sábado, 14 de dezembro de 2019

Crônicas da Autobiografia - O Falso Incentivador de Talentos - Por Luiz Domingues


             Aconteceu no tempo d’A Chave do Sol, em 1986

Apesar da nossa banda jamais ter chegado perto de um espectro popular, não significou que não tenhamos tentado atingir uma mídia mais abrangente, popular em essência e até popularesca, pois nunca nutrimos preconceito contra nenhum meio difusor de cultura. 
 
É lógico que sabíamos que a nossa estética não permitiria que um dia alcançássemos uma popularidade gigantesca, pois se mostrava óbvio que não seria o caso. E nem desejávamos tal sucesso nesses termos, porém, por outro lado, sempre achamos válido participar de programas de rádio e TV não necessariamente fechados no espectro do Rock e igualmente contarmos com reportagens ao nosso respeito, publicadas em jornais e revistas populares. 

Aliás, isso de fato ocorreu e eu diria com uma profusão até surpreendente, pois a nossa banda foi habitue de um programa radiofônico bastante popular da Rádio Excelsior/Globo de São Paulo, no caso do “Balancê”, apresentado por Fausto Silva. 
 
Participamos também de programas na Rádio Jovem Pan, aparecemos em muitos programas femininos na TV aberta e até em programa com a participação do famigerado, “Menudo” já havíamos  participado, além de termos sido citados em publicações como jornais e revistas populares, tais como: “Amiga TV Tudo”, Revista “Homem” e o Jornal “Notícias Populares” (este último, a se tratar do famoso: “espreme sangue”, um jornal centrado no jornalismo policialesco e notadamente sensacionalista a abordar crimes hediondos, daí a pecha de verter as suas páginas em sangue).
"Saudade" (Rubens Gióia/Beto Cruz), proveniente da demo-tape que a nossa banda gravou em abril de 1986.

Eis o link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=nKeUh16MY_I 

Então, sem preconceitos, resolvemos em 1986, assim que lançamos uma demo-tape com material inédito, abordar alguns programas populares de algumas emissoras de rádio e TV, pelos quais o pai do Rubens Gióia, o saudoso e muito bondoso para com a nossa banda, Dr. Rafael Gióia Junior, mantinha boas relações de amizade. Isso dava-se pelo fato do Dr. Rafael ter tido em paralelo à sua carreira política (ele foi vereador na cidade de São Paulo, deputado estadual e deputado federal por vários mandatos), uma atividade como poeta, com livros lançados (e discos a declamar os seus poemas), e também por ter sido radialista, sobretudo. 
 
Como radialista, ele manteve um programa por muitos anos em emissoras de alto padrão da cidade de São Paulo e por conta dessa atuação, conhecia muitas pessoas no meio radiofônico e também no televisivo. Mesmo afastado de tal atividade naquele momento dos anos oitenta, ele ainda conhecia muita gente que estava na ativa no meio e ao ter em vista que a nossa banda crescera por nossos próprios esforços, mediante uma batalha árdua que travávamos desde 1982, de livre e espontânea vontade, sinalizou que gostaria de auxiliar-nos, visto que nós também deixamos claro que estávamos abertos a explorar programas fora do mundo do Rock, onde justamente ele detinha contatos. 

Eis que ele preparou então uma bela carta de apresentação, personalizada para cada contato que detinha e foram muitos, na prática. Mediante o material da banda e as cartas do Dr. Rafael, visitamos escritórios de produção radiofônica, televisivas e redações de jornais e revistas populares. 
 
Na prática, o resultado obtido em nosso favor foi nulo, pois certamente que o nosso som fugia do espectro habitual desses órgãos difusores e assim, nem ficamos inteiramente frustrados com tal resultado pífio, em face da realidade de sermos artistas a atuarmos em um outro mundo estético, sem dúvida.
Entretanto, em um caso em específico, algo muito desagradável ocorreu. Tratou-se de um programa popular de TV, muito tradicional e que na época era exibido pelo TV Record de São Paulo. 
 
O seu apresentador era um sujeito com longa trajetória já ostentada naquela época, famoso por inventar bordões e maneirismos popularescos. Para muitas pessoas, ele era um exemplo de bom-mocismo, por forjar a imagem de que ajudava artistas iniciantes a galgar degraus na carreira etc. e tal. E ao contrário de outras pessoas que foram recomendadas pelo Dr. Rafael, mais a atuar nos bastidores, neste caso, o seu contato direto foi com esse comunicador em pessoa.
Eu, mesmo em pessoa (Luiz Domingues), fui o designado para estabelecer a abordagem com o tal apresentador e senti-me seguro por estabelecer tal contato, pois além de estar acostumado a visitar emissoras e redações, havia em minha posse a carta do Dr. Rafael à minha disposição, como uma espécie de salvo-conduto valioso.  
 
Aliás, esta foi na prática, uma das minhas únicas boas lembranças dos anos oitenta, visto que eu tenho saudade do tempo em que não havia nenhuma dificuldade para um artista independente, em pessoa, fazer tal tipo de abordagem em uma redação, algo impossível nos dias atuais).
 
Nessa altura, já com alguma experiência acumulada sobre os meandros da mídia, foi evidente que eu não considerei como tudo acertado sem reservas, visto que nesse mundo, mesmo com tais bons indícios dos quais eu dispunha, na verdade eu já havia acumulado frustrações nos anos anteriores e tornara-me mais cauteloso para lidar com os órgãos de comunicação. Ainda bem que fui com tal reserva pessoal, aliás, pois uma surpresa desagradável ocorreu-me. 
Cheguei às dependências da TV Record, que ainda mantinha os seus estúdios nas suas velhas instalações localizadas na Avenida Miruna, no bairro de Moema, zona sul de São Paulo e enquanto aguardei pela chegada do tal astro da TV, eu tive um momento de recordação pessoal muito boa ao mirar aqueles painéis antigos que ostentavam fotos de momentos gloriosos que essa emissora obtivera nos anos cinquenta e sessenta, sobretudo. 
 
Foi quando um funcionário da emissora avisou-me que o figurão chegara e que atender-me-ia em poucos minutos. Todavia, assim que vi a persona do tal astro popular, já notei que o seu passo apressado em minha direção, a somar-se ao seu semblante fechado a denotar extrema contrariedade, não fora um bom indício. 
 
Em uma questão de segundos, ele mal respondeu a minha saudação de “boa tarde” e com muita rispidez, falou em um tom duro: -“o que você quer?” Bem, ao notar que ele estava nada receptivo, fui o mais sucinto que eu pude em minha explicação e nem mesmo quando citei o nome do Dr. Rafael, ele sensibilizou-se e deu-me um mínimo de atenção.

Profundamente contrariado, esse senhor falou-me que não estava a entender o que eu desejava, como se fosse possível não haver compreendido a minha explicação muito objetiva. Irritado, ele ignorou o material de minha banda, para sair a resmungar que estava muito ocupado e que simplesmente não tinha tempo para ouvir alguém a perturbá-lo, mas logicamente a usar um outro palavreado, ao insinuar que uma determinada parte da sua anatomia masculina tendia a inflar-se quando era sujeita a aborrecimentos em geral.
O saudoso, Dr. Rafael Gióia Junior, pai do nosso guitarrista, Rubens Gióia. Poeta sensível, ele soube valorizar com galhardia o trabalho da nossa banda, A Chave do Sol e foi um incentivador da nossa luta. Como diz uma canção do nosso repertório: "saudade" desse gentleman!        

Bem, diante de tal grosseria, não ficamos chateados com a falta de perspectiva de não participarmos de seu programa e nem mesmo eu em particular fiquei ofendido com o desdém descabido. Somente poupamos o Dr. Rafael de tomar conhecimento desse acontecimento, e que certamente o desapontaria, dada a consideração que ele sentia por esse pulha da TV, que destratara-me. 
 
Para todos os efeitos, o material fora entregue, com a sua carta de recomendação e a nossa não escalação para o programa fora apenas uma contingência da agenda do programa, portanto, a se tratar de algo normal no meio televisivo. 
 
Para o saudoso Dr. Rafael, fica aqui mais uma vez o meu agradecimento pelo fato cabal de que não apenas por tal episódio, mas a pensar na conjuntura completa, ele foi um grande incentivador da nossa banda.

E para essa figura que destratou-me e por extensão, a minha/nossa banda e persona essa que construira a sua imagem popular como um especialista em “ajudar” artistas em início de carreira, não chego a dizer que desapontou-me, pois eu sabia que a falsidade exibida na TV, sempre foi grande em linhas gerais, mas evidentemente que lastimo a sua atitude grosseira. 

E claro, para ele que viveu de audiência a sua vida inteira, não vou citar o seu nome, justamente para não dar-lhe a notoriedade indevida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário