residência de um de nós três músicos das cordas. Pois então eu lancei a proposta no grupo de WhatsApp da banda e todos gostaram dessa solução mais amena. 

Para o primeiro ensaio de 2021, eu pesquisei um estúdio no bairro do Tatuapé, a facilitar a vida do Wilton que morava no município de Guarulhos-SP, portanto próximo de alguns bairros da zona leste de São Paulo. Nem tão perto assim, mas seguramente mais próximo para ele, Wilton, que aceitou e o Osvaldo que estava a morar no Jardim Bonfiglioli, na região sudoeste da cidade, haveria de sofrer desta vez, mas que também aceitou e assim marcamos o ensaio.

Eu (Luiz Domingues), mascarado na frente e Wilton Rentero ao fundo. Ensaio do Boca do Céu em 23 de junho de 2021 no estúdio "Armazém" no bairro do Tatuapé em São Paulo. Click (selfie) e acervo: Luiz Domingues

Pesquisei via Google e descobri que haviam muitas salas de ensaio disponíveis no bairro e eu fiquei em dúvida entre duas, bem próximas da estação Tatuapé do metrô e culminei em fechar com um estúdio chamado: "Armazém", bem perto da Biblioteca Cassiano Ricardo, na avenida Celso Garcia, ou seja, próximo de onde eu morei em quatro endereços diferentes naquele bairro, em passagens distintas dos anos 1960 a 1980.

Ao final do trabalho, a confraternização final. Da esquerda para a direita: Osvaldo Vicino, eu (Luiz Domingues) e Wilton Rentero. Ensaio do Boca do Céu em 23 de junho de 2021 no estúdio "Armazém" no bairro do Tatuapé em São Paulo. Click (selfie) e acervo: Luiz Domingues

Foi inevitável, é claro, pois eis que muitas lembranças sobre a própria trajetória do Boca do Céu, que teve aquele quadrante do bairro como um cenário muito forte da sua história, advieram e assim, eu fiquei muito feliz por saber que os companheiros tiveram a mesma impressão, quando me relataram a mesma sensação que tiveram ao visitarem o bairro naquela tarde.

Bem, o trabalho foi em torno da restauração de três músicas do nosso repertório de 1976/1977: "Serena", "O Mundo de Hoje" e "Mina de Escola" e ainda houve tempo para o Wilton nos mostrar uma ideia nova de sua parte, a abrir a possibilidade de se criarem músicas de uma safra 2021, ou seja, que perspectiva interessante para que a banda pudesse resgatar as suas velhas canções setentistas e ao mesmo tempo, vislumbrar uma produção a apontar para o presente, século XXI em curso.

Wilton Rentero, eu (Luiz Domingues) e Osvaldo Vicino. Ensaio do Boca do Céu em 23 de junho de 2021 no estúdio "Armazém" no bairro do Tatuapé em São Paulo. Click (selfie), acervo e cortesia: Osvaldo Vicino

Bem, ficamos todos felizes com o primeiro trabalho preliminar e já deixamos determinado que o próximo encontro dar-se-ia em alguma sala de estúdio localizada nos bairros do Jardim Bonfliglioli, Butantã ou adjacências na zona sudoeste de São Paulo, para facilitar a vida do Osvaldo, desta feita.

No dia seguinte, ao postarmos fotos no grupo de WhatsApp da nossa banda, o Laert se emocionou, ao salientar que achava inacreditável que após longos quarenta e quatro anos, estivéssemos imbuídos daquela energia incrível que tivemos nos anos setenta e a trabalharmos com a restauração das nossas músicas daquela época. Perfeito, se coadunou com o mesmo sentimento que nós três tivemos ali no estúdio "Armazém", ou seja, eu adorei essa vibração natural que geramos em 23 de junho de 2021.

Na mesma configuração anterior. Ensaio do Boca do Céu em 23 de junho de 2021 no estúdio "Armazém" no bairro do Tatuapé em São Paulo. Click (selfie), acervo e cortesia: Osvaldo Vicino

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário