sexta-feira, 12 de julho de 2013

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 4 - Por Luiz Domingues

Já havia notado o nível técnico do Zé Luiz, desde a primeira vez em que o vi tocar, por ocasião da gravação da demo, para a música do Pituco Freitas. Como já narrei anteriormente, isso ocorreu na sala de ensaios da banda, "Contrabando", que costumava abrir os shows do Made in Brazil, naquele período entre 1978 e 1981. 

O guitarrista do Contrabando, era o Tony Babalú, que tocou também no Made in Brazil, e nos dias atuais, é o dono do selo Amellis, onde o "Pedra" lançou o seu primeiro CD, no ano de 2006.
E mesmo ao saber desse nível técnico muito bom, eu só não o chamei antes do Edmundo, porque não o conhecia suficientemente. 
Como tinha mais liberdade com o Edmundo, por ele gravitar na órbita do "Terra no Asfalto", ao emprestar-nos a sua residência para os nossos ensaios; por ir aos shows, e até por ter tocado percussão com a banda, em um show realizado na cidade de Campinas, em 1980, pareceu-me uma escolha natural. Mas o Zé Luiz entrou, e se impôs automaticamente como membro oficial, pois eu e o Rubens não tivemos nenhuma dúvida, desde o primeiro ensaio. 
Nos primeiros ensaios, tocamos o nosso primeiro Riff composto pelos três, em parceria, que demorou alguns dias para obter um título oficial, e logo mais eu revelo qual foi...

E para montarmos um repertório rápido, tocamos sim, alguns clássicos do Rock. Tocávamos Jimi Hendrix (o Rubens desempenhava bem nesse quesito); Deep Purple; Queen; Ten Years After; Neil Young; Jeff Beck; Mutantes; Rolling Stones; e The Who, em um primeiro instante. O Rubens então tomou uma iniciativa inusitada e temerária: Marcou com a Dona Sabine, uma data no Café Teatro Deixa Falar, para o nosso show de estreia. Com a banda a engatinhar, passamos a correr contra o relógio para formar um repertório; ensaiar, e promover esse show debut e histórico.

A data marcada foi : 25 de setembro de 1982. Dessa forma, chegamos ante um dilema : O Rubens cantava de uma forma afinada, mas queríamos achar um vocalista com maior poderio, além apresentar naturalmente, uma desenvoltura de palco, ao estilo de um "frontman". Então, esbarrávamos em uma grande dificuldade : se mal conseguiríamos preparar a banda a tempo para esse show, como achar um vocalista adequado para dar conta desse recado ? Foi então, que o Rubens lançou uma ideia radical que gerou polêmica em princípio, mas que tornou-se a solução para esse primeiro show...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário