terça-feira, 6 de agosto de 2019

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 109 - Por Luiz Domingues

Uma honra para Os Kurandeiros, estávamos escalados para apresentarmo-nos em meio às festividades pelo aniversário da cidade de Osasco-SP. 

Várias atrações estavam arroladas para compor tal festejo, em vários eventos espalhados pelos bairros da cidade e acredito que tivemos sorte, visto que fomos designados para o evento a ser realizado no pátio do paço municipal da cidade, ou seja, o mais central dos espaços disponibilizados pela prefeitura dessa simpática cidade. 

E mais um aspecto positivo, não seria um contingente muito grande de artistas a apresentarem-se, fator comum em festas populares ao ar livre, geralmente. Pelo contrário, a programação musical seria bem enxuta, a apresentar um grupo de Rap, que normalmente são representados por vocalistas que não usam bandas tradicionais com músicos a tocarem verdadeiramente ao seu redor, mas estes apenas cantam em cima de sons disparados mecanicamente e nós, a seguir.

A ênfase da festa estava concentrada na atração de uma exposição de carros, com automóveis modificados em sua maioria e alguns carros antigos, também, além da oferta anunciada em termos de Food Trucks. 

Contaríamos com o guitarrista e cantor, Phill Rendeiro a reforçar a nossa banda e assim como ocorrera dois dias antes no Santa Sede Rock Bar, naturalmente que isso agregaria valor para o nosso trabalho. 

Fui para Osasco-SP, na carona com Carlinhos Machado e foi um prazer viajar em seu carro, a ouvir uma espetacular seleção formada por Rock Progressivo setentista em predominância, além da conversa sempre agradabilíssima e que sempre atinge a memória remota, visto que relembramos muitos fatos sobre os anos 1960 & 1970, décadas essas em que não conhecíamo-nos pessoalmente, mas vivemos muitos acontecimentos ocorridos, simultaneamente.

Chegamos bem ao local e verificamos que a tal exposição automobilística havia arregimentado um bom público, com muitas pessoas a filmarem e fotografarem amplamente os bólidos ali expostos, mas decepcionamo-nos um pouco com o seu teor, visto que em sua maioria esmagadora, os carros ali expostos eram os ditos "modificados", com aquele típico aspecto a mostrar-se as suas respectivas suspensões rebaixadas e a exibirem equipamento de som a parecer um mini PA ambulante (não é Beethoven, tampouco, King Crimson o que os donos desses bólidos costumam tocar sob volume ensurdecedor, infelizmente), portanto, não agradou-nos em nada. 

Dos poucos carros "vintage" ali expostos, gostamos apenas de uma Kombi e um Fusca, ambos sessentistas e impecáveis. A Kombi, que devia ser de 1964 ou 1965, arrancou suspiros e reminiscências da parte do Carlinhos, que contou-me sobre ter aprendido a dirigir na Kombi de seu pai etc. e tal. 

No meu caso, diante daquele Fusca 1300, ano 1967 e com cor "bordô", impecável, foi inevitável lembrar-me do tempo bom em que o meu pai teve um exemplar desses, justamente entre 1967 e 1968, o que trouxe-me lembranças muito boas, certamente.

Os Kurandeiros em ação no palco. Kim Kehl & Os Kurandeiros no aniversário de Osasco-SP, em 10 de março de 2019. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap

Feita essa vistoria à exposição, eis que notamos a chegada de Kim Kehl e Lara Pap. Nesse ínterim, o grupo de Rap já estava a apresentar-se. Bem condizente com as expectativas criadas pelo tipo de público que estava a admirar os tais carros "modificados", achei que a apresentação dos rapazes do Rap, cairia como um
a luva e que o nosso som geraria uma estranheza generalizada, mas curiosamente, os rapazes gastaram a sua verborragia, não exatamente musical, sem angariar nenhuma atenção do público, que mostrou-se não frio, mas gelado em relação ao esforço dos artistas ali em cima do palco. 

Chato, é claro, pusemo-nos então a aplaudirmos a cada final de número deles, a denotar mais que um sinal de respeito de quem sabe o quanto é duro subir em um palco e não receber nenhuma reverberação popular, mas para ver se as nossas parcas palmas geravam um efeito multiplicador, no entanto, o nosso esforço foi em vão, visto que as pessoas estavam mesmo interessadas nos carros ou em comer & beber pelos Food Trucks. Paciência, tentamos ajudar, mas não conseguimos.

A nossa banda em ação, pela percepção do fotógrafo, Marcos Kishi. Kim Kehl & Os Kurandeiros no aniversário de Osasco-SP, em 10 de março de 2019. Clicks, acervo e cortesia: Marcos Kishi

Antes de subirmos ao palco, fomos informados que haveria uma rápida apresentação de dança "fitness", comandada por professores e assim, ao som de ritmos baianos carnavalescos, vimos de longe a movimentação, que atraiu um razoável contingente a aproveitar a aula gratuita, notadamente formada por mulheres e crianças em sua maioria. 

Foi rápido, ainda bem, visto que com todo o respeito aos seus admiradores, mas após uma apresentação de Rap, seguida de uma seleção versada pela "Aché Music", a nossa ambientação lounge para fazer um show de Rock, estava devidamente arruinada. 

Ossos de ofício, fomos enfim, ao palco e ali eu surpreendi-me com a atuação do técnico responsável pelo PA. Não recordo-me de seu nome, para citá-lo, infelizmente. Tratava-se de um equipamento modesto e com o rapaz a trabalhar sozinho. Pasmem, ele controlava o PA, a monitoração e atuava como roadie, tudo ao mesmo tempo. 

Pois foi assim, aos trancos e barrancos para lidar com um equipamento precário e principalmente por atuar sozinho, que esse rapaz mostrou o seu valor, ao ser solícito e na medida do possível, proporcionar-nos um som bastante aceitável. 

Nesta altura dos acontecimentos, com quase quarenta e três anos de carreira, foi mais uma comprovação que eu tive em torno do valor anônimo de certos profissionais humildes, caso desse rapaz, em contraste diametralmente oposto com muitos outros que atuavam com tecnologia de ponta, arvoravam-se em serem super técnicos preparados por cursos feitos no exterior, mas que na prática, desapontavam e pior ainda, destilavam soberba desmedida, ao agirem como estrelas temperamentais e afetadas.

Mais flagrantes da banda em ação! Kim Kehl & Os Kurandeiros no aniversário de Osasco-SP, em 10 de março de 2019. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap

Começamos enfim o nosso show e o contingente presente a verdadeiramente prestar atenção, melhorou consideravelmente. Alguns Rockers surgiram a prestigiar-nos, caso do bom guitarrista osasquense, Marcio Pignatari, com alguns amigos, o fotógrafo superb, Marcos Kishi e o guitarrista, Nição Altino, acompanhado de sua bela namorada, Tili Roxy Andreotti. 

O show começou bem animado, colocamo-nos a tocarmos muitas canções, baseados em nosso repertório autoral e estávamos satisfeitos com o som, na medida em que vimos ser o melhor possível diante das circunstâncias. Mas uma intempérie anunciou a sua chegada, visto que enquanto tocávamos, víamos nuvens negras a formar-se no horizonte. 

Pelo posicionamento do palco, foi possível deduzir que alguns bairros da zona oeste de São Paulo, que fazem divisa com Osasco, já estavam a serem castigados por um temporal e que em uma questão de minutos, a chuva alcançar-nos-ia. Já passava da metade do nosso show, quando os primeiros pingos começaram e o técnico ficou desesperado ao dizer-nos que começaria a cobrir algumas peças do PA, com lona impermeável e que seria prudente tocarmos a música em curso e anunciarmos o encerramento. 

De fato, os pingos intensificaram a sua força e em poucos segundos, caracterizou-se então uma forte chuva. Bem, diante das circunstâncias, encerramos, mas sem lamentar muito o corrido, visto ter sido uma imposição pela força da natureza e além do mais, o público evadira-se a buscar abrigo, aos primeiros pingos, portanto, em nossa concepção, a missão foi cumprida.

O guitarrista e amigo, Nição Altino, a posar com Kim Kehl (foto 1) e comigo, Luiz Domingues, na foto 2. Kim Kehl & Os Kurandeiros no aniversário de Osasco-SP, em 10 de março de 2019. Acervo e cortesia: Nição Altino. Clicks: Tili Roxy Andreotti

Começamos a recolher os nossos instrumentos e acessórios, quando o improvável ocorreu: a chuva cessou completamente. Estranho fenômeno, foi tão súbito que pareceu-nos um ato premeditado miraculosamente a determinar o encerramento precoce, porém sem prejuízo algum à imagem da banda. 

Enquanto víamos o palco ser desmontado pelo seu abnegado técnico solitário e com o pátio esvaziado, apenas com a presença dos funcionários dos Food Trucks a desmontarem os seus empreendimentos ambulantes, igualmente, tivemos tempo para uma conversa agradável com os amigos que ali foram a prestigiar-nos e saímos posteriormente de Osasco-SP, com uma sensação boa de dever cumprido. 

Foi assim, então, aniversário de Osasco-SP, em 10 de março de 2019, show d'Os Kurandeiros no Paço Municipal dessa agradável localidade, com um público não exatamente numeroso, mas significativo e com direito a uma interrupção imposta pelos desígnios de São Pedro.

No pós show, com amigos queridos da banda. Da esquerda para a direita: Nição Altino, Tili Roxy Andreotti, Kim Kehl, Luiz Domingues, Carlinhos Machado, Phill Rendeiro e Marcos Kishi. Kim Kehl & Os Kurandeiros no aniversário de Osasco-SP, em 10 de março de 2019. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap  

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário