terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Crônicas da Autobiografia - A Ajuda da Boca para Fora - Por Luiz Domingues


                        Aconteceu no tempo do Pedra, em 2008

É comum em uma reunião informal, mediante uma conversação a esmo, que alguém mencione que poderia auxiliar uma outra pessoa em algum aspecto levantado no bojo da discussão. Isso ocorre geralmente em momentos descontraídos, onde ao ouvir-se algum tipo de colocação que esteja mais ou menos próximo da sua alçada, uma pessoa mencione que teria ao seu dispor, uma solução, por trabalhar em um ramo que tenha a ver com a problemática ali discorrida, ou mesmo por conhecer alguém que seria um facilitador para o interlocutor resolver o seu problema ali exposto. 
 
Tal predisposição é feita de uma maneira geralmente impensada, na base do puro reflexo e imbuído de um sentimento de bom-mocismo, mas que geralmente cessa, assim que o assunto muda dentro da roda de conversa. No entanto, quem está a necessitar de uma ajuda e ouve alguém espontaneamente a apontar para uma solução, interpreta tal oferecimento de uma forma literal e cobra, mesmo que de uma forma educada, tal resolução, pois a sua agonia está diametralmente oposta à falta de interesse de quem em vão propôs ajudar, mas que na verdade, apenas tencionara ser agradável naquele momento efêmero, sem no entanto, manter a menor intenção de ajudar de fato. 
 
Claro que há exceção e pessoas que não falam por falar, existem e de fato prontificam-se a cumprirem o que prometeram, mas é uma realidade, a maior porcentagem de pessoas que assim pronunciam-se, na prática, mostram-se muito incomodadas por receberem telefonemas, mensagens via internet ou até visitas presenciais, feitas da parte de quem acreditou que poderia de fato ser auxiliado nessa circunstância descrita.
Isso ocorreu muitas vezes comigo, Luiz Domingues, em diversas situações ocorridas em bandas pelas quais eu atuei e eu também fui testemunha do mesmo ocorrido com diversos colegas, em questões semelhantes.

Por exemplo, recordo-me de uma ocasião em que eu e meus companheiros do “Pedra”, fomos conceder uma entrevista em uma emissora de rádio e o locutor, que era bem famoso na ocasião, através do meio radiofônico, falou-nos reservadamente, ainda no estúdio da emissora, que gostava do nosso trabalho e que gostaria de ajudar-nos a galgar degraus mais acima em nossa carreira e para tal, ele alegou dispor de contatos com a cúpula de outras emissoras, inclusive alojadas na difusão cultural mainstream, além de empresários e executivos da indústria fonográfica. 
 
Ótimo, é claro que aceitamos de bom grado um auxílio que viesse da parte de qualquer pessoa e nesses termos, por ser um radialista famoso, não houve motivo para não acreditarmos que ele teria realmente bons contatos e em segundo lugar, que estivesse sinceramente imbuído de boa vontade para ajudar-nos.
Marcamos então uma visita ao seu escritório para aprofundarmos esse seu gentil oferecimento, mas o que aconteceu em tal visita, revelou-se um constrangimento sob via dupla. Isso por que, assim que chegamos (no caso, eu, Luiz Domingues e Rodrigo Hid), notamos no semblante desse rapaz, que ele estava constrangido com a nossa visita. 
 
Nessa altura, cerca de 2008, eu já ostentava uma condição como veterano na música e no Rock, e até o Rodrigo Hid, que ainda era bem jovem, já havia acumulado uma bagagem grande, portanto, nós não ficamos nada surpreendidos com a situação, visto que não fora a primeira vez em que deparávamo-nos com um imbróglio desse nível e inclusive, eu e Rodrigo já havíamos passado por algo semelhante, juntos, como tripulantes a bordo da nave da Patrulha do Espaço, anteriormente.

O rapaz foi educado, não posso queixar-me nesse aspecto, por que ele não foi deselegante de forma alguma, pois aceitara receber-nos, mediante o nosso contato telefônico prévio, convidou-nos a entrar e ofereceu-nos café, todavia, o seu desconforto mostrou-se enorme, na medida em que ficara nítido que o apoio que alardeara ofertar-nos, quando de nossa visita à emissora em que trabalhava, fora um discurso vazio, bem naquela predisposição efêmera sobre a qual eu aludi ao início desta crônica. 
 
Sem ter nada concreto para oferecer-nos, foi muito embaraçoso quando ele, no afã para tentar cumprir o que alardeara-nos anteriormente, sugeriu que a melhor medida que a nossa banda poderia adotar para buscar uma melhor notoriedade pública, seria inscrevermo-nos em uma Rede Social da internet, chamada: “Myspace”, que foi a grande coqueluche daquele instante, por supostamente ter sido uma rede social formada por artistas e aspirantes a. 
Não demorou muito e tal rede entrou em um processo de decadência acentuada, pois na prática, essa rede não levava ninguém a lugar algum, visto que era formada essencialmente por artistas a mostrarem os seus trabalhos, uns aos outros, portanto, servia apenas para forjar amizades com quem pensava parecido em termos estéticos, aliás, como em qualquer rede social da Internet. 
 
Dessa forma, quando esse rapaz insistiu para que adotássemos tal estratégia de divulgação para alavancar a nossa banda e mostrou-se patente ser apenas essa a sua grande orientação que ele teria a nos ofertar, eu e Rodrigo agradecemos pela “informação”, também pela acolhida e café, mas partimos, sem ressentimentos para com ele, pois percebemos de imediato que a sua colaboração anteriormente expressa, houvera sido uma clássica colocação de momento, sem nenhuma profundidade, como muitas vezes acontece não apenas no meio artístico, mas na vida de uma maneira geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário