sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Sabores e Saberes - Por Telma Jábali Barretto



De quantos saberes, nuances, gostos, cheiros, cores, fragrâncias e tanto mais são construídas as bases de conhecimento, memória...

Todo nosso saber (consciente, já trazido à superfície!) vem das informações recolhidas desde sempre, nessa ou nas muitas e anteriores ‘encadernações’, personagens que  vestimos e, ao longo de um processo de composição, viemos dando forma ao que aqui, agora, compõe saberes adquiridos.

Pelas muitas vias acessamos informações, aprendendo entre doçuras, amargores, belas e constrangedoras visões, entre harmonias e dissonâncias, uma escola estamos cursando. Alguns de nós experimentando como convidativa aventura, outros sentindo e degustando em meio a ‘sofrências’ valorizadas e enaltecidas e tem, ainda, aqueles que passeiam entre altos e baixos, sem muito entender a que vieram... mas, mergulhando no mar e fluxo, oscilando entre dor e prazer naquilo que parece chegar aleatoriamente. 

Como não (re) conhecer, identificar que, em meio a nostalgias e anseios, que almejam (re) avivar ou experimentar tempos que não mais voltam, moradores em nossos registros e arquivos cuidadosamente (cientes ou não...?!) selecionados por vivências eleitas (também conscientemente ou não...?!...) que, quando forjadas, marcaram e tatuaram a alma! Lembranças que são verdadeiros quadros, paladar (re) avivador de histórias confortáveis, toques e perfumes capazes de fazer sentir antigos sentimentos trazidos à superfície e, quando submergem, produzem apegos, saudades, traumas... Quantas músicas e sons remontam a significativos, inesquecíveis momentos de determinado e transformador marco vivido.  Também aqui, alguns dos quais nos orgulhamos no melhor sentido que isso signifique, caracterizando nosso ganho, sucesso; outros bem confusos em meio a culpas e remorsos e...se sabiamente absorvidos, abençoados, todos serão pelo que nos ensinaram, amadureceram, deixando seu conhecimento nessa abundante e sagrada bagagem transportada. Entre staters e gran finales seguimos, repetindo a natureza com seus pit stops, estabelecidos em suas próprias e inexoráveis leis, que eternamente nos regem e convidam a conhecê-las!!!

E...de quantas sutilezas, compenetradas pelos sentidos todos, são tecidas vidas, coletivas e individuais, multiplicadoras daquilo que a nós vem e de nós sai, nesse replicar de trocas e contatos, plasmando a Vida em forma e contexto, entre células, átomos e cenários, continuamente emissores e receptores, produzindo e refletindo, captando e emitindo ondas, vibrações, indistinta e indiscriminadamente, fazendo uso da comidinha com cheiro e gosto, até tratados filosóficos, pequenas, passageiras e informais escutas sanadoras de sofrimento, oferecimento de um olhar apaziguador ou incisivo que desperta, acorda, nessa ebulição sempre presente, que deveríamos agradecer, reverenciando nossas antenas arquiancestrais e inspiradora dessa internautizada, quântica forma que, atualmente, usufruímos embevecidos, às vezes  submetidos a essa informatização, que sempre foi, é e será formato de crescimento e desenvolvimento como proposta intrínseca  do generoso Uni Verso de que somos parte!!! Jaya!!!

Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira Civil, é também uma experiente astróloga, consultora para harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga.
Nesta reflexão, fala-nos sobre a importância dos sentidos que ativam percepções e estabelecem associações múltiplas e que no seu bojo, denominamos : sabedoria acumulada. Mas que por outro lado, se não bem interpretadas, podem gerar erros inadmissíveis

2 comentários:

  1. Sim Telma, alma em sua trajetória milenar, e eterna, vai recolhendo em suas entradas e saídas no corpo físico "Encadernações ?" os materiais necessários para o processamento de seu desenvolvimento moral e intelectual, e para isso se utiliza também de cores , sabores e saberes, que o marcaram através dos tempos como você tão bem disse, além de em tempos atuais com a celeridades cibernéticas favorecerem a colheita do material.

    ResponderExcluir
  2. Tempos intensos, mais sabores e saberes a recolher, discernir, acolher e rejeitar...por isso, pensamos, tão estressados muitas vezes também?!Muito mais exercício de escolha que a todo tempo somos submetidos!
    Gratidão pela contribuição! _/!\_

    ResponderExcluir