sábado, 7 de dezembro de 2019

Procrastinação - Por Telma Jábali Barretto


Essa costuma ser uma boa época para as mais diversas reflexões : promessas, votos e... como não e, também, cobranças ! Sim, cobranças em meio a tantos sentimentos bonitos, facilmente, são trazidos, lembrados, nesse momento de confraternizações e generosidades abundantes, pendências... 

Quanto atentos somos aos empenhos antigos, atuais, lembranças daquilo que nos propusemos e, ainda, não cumprimos... Quando propósitos de média e longa distância relevamos ! Mas... mas... aqueles que reiteradas vezes permanecem à espera, incomodados ! E quanto ?!... O suficiente para ter ao menos a coragem de encarar? Armados de mil de desculpas, nem sempre convincentes ? Planos bem organizados para dar sequência e fecho a seguir...ou uma despreocupação, deixa para lá, como quem está familiarizado a não levar tão a sério as próprias decisões e escolhas ! Delicado isso... que, nem sempre, caracterizará um procrastinar ou conheça, valorize o verbo... Dolorido mesmo aquele disposto a concluir, sem demora ou ansiedade, enfrentado os conhecidos medos, autossabotes, exagerado perfeccionismo, arrogância do ‘vou tirar de letra’, etc...etc... e passeie, melhor, caraminhola, sofre com as continuadas prorrogações a cada investimento, às vezes dando nome, outras à procura do entendimento do próprio mecanismo viciado... e... até chamando de sina ou karma esse já repetido funcionamento. 

Labirinto de sentimentos por desvendar, assim chegando a ápices de crises internas, de consciência... Antes disso, só mesmo uma procissão de acontecimentos desconfortáveis que, ao final, trarão alívio...se e quando concluído... Pouca satisfação no agir e... caso em áreas localizadas e bem definidas, pouco, também, a preocupar !

Sendo um traço de personalidade carregará o peso a cada compromisso ou dever assumido e... como viver sem eles ?!... Um transitar pela jornada sem experimentar as pequenas satisfações do bem fazer no ‘aqui e agora’, entre singelas agendas e horários da rotina não respeitados, às mais sérias responsabilidades deixadas, empurradas aos limites de uma anunciada exaustão para quem o tempo, seu arqui-inimigo, impõe sua medida do viver harmônico com a disciplina de acessar o ritmo da maturidade... aprendizado de quem transpôs os medos e, com os pés bem fincados no chão da realidade atual, ousa e tem a paciência- paz ciência- consigo, de investir, aprender e apreender nesse construir da realidade almejada! Bem-vindo alvorecer, então... que assim virá !!!

Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga; consultora para a harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Nesta reflexão, fala-nos sobre a questão da procrastinação, ou seja, o grande dilema humano em adiar a tomada de decisão, atitude e ações concretas para mudar qualquer situação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário