Um pouco antes dessa época, em março de 1980,
essa formação passou a ser considerada um grupo fixo, sob o nome de
"Laert Sarrumor e os Cúmplices". E sim, o Laert Júlio havia adotado
como seu nome artístico doravante, a palavra "Sarrumor", um
neologismo que ele havia criado para o seu fanzine de cartoons dos anos
setenta, o "Sarrumorjovem". Sarro e humor tornou-se seu mote
principal.
Nessa
foto, dá para ver as costas do tecladista, Celso Mojola, e eu estou meio
de lado, compenetrado no meu baixo, Giannini "RK". A garota praticamente
só dançou, e não fazia sentido algum a sua presença ali, pois não era
componente da banda, mas sim uma concorrente que entrou por sua própria
conta na nossa apresentação. Mas quem brilhou mesmo foi o nosso vocalista, Pituco Freitas
Certamente depois desse Festival de
Bauru, isso tornou-se oficial, doravante. Essa repercussão no Festival de Bauru
acredito ter sido um agente impulsionador e tanto. Depois dele, já a entrar em
junho de 1980, sabíamos que o trabalho estava a ganhar corpo. A reação
espontânea e massiva do público daquele festival, deu-nos muita confiança em
prosseguir. E dessa forma, animados com esse sucesso no Festival de Bauru
realizado nos dias 30 e 31 de maio, e 1º de junho de 1980, inscrevemos
músicas em outros festivais e também fizemos shows pelo circuito universitário.
Programa
distribuído aos calouros, com a lista do repertório a ser tocado.
Nota-se a presença de várias músicas que fariam sucesso a posteriori, com
a ascensão da banda, de 1982 em diante
Lembro-me
que batizamos o show como "Sutil como um Cassetete" e fizemos dois
shows com lotação esgotada na Faculdade Cásper Líbero, o berço da banda.
Seguiram-se shows na Química da USP; Crusp (alojamento de estudantes da USP), e
logo a seguir, seguimos para Sorocaba, para mais um festival de MPB
universitário. Nesse festival, reforçados de Pitico Freitas na guitarra (irmão
do vocalista Pituco), e Tato Fischer no piano, defendemos as músicas:
"Tragédia Gramatical" e "Instante de Ser" (essa, curiosamente
não mostrava-se satírica e era também remanescente do repertório do Boca do Céu / Bourréebach),
além de "Chorocaba", de autoria do Guca Domenico.
Classificamos as
três músicas para a final e o resultado obtido foi o 3° lugar com "Tragédia
Gramatical" e melhor intérprete para o Pituco Freitas. O Festival de
Sorocaba teve duas eliminatórias e a final, realizadas nos dias 15; 22, e 29 de
agosto de 1980. A presença de Tato Fischer foi provisória,
a substituir o tecladista, Celso Mojola, que não pode estar presente nessa
ocasião. E foi a terceira vez que eu tocaria com ele, visto que fui side / man em
sua banda de apoio em mini turnê em 1979, e ele tivera algumas participações
como tecladista e vocalista na minha banda cover, o "Terra no
Asfalto".
Depois de Sorocaba, fomos à Osasco, na grande São Paulo, para
defender as músicas: "Circular 46" (Guca / Carlos Melo); "Tragédia
Afrodisíaca" ( Guca / Carlos Melo); "Arrojo" (Laert) e
"Romance em Peruíbe" (Laert / Guca). Isso ocorreu em 5 de setembro de
1980.
Como músicos convidados, tivemos as presenças de : Pitico Freitas, a tocar cavaquinho e João Roberto, na
viola. Nesse Festival, super mal organizado e sem público, praticamente,
desistimos de participar da final, devido à falta de estrutura mínima
necessária. E nesse ínterim, houve um show solo do cantor; compositor e
violonista Guca Domenico. A banda de apoio foi o novo combo, Laert Sarrumor e seus
Cúmplices" (que nesse show recebeu a alcunha de "Panela Vazia"),
e o repertório inteiro com composições do Guca. Ele batizou esse show solo como
: "Versátil como um Adesista".
Claro, nomes irônicos como "Sutil
como um Cassetete" e "Versátil como um Adesista", tinham
conotação política óbvia.
Foto de Homero Sergio Moura, que era estudante da Cásper Líbero, a flagrar o show de recepção dos novos calouros, em 11 de agosto de 1980. Dá para ver o Laert bem na frente; Fernando Marconi na bateria, e eu só pelo braço do meu baixo, Giannini "RK" e minha mão no braço do instrumento. Pela altura do braço, devia estar a tocar uma nota "La" da quinta casa da corda, "Mi"...
A seguir, um show de "Laert Sarrumor e os Cúmplices" na Estação São Bento do Metrô, onde o jornalismo da TV Bandeirantes registrou e exibiu no seu noticiário do meio-dia no dia seguinte. Foram mostrados flashs da banda em ação e uma micro / entrevista com o Laert. Esse show ocorreu no dia 8 de outubro de 1980. Nessa época, foi elaborado uma lista para definirmos outro nome para a banda e sob uma votação, decidiu-se por : "Língua de Trapo".
Continua...
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