sábado, 24 de agosto de 2019

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 187 - Por Luiz Domingues

Fui o primeiro a chegar à unidade do Sesc Belenzinho de São Paulo, por volta de 13:30 horas do dia 5 de abril de 2019. Adentrei o auditório e deparei-me com o seu interior inteiramente deserto. 

O backline não estava montado ainda, mas eu sabia que os técnicos do PA e da iluminação chegariam a qualquer instante. Mas quem eu vi primeiro surgir, foi o nosso técnico de PA, Renato Coppolli. 

Foi quando esclareceu-se, que na verdade ele fora o primeiro a chegar e que ao comprovar a ausência da equipe técnica do Sesc, resolvera ir tomar um café. 

Dali em diante, durante cerca de trinta minutos em que ficamos a conversar, foi um diálogo muito agradável sobre música, operação de áudio e a sua atuação como músico, quando fora membro de uma banda de Blues que atuou bastante nos anos 1990, além do fato, também dele ser igualmente um baixista, Renato falou-me sobre os baixos que possui e já possuiu e somente a tratar-se de instrumentos de um alto quilate, vintage. 

Aos poucos, os técnicos chegaram e a montagem do backline mostrou-se muito eficiente. Observei os primeiros trabalhos de afinação do PA, por parte do Renato, auxiliado prontamente e com muita simpatia, pelo técnico de monitor, um rapaz chamado: Leandro, que também mostrou-se muito competente, além de solícito. 

Rodrigo Hid chegou acompanhado pelo amigo, Daniel "Kid" Ribeiro, que mais uma vez trabalharia conosco, como roadie. Ivan Scartezini chegou a seguir.

Flagrantes do soundcheck vespertino do Pedra. Pedra no Sesc Belenzinho de São Paulo, em 5 de abril de 2019. Clicks, acervo e cortesia: Daniel "Kid" Ribeiro

Xando Zupo veio acompanhado de dois novos roadies que arregimentara recentemente, no caso, os jovens: Luiz Henrique e Mateus. Sobre o Luiz Henrique, ele o conhecera a trabalhar em uma oficina de luthieria e pelo fato de que costumava levar as suas guitarras para fazer a manutenção, portanto, Luiz também tinha (tem) essa formação como luthier e toca guitarra, igualmente. 

No caso de Mateus, esse rapaz lembrou-me bastante o meu amigo, Nição Altino, que eu conhecera nos idos de 2017, por conta de seu visual a la "Glam-Rock" dos anos oitenta e também a lembrar os personagens dos filmes da franquia, "Piratas do Caribe". 

Esse rapaz, além de auxiliar como carrier, seria o vendedor oficial na loja ambulante que venderia produtos do Pedra e no caso, além dos discos disponíveis, Pedra e Pedra II, camisetas foram confeccionadas especialmente para a ocasião.

Detalhe da estampa da camiseta que foi produzida pela produção comandada por Xando Zupo, especialmente para esse show comemorativo. Pedra no Sesc Belenzinho de São Paulo em 5 de abril de 2019. Acervo: Luiz Domingues

O soundcheck comandado pelo Renato Coppolli foi positivo, embora extenso e essa sempre foi uma queixa minha sobre o comportamento dessa banda no passado, mas eu relevei, visto ser um show comemorativo e nada poderia destituir-me da leveza pela qual encarei tal reunião, naturalmente. 

Em meio ao soundcheck, eis que o grande artista plástico, Diogo Oliveira, chegou às dependências do teatro. Munido com o equipamento que acoplaria ao maquinário da iluminação, ele executaria durante o show, um intermitente atuação a desenhar simultaneamente, desta feita a usar de tecnologia digital.

Ivan Scartezini & Xando Zupo na primeira foto. Abaixo, a banda a fazer o soundcheck coletivo. Click, acervo e cortesia: Luiz Fernando Nascimento (foto1) e Daniel "Kid" Ribeiro (foto 2)
 
Assim que encerrou-se o trabalho do soundcheck, eu vi chegar o amigo, Cesar Gavin, que veio cedo para poder gravar uma entrevista exclusiva com o Rodrigo Hid. Assisti grande parte da entrevista do mezanino que dá acesso ao camarim. 

Cida Cunha foi a produtora do show e esteve presente sob sacrifício, visto que justamente naquela semana, tivera um problema de saúde bastante incômodo, entretanto, ela não esmoreceu e cumpriu a sua função ali. 

Michel Téer Comporeze e Fausto Oliveira trouxeram as suas máquinas e mesmo com as restrições impostas pelo Sesc, prontificaram-se a filmar o show.

Da esquerda para a direita: Xando Zupo, o grande Cesar Gavin e eu (Luiz Domingues). Clima descontraído no camarim, antes do show iniciar-se. Pedra no Sesc Belenzinho de São Paulo, em 5 de abril de 2019. Click, acervo e cortesia: Grace Lagôa

Tudo pronto, nós ouvimos o primeiro sinal do teatro, depois o segundo e quando soou o terceiro, já estávamos atrás na coxia, a ouvir o áudio disparado pela produção, a ventilar as normas de segurança observadas pelos bombeiros, mediante a apresentação formal da parte de uma locutora oficial do Sesc, a anunciar... -"com vocês: "Pedra"...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário