quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 88 - Por Luiz Domingues

Após uma boa apresentação na tradicional Feira da Vila Pompeia, ao final de maio, nós tivemos uma surpresa maravilhosa, vinda de uma velho admirador da banda e meu amigo desde os anos oitenta. E para ir além, por tratar-se de um colaborador efetivo em diversas bandas por onde atuei. 

Falo sobre o produtor cultural, Antonio Celso Barbieri, radicado em Londres, no Reino Unido, desde 1987, mas certamente um dos mais ativos produtores musicais brasileiros, mesmo a distância, com uma lista de serviços prestados para inúmeros artistas e sempre de uma forma generosa, a pensar na causa e não em ganhos pessoais. 

Sei que já explanei sobre isso muitas vezes, mas Barbieri foi produtor de muitos shows d'A Chave do Sol, nos anos oitenta. Tentou ajudar o Pitbulls on Crack nos anos noventa, colaborou com a Patrulha do Espaço, mesmo antes de eu fazer parte da banda e também durante a minha formação e posterior a tal situação, é bem verdade. 

Ajudou de uma forma muita incisiva o Pedra, no caminhar dos anos dois mil e mesmo antes de eu entrar para a formação d'Os Kurandeiros, a partir de 2011, eu sabia que ele já havia prestado os seus serviços à nossa banda. 

Pois aconteceu que nesse instante, maio de 2018, eis que recebemos a notícia vinda de Londres a dar conta de que um vídeoclip fora produzido por ele, ao promover o novo single d'Os Kurandeiros, "Andando na Praia". Ora, que gentil de sua parte mais uma vez, e oportuno para ajudar na divulgação, visto que nós havíamos recém lançado tal nova canção e mal estávamos a divulgá-la pela internet.

Eis acima, o vídeoclip da música: "Andando na Praia", de Kim Kehl & Os Kurandeiros, produzido por Antonio Celso Barbieri

Eis o Link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=gBc7PrLXN70

Acesse o Site, "Memórias do Rock Brasileiro", dirigido por Antonio Celso Barbieri:
http://www.celsobarbieri.co.uk/memorias/

Então, particularmente eu fiquei bastante feliz por ter mais um elo a aumentar a corrente ligada pela colaboração, amizade e sobretudo, compactuação de ideais em torno do Rock, sob uma primeira instância, mas em linhas gerais, a compreender a música, arte & cultura, de uma maneira ampla. 

Sobre o vídeo em si, trata-se de uma peça simples em sua composição, pois Barbieri usou imagens de uma pessoa a filmar a sua própria caminhada por uma praia deserta. Singelo ao extremo, mas eficaz, sem dúvida alguma. 

Felizes por esse inesperado presente e que muito ajudou-nos a fomentar a divulgação dessa canção, lançamos o clip em questão, em junho de 2018, logo no começo desse mês. Mas não tivemos shows nesse mesmo período de junho. O próximo compromisso ocorreu apenas no mês subsequente, em julho.

Eis que voltamos à casa de espetáculos, "Santa Sede Rock Bar", um reduto sempre confortável e prazeroso para Os Kurandeiros. Desta feita, haveria a comemoração de diversos aniversariantes, já previamente marcados e entre tais pessoas que comemorariam os seus respectivos natalícios, a presença de nossa amiga, Jane "Philosofewords", uma entusiasta da nossa banda e viúva do meu saudoso amigo, Hélcio Aguirra. 

Animados com o sucesso virtual que o nosso novo single estava a concretizar e ainda mais pela recente inclusão no YouTube, de um clip especialmente produzido por Antonio Celso Barbieri, fomos com tudo para essa apresentação. 

Foto 1 : Carlinhos Machado em ação! Foto 1: Luiz Domingues em destaque. Foto 3: Kim Kehl em ação! Foto 4: Uma panorâmica da banda em ação! Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, em 7 de julho de 2018. Clicks, acervo e cortesia: Pat Freire
 
Com picos de euforia e casa muito lotada, foi uma das melhores apresentações de 2018, e leve-se em conta o fato que o show anterior que realizáramos, na Feira da Vila Pompeia, houvera sido, igualmente, excelente, a gerar euforia ao público presente. Tivemos mais uma surpresa, ótima. 

Eis que antes mesmo de iniciarmos a nossa apresentação, avistei adentrar o ambiente, a figura de Antonio Celso Barbieri e sua esposa. A passarem férias no Brasil, estavam em São Paulo para uma estada nostálgica e incluíram o show d'Os Kurandeiros, como uma atividade em sua agenda a ser cumprida no país. Mais que oportuno, foi em cima do lançamento do clip por ele produzido, graciosamente para a nossa banda e assim, tivemos o prazer de agradecer-lhe, pessoalmente. 

Travamos uma conversa agradabilíssima antes e depois do espetáculo, naturalmente, com direito a reminiscências e ali estavam presente duas figuras importantes do Rock brasileiro oitentista, que também o conheciam desde aquela época e igualmente, interagiram muito com ele, Barbieri, em diversas produções por ele perpetradas naquela década. 

Trataram-se de Paulo Toledo, o popular, Paulinho "Heavy", ex-vocalista do "Inox", também famoso por ser um comunicador de rádio & TV, e o baixista extraordinário, Ricardo Ravache, ex-Harppia e ex-Centúrias, uma das pessoas mais cultas e a apresentar uma educação refinada que eu conheço, aliás, essa opinião não é só da minha parte, tanto que Ravache é apelidado no meio, como: "The Lord" e não só pela cultura & educação avantajadas que ostenta, mas sobretudo pela sua extrema simpatia e generosidade. 

E ele sabe tudo sobre a História do Rock, além de ser um baixista excepcional. Bem, festa de todos esses personagens em torno da presença de Barbieri no recinto e tal confraternização reforçou a ideia de que tal jornada fora excelente para Os Kurandeiros.

Fotos 1 e 3: Luiz Domingues e Antonio Celso Barbieri. Fotos 2 e 4: Luiz Domingues, Kim Kehl e Antonio Celso Barbieri. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, em 7 de julho de 2018. Clicks: Lara Pap
 
A cantora, Gilda Elena e as produtoras musicais, Sandra Marques e Christine Funke, também estiveram presentes, assim como o radialista, Rogério Utrila, portanto, foi bastante animado, também por esse aspecto
Na foto 1: a banda a tocar e a nossa amiga e aniversariante, Jane "Philosofewords", a dançar animadamente, à nossa frente. Fotos 2 e 3: com a banda ao fundo pela perspectiva do público. Foto 4: Carlinhos Machado, a cantora, Gilda Elena e Luiz Domingues. Foto 5: Rogério Utrila, Ka Tagnin. Ricardo "The Lord" Ravache e as produtoras musicais, Sandra Marques e Christine Funke. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, em 7 de julho de 2018. Clicks: Lara Pap
 
Na semana subsequente, participaríamos de um evento promissor, promovido pela Secretaria de Cultura do Município de Osasco-SP. Em meio às festividades pelo "Dia do Rock", tocaríamos no dia marcado para a realização da final da Copa do Mundo de 2018, portanto, ufanismo a parte, se a seleção brasileira avançasse no torneio, ao atingir tal final, o nosso show correria o sério risco de se esvaziar, visto que estávamos escalados para tocar às 16 horas...

Continua...

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Maravilha, amigo Landoneto !

      Fico feliz por saber que está a acompanhar e gostar dos textos.

      Abração !

      Excluir