segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 94 - Por Luiz Domingues

Com o bom ensaio realizado durante a semana e uma apresentação informal realizada em meio a um show regular d'Os Kurandeiros, na véspera, quando Edy apareceu e passou o show inteiro ao vivo em nossa apresentação, nós ficamos seguros enfim, para iniciarmos a turnê "Toca Raul" com a presença de Edy Star e também com o percussionista, Michel Machado. 

Bem, o primeiro ponto a observar-se em relação a esta turnê, foi o fato de que ela montara-se em sua logística a prestigiar apresentações pelo circuito de Casas de Cultura da Prefeitura de São Paulo, sob a administração da Secretaria Municipal de Cultura. Por serem equipamentos montados em bairros longínquos, espalhados pelos quatro cantos da cidade, já fiquei feliz por saber que levaríamos o nosso show para espaços tão bem intencionados em sua missão para levar arte & cultura às populações mais carentes em oportunidades, em todos os sentidos e principalmente no tocante às questões culturais. 

Um prazer a mais, portanto, por poder ter contato com os moradores desses bairros tão distantes dos bairros mais centrais da cidade, que pela magnitude territorial da megalópole de São Paulo, ficam distantes da vida cultural mais proeminente da cidade. 

Alguns dias antes de realizarmos esse primeiro show da turnê, que realizar-se-ia na Casa de Cultura M'Boi Mirim, no extremo da zona sul de São Paulo, fomos informados que a banda de Heavy-Metal, Vodu, veterana dos anos oitenta e que recentemente anunciara a volta de suas atividades, também apresentar-se-ia no mesmo dia e mais que isso, uma informação vaga dera conta que haveriam outras atrações no mesmo dia. 

Fui o primeiro a chegar ao local, no dia da apresentação e tirante as dificuldades operacionais que enfrentei para arrumar um local para estacionar, visto que o entorno do equipamento cultural mostrou-se densamente povoado por estabelecimentos comerciais, incluso um mercado ao estilo Horti-Fruti, muito movimentado. 

Por sorte, arrumei uma vaga muito perto e tive o apoio de funcionários da Casa de Cultura, nesse sentido. Aliás, foi a minha primeira boa impressão ali, visto que eu fui muito bem recebido e tratado, de pronto, pelos funcionários da Casa de Cultura, do mais humilde ao mandatário máximo. 

Outra observação boa que eu fiz ali, logo que cheguei, veio do mural de atividades, onde eu tomei ciência de que muitas atividades sob cunho nobre, eram feitas gratuitamente a atender-se os moradores do bairro. Aulas de línguas estrangeiras, reforço escolar, aulas de dança e artes plásticas, atividades para a terceira idade e também, muito interessante, cursos de cultivo de hortas e pomares caseiros. Tudo gratuito e apoiado por um sem número de voluntários e em sua maioria, jovens. Impressionei-me por tudo isso e por ver o idealismo e ânimo dessa rapaziada em servirem a sua comunidade. 

Logo, uma apresentação iniciou-se, bem simples, com alguns músicos a dar um apoio para um grupo de dança folclórica a defender-se as tradições culturais do estado do Pará. Admirei a sua apresentação feita com bastante dignidade. 

Havia pouco público presente, o que achei estranho, visto ser um espaço bem localizado em um ponto do bairro do M'Boi Mirim, fartamente provido por um comércio pujante, e portanto, densamente povoado. 

Logo avistei a figura do baterista do Vodu, Sergio Facci e logo em seguida, outro velho conhecido, André "Pomba" Cagni, pessoas que conheço desde os anos oitenta. No caso do André, ele como sempre ativo na militância cultural e política, conversamos um pouco sobre o panorama político daquela atualidade e ele revelou-me que não candidatara-se para o pleito de 2018, visto ter empreendido tais tentativas em eleições anteriores, mas que estava na militância e logicamente apoiava certos candidatos que citou. 

Bem, logo chegaram os demais membros de sua banda e os guitarristas, apesar de serem veteranos em termos cronológicos, em nossa faixa etária, digamos assim, não eram os componentes originais, mas o simpático vocalista, Andrews Góis, que cumprimentou-me efusivamente, estava na formação dessa volta da banda às suas atividades. 

Eis que Carlinhos Machado chegou e assistiu comigo o final da apresentação do grupo de dança folclórica paraense. Kim Kehl também chegou e ambos tiveram dificuldades para estacionarem os seus respectivos automóveis. A tarde esvaía-se e o Vodu estava prestes a iniciar o seu show, quando Edy Star e a seguir, o percussionista, Michel Machado, chegaram.

Set List que cumprimos na apresentação. Os Kurandeiros + Edy Star na Turnê "Toca Raul". Casa de Cultura do M'Boi Mirim, de São Paulo, em 1º de setembro de 2018. Foto: Lara Pap 

O show do Vodu começou e o PA fora contratado por eles e compartilhado conosco mediante divisão de despesas. O equipamento pertencia e foi operado por um técnico chamado, Rizzo, que sonorizara um show d'Os Kurandeiros, realizado no Templo Club do bairro do Bexiga, em janeiro de 2016. 

Bem, eu pude assistir boa parte do show do Vodu e verifiquei que a equalização e também a iluminação providenciada pela equipe do Rizzo, trabalhou bem. E a banda mostrou estar muito bem afiada, em grande forma técnica e artística e mesmo que o Heavy-Metal não seja um gênero do meu agrado, mas dentro do estilo e da proposta deles, o show foi muito bom. 

Infelizmente, também na apresentação do Vodu, o público não apresentou um aumento do seu contingente. Uma pena, pois o palco estava bonito com um equipamento de som & iluminação terceirizado, sob bom nível e uma banda com qualidade a tocar.

Registros da apresentação. Os Kurandeiros + Edy Star na Turnê "Toca Raul". Casa de Cultura do M'Boi Mirim, de São Paulo, em 1º de setembro de 2018. Fotos: Lara Pap 

Subimos ao palco e iniciamos com uma pequena "overture" que o Kim criara, a evocar uma micro "pout-pourri" com citações de diversas canções do Raul Seixas, o alvo da nossa turnê com Edy Star.

Em seguida, tocamos "Pro Raul" canção do repertório d'Os Kurandeiros e que no set list, foi denominado como: "Raul foi para o Beleléu". 

E só então, entrou em cena, Edy Star, de fato uma grande estrela, o último membro da confraria dos "Kavernistas" ainda entre nós e de sua entrada em diante, foi uma sucessão de clássicos executados provenientes de sua carreira solo, do repertório dos Kavernistas, do qual foi membro e do Raul Seixas, seu grande companheiro de jornada artística. Não tivemos um grande contingente, mas este vibrou muito com as canções, a cantar, dançar e aplaudir com muito entusiasmo.

Flagrantes da apresentação. Os Kurandeiros + Edy Star na Turnê "Toca Raul". Casa de Cultura do M'Boi Mirim, de São Paulo, em 1º de setembro de 2018. Fotos: Lara Pap 

Todos nós divertimo-nos bastante nessa apresentação e saímos muito felizes com a receptividade do público e das simpáticas pessoas que cuidam desse espaço cultural. Foi no dia 1º de setembro de 2018. Um início muito bom para a turnê, lá no bairro do M'Boi Mirim, extremo da zona sul de São Paulo.

Eis abaixo, um especial com alguns momentos da apresentação d'Os Kurandeiros com Edy Star e Michel Machado, na Casa de Cultura do M'Boi Mirim, de São Paulo, em 1º de setembro de 2018.

Eis abaixo o link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=4W3N2MAwkD4

"Metamorfose Ambulante" (Raul Seixas), com Os Kurandeiros & Edy Star, na Casa de Cultura do M'Boi Mirim, em São Paulo, no dia 1º de setembro de 2018. 

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=weP3cK45CR4

"Al Capone" (Raul Seixas), com Os Kurandeiros & Edy Star, na Casa de Cultura do M'Boi Mirim, em São Paulo, no dia 1º de setembro de 2018.

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=pvFCXg5-oV4

"O Crivo" (Raul Seixas), com Os Kurandeiros & Edy Star, na Casa de Cultura do M'Boi Mirim, em São Paulo, no dia 1º de setembro de 2018.

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=hwkNoqzpCxw

"Maluco Beleza" (Raul Seixas), com Os Kurandeiros & Edy Star, na Casa de Cultura do M'Boi Mirim, em São Paulo, no dia 1º de setembro de 2018.

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=_rDCTMM7Q6o

"Êta Vida" (Raul Seixas), com Os Kurandeiros & Edy Star, na Casa de Cultura do M'Boi Mirim, em São Paulo, no dia 1º de setembro de 2018.

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=Tq6a5IdfBGw

"Quero Ir" (Raul Seixas), com Os Kurandeiros & Edy Star, na Casa de Cultura do M'Boi Mirim, em São Paulo, no dia 1º de setembro de 2018

Eis o Link para assistir no Yo Tube:
https://www.youtube.com/watch?v=Ys-OGZxSwrk
Confraternização final, pós-show. Da esquerda para a direita: Carlinhos Machado; Michel Machado; Edy Star; Kim Kehl e Luiz Domingues. Os Kurandeiros + Edy Star na Turnê "Toca Raul". Casa de Cultura do M'Boi Mirim, de São Paulo, em 1º de setembro de 2018. Foto: Lara Pap 

Então, o próximo compromisso dessa turnê seria apenas ao final de outubro. Mas ainda em setembro, houve boas novas para Os Kurandeiros, no campo da divulgação. A dar início, tivemos um especial com cerca de quarenta minutos de duração na Webradio Orra Meu, de Ribeirão Preto-SP, que foi ao ar, em 7 de setembro de 2018.
Em seguida, outro bom especial na Webradio RST, de Niterói-RJ, no ar em 19 de setembro de 2018.
E para coroar o apoio bom que tivemos em Webradios nesse mês, a música: "A Galera Quer Rock" foi marcada para ser executada no playlist da Webradio Crazy Rock, entre os dias 22 e 26 de setembro de 2018.
E assim fechamos o mês, felizes por tais acontecimentos e também por perspectivas que já avistavam-se para o mês subsequente.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário