segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 310 - Por Luiz Domingues

Hora do show, hora de homenagear a carreira de um dos Rockers mais perseverantes da história do Rock brasileiro e também para celebrar uma formação que muito orgulhosamente digo que está na história da Patrulha do Espaço. 

A expectativa foi grande, pois se em 2014 eu havia tocado em um show da Patrulha do Espaço como convidado e nesse mesmo show, o Marcello esteve conosco no mesmo palco, desta vez, com a presença garantida de Rodrigo Hid, nós obviamente tínhamos desta feita, a nossa formação na sua totalidade e não seriam apenas duas músicas, mas um show de choque, a ocupar quase a metade do espetáculo.

Patrulha do Espaço em sua formação "Chronophágica" (1999/2004), a ensaiar dias antes do show, no estúdio Orra Meu de São Paulo. Da esquerda para a direita: Luiz Domingues, Rodrigo Hid, Marcello Schevano e na bateria, Rolando Castello Junior. Click de Daniel "Kid"

Cheguei no horário combinado para aguardar a realização do soundcheck, nas amplas dependências do Sesc Belenzinho. Já havia tocado ali com o Pedra em fevereiro de 2013, mas nessa ocasião citada, no seu belo teatro. 

Desta feita realizar-se-ia o espetáculo na dita "Comedoria", um neologismo que criaram para designar um imenso salão onde existe um restaurante e uma lanchonete e ali realizam-se também shows musicais. Sem nenhum prejuízo artístico algum, o espaço chega a ser muito maior que o da famosa Chopperia do Sesc Pompeia, portanto, com um palco grande e a conter PA com enorme pressão e iluminação no mesmo padrão de um teatro, realizar shows ali foi uma garantia de exibição de alto padrão. 

Como o objetivo foi gravar todos os shows, eu vi que a unidade móvel do estúdio Orra Meu estava ali e com os irmãos Schevano e dois ou três técnicos a trabalharem intensamente. Fui informado de que tais profissionais eram altamente gabaritados na produção de áudio e que foram professores dos Schevano no curso que fizeram de operação/gravação de áudio, tempos atrás.

Fotos do soundcheck e no camarim com o amigo, Cesar Gavin, baixista e blogueiro da pesada. Patrulha do Espaço ao vivo no Sesc Belenzinho de São Paulo. 4 de novembro de 2016  Clicks, acervo e cortesia: Cesar Gavin 

Christine Funke, uma produtora musical que eu conhecera em 2014, por ocasião do show tributo em que participei em homenagem ao grande Hélcio Aguirra e que tornara-se muito amiga minha e de meus companheiros n'Os Kurandeiros de Kim Kehl, seria a "road manager" dos shows, o que deu-me alegria, dada a nossa amizade sedimentada. 

No camarim, eu passei um longo tempo a conversar com Marta Benévolo e Daniel Dalello, vocalista e baixista da então atual formação da Patrulha do Espaço e ambos, muito gentis, com o tempo a passar prazerosamente pela boa prosa regada a café com torradas. 

Aos poucos, muita gente conhecida foi a chegar e a agregar-se ao clima leve do camarim. O ótimo guitarrista Carlinhos Anhaia, um especialista em Country-Rock, Paulão Thomaz, meu amigo desde 1984, mais ou menos,; Ivan Busic que relembrou a gravação do LP The Key, d'A Chave do Sol em 1987 e como ele gravou a faixa: "A Woman Like You", sem a esteira da caixa ativada...  

Muita gente amiga no camarim. Da esquerda para a direita, Marta (esposa de Paulo Zinner), Mariana Schevano (esposa de Marcello Schevano), Rogério Fernandes (vocalista do Carro Bomba), Paulão Thomaz (atualmente no Kamboja), Paulo Zinner e Luiz Domingues. Na frente, agachados, Paulinho "Heavy" (Inox) e Cesar Gavin (baixista e blogueiro). Foto: Bolívia & Cátia 

E teve mais, contamos com os roadies da nossa fase, Samuel Wagner e Daniel "Kid" e eu cheguei a comentar com eles e na presença de Rodrigo Hid por perto: - "só faltou o nosso motorista, o "seu" Walter e seus gritos ensandecidos: -"sai da frente do azulão, seus FDP!" 

Rogério Fernandes, vocalista do "Carro Bomba", Paulinho "Heavy", vocalista do "Inox", e o excepcional baterista Paulo Zinner, também circulavam pelo camarim festivo. 

Outra figura sensacional, o baixista e agitador cultural/blogueiro da pesada, Cesar Gavin, aproveitou a ocasião para gravar diversas entrevistas nos bastidores, eu incluso, e claro, com o foco no Rolando, o grande homenageado dessa celebração toda. 

Conversamos muito sobre o meu livro, minha carreira, com direito a outros trabalhos por onde passei e foi muito prazeroso esse contato com um dos agitadores culturais mais ativos do métier.

Amigos queridos e personagens super citados no meu livro, em épocas e situações diferentes e/ou paralelas. Da esquerda para a direita: Marcelo "Pepe" Bueno (baixista do Tomada e meu ex- aluno), Cesar Gavin (baixista e blogueiro/agitador cultural), eu (Luiz Domingues), Luiz Carlos Calanca (dono da loja/gravadora "Baratos Afins" e produtor de dois discos d'A Chave do Sol nos anos oitenta), e Luciano "Deca"(guitarrista e meu colega de Pitbullls on Crack nos anos noventa... we've have a lift off!). Patrulha do Espaço ao vivo no Sesc Belenzinho de São Paulo. 4 de novembro de 2016. Foto: Bolívia & Cátia


Soundcheck realizado sem muita demora, a pressão estevea boa no palco e agora seria aguardar o início do espetáculo que dar-se-ia com a formação então atual da Patrulha do Espaço (mas nem tanto, pois o guitarrista titular, Danilo Zenite, não pôde comparecer e assim, Marcello Schevano assumiu), com vários convidados avulsos, incluso a esposa do Marcello que tocou bateria na música: "Robot".

Quando chegou a nossa vez, assim que eu subi ao palco, vi que uma reação muito forte irrompeu na plateia e ao mirar nos rostos das pessoas, pude ver em seus semblantes, uma emoção sincera. Tal sentimento bateu de encontro com a nossa em estarmos a revivermos a nossa formação. 

Não foi uma "volta", todos estavam comprometidos com outros trabalhos e o Rolando tocava a Patrulha do Espaço para frente com a sua nova formação da ocasião e ele mesmo mantinha outros trabalhos paralelos. 

Todavia, para nós, um show de choque doze anos depois da dissolução da nossa formação, foi um prazer, claro e acima de tudo, um resgate e um presente aos fãs do trabalho.

Doze anos depois e a formação Chronophágica novamente reunida. Uma mágica só possível graças ao Pote de Pokst, certamente! Patrulha do Espaço ao vivo no Sesc Belenzinho de São Paulo. 4 de novembro de 2016. Fotos, acervo e cortesia: João Pirovic 

Tocamos com muita garra o nosso repertório e mesmo não tendo havido tempo hábil para mais ensaios e apuro, os pequenos erros cometidos foram irrelevantes e dessa maneira, creio termos feito uma apresentação na altura das que fazíamos quando estávamos unidos a trabalharmos regularmente e em grande forma artística.
Patrulha do Espaço ao vivo no Sesc Belenzinho de São Paulo. 4 de novembro de 2016. Fotos, acervo e cortesia: Leandro Almeida 

Foi um prazer enorme tocar "Tudo Vai Mudar", pela canção em si, mas sobretudo pelo que ela representa em termos de "espírito chronophágico", o que sonhávamos mudar, o "religare" com que tanto sonhei, enfim... 
Patrulha do Espaço ao vivo no Sesc Belenzinho de São Paulo. 4 de novembro de 2016. Fotos, acervo e cortesia: Bolívia & Cátia

O público respondeu com muito calor humano e eu senti muitos flashs de máquinas fotográficas e as inevitáveis filmagens com telefones celulares e tablets em nossa direção. De fato, horas depois e já havia repercussão com tal material pelas redes sociais, o que foi bem estimulante e espelhou bem o clima dessa apresentação.
Patrulha do Espaço ao vivo no Sesc Belenzinho de São Paulo. 4 de novembro de 2016. Fotos, acervo e cortesia: Robson Tiburcio Paiva 

Missão cumprida, não na "Área 13", mas uma página avançada da formação chronophágica foi escrita nessa noite de 4 de novembro de 2016. Esteve de parabéns o Rolando pelos seus cinquenta anos de carreira e sem ceder em um milímetro sequer em torno das suas convicções Rockers, o que em meio a um país como o Brasil, tem valor dobrado, ou muito mais que isso.
"Tudo Vai Mudar" ao vivo no Sesc Belenzinho de São Paulo. 4 de novembro de 2016. Postado por Washington Santos

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=JLoUY6CFKNU
"Homem Carbono" ao vivo no Sesc Belenzinho de São Paulo. 4 de novembro de 2016. Postado por Washington Santos

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=cPEn1u834IQ   

E fica a perspectiva de mais um capítulo para a Patrulha do Espaço, entre o final de 2017 e início de 2018, quando fatalmente descreverei o lançamento dos CD's e DVD's da caixa comemorativa que será lançada dessa turnê, e eu até já sei quais faixas da nossa formação foram escolhidas para figurar no CD, mas não vou contar... deixa o lançamento acontecer
Luiz Domingues em destaque, como nos velhos tempos em que exercia a "Retomada" do sonho dos ideais sessentistas. Patrulha do Espaço ao vivo no Sesc Belenzinho de São Paulo. 4 de novembro de 2016. Foto, acervo e cortesia: Regina de Fátima Galassi

Portanto, continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário