terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Uncle & Friends) - Capítulo 103 - Por Luiz Domingues

Em novembro de 2019, foi anunciado nas Redes Sociais da Internet, o lançamento do vídeoclip da canção: "Velho Lobo Mau", que havia sido filmado em setembro, conforme já foi escrito em capítulo anterior. 

Eu participei dessa filmagem, mas não havia gravado a música. Canção de Norba Zamboni, um guitarrista e compositor, bastante experiente, e com letra de Lincoln Baraccat, trata-se de um blues bastante carregado de energia sensual e o clip em questão mostra essa intenção, ao materializar através da encenação feita por Lincoln, em cena com uma atriz (Patricia Endo). 

Não tocamos ao vivo, apenas dublamos na filmagem, eu e todos os músicos participantes e conforme eu já narrei, foi uma experiência divertida. Enfim, eis abaixo o resultado dessa filmagem, que eu considerei bem interessante em sua edição e acabamento final, visto que a produção foi muito simples em sua captura, com tomada única e sem grandes equipamentos de filmagem.

Vídeoclip da canção: "Velho Lobo Mau" (Norba Zamboni/Lincoln Baraccat) - Filmado em setembro de 2019 no estúdio V8 de São Paulo

Eis o Link para assistir no You Tube:

https://www.youtube.com/watch?v=kyKJltUnXRg

Ainda neste mês, recebi o recado do "Uncle" Lincoln Baraccat, a convidar-me para mais uma apresentação a bordo do seu simpático grupo, "Uncle & Friends" e sem compromisso com os Kurandeiros para tal dia, aceitei de pronto e basicamente a contar com o mesmo grupo de músicos para a atuação, das apresentações anteriores em que eu participei. 

Portanto, foi em mais um dia atipicamente frio para o meio de uma primavera, e assim, eis que cheguei ao quadrante do bairro da Vila Pompeia, entre as ruas Padre Chico e Raul Pompeia e lá encontrei muitos amigos, ou seja, uma praxe para tal tipo de festival ao ar livre e ainda mais estes tantos que eram promovidos neste bairro em específico.

Louve-se a extrema boa vontade do técnico que trabalhou para alimentar o som desse palco, pois ele estava sozinho e contava com a discreta ajuda de sua namorada, apenas, e tal moça não mostrava-se muito preparada para atender a demanda, mas mesmo com toda a sua boa vontade, a verdade foi que nesta apresentação nós tivemos muitos problemas. 

Primeiro, pelo fato do palco ter sido montado com um desnível acentuado, portanto, foi um inferno para a carcaça da bateria ficar minimamente centrada para os bateristas que a usaram, poderem tocar com tranquilidade. E segundo, pelo som geral que mostrou-se embolado, com uma massa sonora a apontar para microfonias desagradáveis nas frequências graves. Mesmo assim, a animação foi grande, pois a energia ali produzida, foi muito forte. 

Da esquerda para a direita: Roy Carlini, Caio Durazzo, Lincoln "The Uncle" Baraccat", Carlinhos Machado e Luiz Domingues. Uncle & Friends na 2ª Feira Jingle Blue, na Vila Pompeia, em São Paulo. 24 de novembro de 201 Clicks, acervo e cortesia: Gigi Jardim

A ideia, para um festival centrado na temática do Blues, seria observar apenas tal estilo, no entanto, houve brecha generosa para o Blues-Rock, igualmente e assim, deu para animar ainda mais com tal abordagem mais energética, sem dúvida alguma. 
Na primeira foto, Lincoln "The Uncle" Baraccat em destaque, com Caio Durazzo (encoberto), ao seu lado. Uncle & Friends na 2ª Feira Jingle Blue, na Vila Pompeia, em São Paulo. 24 de novembro de 201 Clicks, acervo e cortesia: Marcello Pato

Além dos guitarristas extraordinários, Caio Durazzo e Roy Carlini, a bateria foi executada pelo meu companheiro de Kurandeiros, Carlinhos Machado. Lincoln pilotou a base harmônica na guitarra e comandou a voz solo, e novamente tivemos a presença ilustre da ótima cantora, Amanda Semerjion, e desta feita. ela cantou um Blues que ficara famoso com a gravação da Etta James ("I'd Rather Go Blind"), que gerou uma comoção na plateia, tamanho foi o poder da sua interpretação, emocionante. 

Na primeira foto, Amanda Semerjion na linha de frente, a encantar a plateia com a sua evocação da arte de Etta James. Foto 2: Amanda Semerjion, Lincoln "The Uncle" Baraccat e Luiz Domingues, com Carlinhos Machado ao fundo e encoberto. Foto 3: Lincoln "The Uncle Baraccat e Luiz Domingues. Foto 4: Lincoln "The Uncle" Baraccat, o convidado especial, Geraldo "GG" Guimarães e Luiz Domingues. Uncle & Friends na 2ª Feira Jingle Blue, na Vila Pompeia, em São Paulo. 24 de novembro de 201 Foto 1: Click, acervo e cortesia de Amauri Aparecido. Fotos 2; 3 e 4: Clicks, acervo e cortesia: Vanderlei Bavaro

Geraldo "GG" Guimarães e o radialista, Rogério Utrila, participaram da canção, "Bolinha de Gude" e um músico de última hora atuou com a banda, um gaitista, chamado, Ulisses, que surgiu de forma inesperada a tocar, fora do palco, ao ter pedido um microfone para o técnico, sem que soubéssemos. Tocou bem, é verdade, mas a sua presença inesperada, em princípio gerou uma estupefação.
Mais flagrantes da apresentação. Foto 1: Lincoln "The Uncle" Baraccat em destaque; Foto 2: Carlinhos Machado em ação! Foto 3, a banda inteira. Uncle & Friends na 2ª Feira Jingle Blue, na Vila Pompeia, em São Paulo. 24 de novembro de 2019. Clicks, acervo e cortesia: Marcello Pato

E assim, foi! A tarde caiu, e o frio intensificou-se, em pleno final de novembro de 2019, algo bastante incomum. Público muito, com cerca de duzentas e cinquenta pessoas, a aplaudir bastante. Despedi-me dos amigos e dali retirei-me feliz por ter participado de mais uma apresentação com esses músicos talentosos, a bordo do simpático combo do grande Lincoln "The Uncle" Baraccat, um artista eclético e multimídia.
Mais duas fotos panorâmicas da banda no palco. Uncle & Friends na 2ª Feira Jingle Blue, na Vila Pompeia, em São Paulo. 24 de novembro de 201 Foto 1 - Click, acervo e cortesia: Vanderlei Bavaro. Foto 2: Click, acervo e cortesia: Rogério Utrila

Finito, mas este é um trabalho avulso que pode tranquilamente gerar mais histórias no futuro, portanto, é bem possível que... continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário