quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 5 - Por Luiz Domingues

Foto da Faculdade Cásper Líbero, durante o show de recepção aos novos calouros, com "Laert Sarrumor e seus Cúmplices", no início de agosto de 1980. 

Essa repercussão no Festival de Bauru, acredito ter sido um agente impulsionador e tanto.

Depois dele, já entrando em junho de 1980, sabíamos que o trabalho estava ganhando corpo.
A reação espontânea e massiva do público daquele festival, nos deu muita confiança em prosseguir.

E dessa forma, animados com esse sucesso no Festival de Bauru realizado nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho de 1980, fomos inscrevendo músicas em outros festivais e fazendo shows pelo circuito universitário.
Lembro-me que batizamos o show como "Sutil como um Cassetete", e fizemos dois shows com lotação esgotada na Faculdade Cásper Líbero, o berço da banda. 

Seguiram-se shows na Química da USP, Crusp (alojamento de estudantes da USP), e logo a seguir, seguimos para Sorocaba, para mais um festival de MPB.

Nesse festival, reforçados de Pitico na guitarra (irmão do vocalista Pituco), e Tato Fischer no piano, defendemos as músicas: "Tragédia Gramatical" e "Instante de Ser"(essa, curiosamente não era satírica, e era também do repertório do Boca do Céu/Bourrébach), além de "Chorocaba", de autoria do Guca Domenico.

Classificamos as três músicas para a final, e o resultado foi o 3° lugar com "Tragédia Gramatical", e melhor intérprete para o Pituco Freitas.

O Festival de Sorocaba teve duas eliminatórias e a final, realizadas nos dias 15, 22 e 29 de agosto de 1980.

A presença de Tato Fischer foi provisória, substituindo o tecladista Celso Mojola que não pode estar presente nessa ocasião. 

E era a terceira vez que eu tocaria com ele, visto que fui sideman em sua banda de apoio numa mini tour em 1979, e ele tivera algumas participações como tecladista e vocalista na minha banda cover, o "Terra no Asfalto".

Depois de Sorocaba, fomos à cidade de Osasco, na grande São Paulo, para defender as músicas: "Circular 46"(Guca-Carlos Mello); "Tragédia Afrodisíaca" ( Guca-Carlos Mello); "Arrojo" (Laert), e "Romance em Peruíbe" (Laert-Guca). Isso ocorreu em 5 de setembro de 1980.

Como músicos convidados: Pitico Freitas, tocando cavaquinho, e João Roberto, na viola.

Nesse Festival (super mal organizado e sem público, praticamente), desistimos de participar da final, devido à falta de estrutura mínima necessária. Isso ocorreu em5 de setembro de 1980.

Nesse ínterim, houve um show solo do cantor compositor e violonista Guca Domenico. 

A banda de apoio foi o Laert Sarrumor e seus Cúmplices" (que nesse show recebeu a alcunha de "Panela Vazia"), e o repertório inteiro com composições do Guca. 

Ele batizou esse show solo como : " Versátil como um Adesista".



Foto de Homero Sergio Moura, que era estudante da Cásper Líbero, flagrando o show de recepção dos novos calouros, em 11 de agosto de 1980. Dá para ver o Laert bem na frente, Fernando Marconi na bateria e eu só pelo cabelo e o braço do meu baixo Giannini RK.


Claro, nomes irônicos como "Sutil como um Cassetete", e "Versátil como um Adesista", tinham conotação política óbvia.

E a seguir, um show de "Laert Sarrumor e os Cúmplices" na Estação São Bento do Metrô, onde o jornalismo da TV Bandeirantes registrou, e exibiu no seu noticiário do meio-dia no dia seguinte. 


Foram mostrados flashs da banda em ação, e uma micro entrevista com o Laert. Esse show ocorreu no dia 8 de outubro de 1980.

Nessa época, foi elaborado uma lista para definirmos outro nome para a banda e numa votação, decidiu-se por "Língua de Trapo".


Continua...

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