terça-feira, 23 de outubro de 2018

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 312 - Por Luiz Domingues

Sobre o material que eu recebi do Rolando, certamente que fiquei contente ao verificar a sua qualidade sonora, além das imagens (a mencionar sobre o DVD), o material gráfico de suas respectivas embalagens, recheado com fotos e texto bem escrito, farta informação técnica etc. 

Aliás, isso não surpreendeu-me, por que eu conheço o Rolando de uma longa data e na qualidade de ex-componente da Patrulha do Espaço, sei bem de seu esmero para caprichar nesses quesitos, em todos os empreendimentos dos quais coloca-se à frente, na condução da produção geral dos mesmos. E sei bem que ele também escreve bem, portanto, não esperaria outra resolução a não ser um material muito bem embasado.

Sobre o CD, especificamente, como eu já alertei anteriormente a minha participação foi fruto de uma captura única, realizada no show em que a formação Chronophágica da Patrulha do Espaço reuniu-se para uma apresentação em conjunto com a então formação em vigor.

Usamos a metade final do espetáculo para a nossa reunião e certamente que foi mágico reviver a nossa fase dentro da história da banda. A nossa formação não atuava junta desde outubro de 2004, quando da dissolução de nossa formação. É bem verdade que o Marcello Schevano seguiu a tocar com a Patrulha do Espaço, reformulada, de 2005 em diante, até meados de 2008 ou 2009, mais ou menos. 

E em 2014, houve uma rápida inserção nossa, mas sem a presença de Rodrigo Hid. No caso, fora uma participação especial, em que eu e Marcello atuamos juntos com a formação regular da banda naquela ocasião. Portanto, essa reunião do quarteto chronophágico, foi mesmo especial em novembro de 2016.

Das canções que tocamos nessa noite de 4 de novembro de 2016, no Sesc Belenzinho de São Paulo, a se falar sobre o CD, ficaram registradas: "Ser", "Nave Ave" e "Homem Carbono". 

As três interpretações ficaram registradas sob muita energia. São de fato vigorosas e ouso dizer que estão carregadas por uma sensação diferente, muito provavelmente influenciadas pela carga emocional ali envolvida, embora eu possa atestar que no calor dos acontecimentos não registrei nenhuma anomalia decorrente disso. 

Estávamos apenas felizes pela reunião, após tantos anos e também pelo espírito da festa, visto que o que comemorou-se ali, na verdade foi a celebração pelos cinquenta anos de carreira do Rolando, portanto, houve essa sensação de honradez por estarmos a participar desse evento. 

Naturalmente que em "Nave Ave", quem comandou o teclado foi o Marcello Schavano e em "Homem Carbono", Rodrigo Hid, portanto a manter a tradição dos nossos áureos tempos dentro da Patrulha do Espaço.

Gravado pelo Estúdio Móvel Orra Meu
Técnicos de gravação e mixagem: André Miskalo, Gustavo Barcellos e Ricardo Schevano (Estúdio Orra Meu de São Paulo/SP)
Apoio na mixagem: Rolando Castello Junior
Masterização: Gustavo Vazquez (Estúdio Rocklab de Goiânia/GO)
Direção Musical Geral (Shows de São Paulo): Marcello Schevano
Lay-Out capa/Arte Final: Marta Benévolo
Ilustrações: Nico Foti
Foto CD (capa e fundo interno): Patrícia Soransso
Fotos Shows de São Paulo: Leandro Almeida e Edgar Franz (Bolívia) & Cátia Franz
Assistente de palco: Christine Funke
Roadies: Samuel Wagner; Diogo Barreto e Santana
Formação Chronophágica ao vivo no CD:
Rolando Castello Junior: Bateria
Marcello Schevano: Guitarra, Teclados e Voz
Rodrigo Hid: Guitarra, Teclados e Voz
Luiz Domingues: Baixo e Voz 

No caso do DVD, a captura das imagens e do seu áudio, seguiu o mesmo padrão, ipsis litteris, naturalmente a agregar outros profissionais responsáveis pelas filmagens e consequente edição, posteriormente. 

Além disso, o grande diferencial em relação ao material contido no CD, deu-se pela inclusão de uma música a mais de nossa formação, no caso, a canção: "Vou Rolar".

Portanto, a mesma energia e sinergia imprimidas em nossa performance do CD, repete-se na versão do DVD. Claro, isso também refletiu-se na questão das imagens, através da energia empregada no palco e tanto no mise-en-scène, quanto nas expressões faciais dos quatro componentes, isto é, tal fator ficou muito claro. 
A equipe técnica envolvida tanto no show em si, quanto na produção do CD é a mesma, naturalmente, portanto, só acrescento abaixo, o pessoal específico que cuidou do DVD; imagens. 

Equipe de Filmagem: Michel Camporeze Téer, Mizael Camporeze Téer, Vera Mendes, Dener Ariani, Ronaldo Mendes, Nazir Correa, Fautso Oliveira, Alessandra Oliveira, Edgar Franz e Cátia Franz.
Edição de imagens: Michel Camporeza Téer
Filmagem dos depoimento do Rolando: Patrícia Sbranso
Pós Produção de Imagens: Marcelo "Pepe" Bueno 
Arte de Capa e encarte: Marta Benévolo
Logo: Nico Foti
Fotos Capa e encarte: Santi Sombra
Arte fundo interno: Adrian Arellano
Label: Washington Santos

Músicas da nossa formação no DVD: 
1) Ser
2) Nave Ave
3) Homem Carbono
4) Vou Rolar

Formação da Patrulha do Espaço, fase Chronophágica, no DVD:
Rolando Castello Junior: Bateria
Marcello Schevano: Guitarra, Teclados e Voz
Rodrigo Hid: Guitarra, Teclados e Voz
Luiz Domingues: Baixo

Honrado por ter mais um material na minha discografia e filmografia na carreira doravante, em 2018, a missão posterior seria ainda mais emocionante, posso afirmar. 

Participar da turnê de despedida da trajetória da banda, outorgou-me a chance para escrever mais uma boa história com essa banda, mas muito mais que isso, estar no seu capítulo final, pelas circunstâncias anunciadas publicamente. 

Portanto, estar com a Patrulha do Espaço nesse momento, haveria de ser histórico e prazeroso, certamente.

E assim, realizados tais ensaios em fevereiro de 2018, no estúdio Orra Meu de São Paulo, os primeiros shows dessa turnê final, aconteceriam no estado do Paraná, na capital, Curitiba em 12 de abril de 2018 e no dia seguinte, na cidade interiorana de Ponta Grossa, no dia 13.

O último voo da nave interplanetária, a nave ave...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário