quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Liberdade...Respeito por si mesmo ?!...Autoconhecimento ! - Por Telma Jábali Barretto


Embora proclamada como algo desejável por muitos, e mesmo no seu formato mais básico - fazer o que se quer, por puro prazer, respeitando a própria natureza, chego a questionar se entendemos o
que realmente seja.

...claro, entendemos !

Cada um abriga seu próprio sonho de liberdade.

Para cada limite, prisão, sua própria abertura e caminho.

Queremos o tempo infinito, espaço que alcance o horizonte, o tamanho do universo...


Ou, só, e simplesmente, aquele momento fugidio, a minha cela...
A aventura de meu próprio tamanho !

Para ser livre, há que ser único, adulto ...


Há que se saber de seu querer e quão difícil saber o que se quer...

Conhecer limites e extravagâncias, belezas e feíuras e, pricipalmente, muito saber de si !

Não aquele saber de si, defender determinada postura até a morte...

Isso é prisão, não é liberdade !!!


Reconhecer e transpor carências.

Aprender a abastecer-se, ser você com dignidade pela própria beleza ou fragilidade, sem precisar de barganhas ou construir palcos, mas, negociar, a cada aqui e agora, com respeito ao seu tamanho mutante de possibilidades.


Há que ser virgem a todo instante, enfrentar a morte e a escuridão, momento a momento, com a perspectiva de luz e do encontro, consigo, com o outro, a cada voo, a cada mergulho, expectativa, na mais plena confiança no que seja viver !

Desapegar-se de si !

Conhecer, além das referências, a mais absoluta solidão, que é deixar-se surgir em seu intransferível Dharma, jeito, único e inigualável.

Apropiar-se reverentemente, de sua Unicidade Absoluta, onde, aí sim, estaremos, humildemente, prontos para a multiplicidade, diversidade...

Liberdade !!! 


Primeira ilustração : Adilson Costa


Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira Civil, também é uma experiente astróloga, consultora para harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Nesta matéria, analisou o tema da liberdade, esmiuçando-o em suas várias interpretações.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado por ler, comentar e elogiar a coluna da Telma !

      Excluir
    2. Luiz Domingues, coloquei uma resposta para M.Eli R.Silveira para testar o blog e ver se minha resposta aparecia. Ele aceitou, eu entrei com meu perfil do google, mas estranho que não ficou publicado. M.Eli precisa ler e concordar em publicar? Obrigada

      Excluir
    3. Oi, Gladys !

      Receio que o seu comentário se dirigindo diretamente à M.Eli R. Silveira não tenha sido publicado por alguma falha da internet, visto que este anterior , dirigido à mim, foi publicado normalmente.

      Não existe nenhuma interferência dela em aceitar ou não um comentário, pois eu sou o dono do Blog e portanto, só eu poderia interceder nas configurações do mesmo, promovendo limitações.

      E não é o caso, pois não criei nenhuma dificuldade para ninguém, deixando livre o espaço para qualquer comentário.

      Pelo contrário, fico muito contente com a participação das pessoas, que só enriquecem as discussões propostas pelos textos publicados.

      Muito obrigado por participar e esteja convidada a fazê-lo sempre, pois é um prazer enorme para mim, e certamente para a Telma.

      Na mas tê !!

      Excluir
  2. TELMA,li,reli ,analisei o que quiz transferir para todos nós,porém tenho ponto de vista um pouco diferente em alguns aspectos exposto aqui.Numa oportunidade ,bem proxima teremos um dialogo sobre meu ponto de vista.BJS...NAMASTE TODOS OS DIAS para voce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordar é salutar, Goreti e mesmo sabendo que tem proximidade com a Telma e certamente expressará pessoalmente a sua divergência, convido-a a postá-la aqui no Blog, também, pois só enriquecerá o debate ter outra visão agregada.

      Obrigado por ler e comentar !!

      Excluir
  3. Também gostaria de conhecer o ponto de vista da Goreti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Gladys !

      Aguardemos a Goreti postar suas impressões sobre o tema proposto pela Telma.

      Obrigado por participar ativamente !!

      Excluir