segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Autobiografia na Música - Terra no Asfalto - Capítulo 7 - Por Luiz Domingues

Sim, ele tinha esse jeito autoritário, mas no fundo era um artista que sentia a necessidade em ser adorado. Ele era da escola sessentista de Rock e seu sonho era o de formar uma banda e ser idolatrado como Jimi Hendrix, Jimmy Page...
Da sua metodologia de ensaio, creio que não aproveitei muita coisa, pois não gosto de trabalhar em ambiente tenso. Ele tocava muito, mas sendo temperamental, não suportava erros alheios. Não chegava a destratar em público, mas olhava feio, quando alguém errava e esse tipo de postura intimidatória para companheiros de trabalho, principalmente em público, afronta meus princípios.


No tocante ao repertório, eu que nunca fui entusiasta dos covers, ficava até emocionado com suas interpretações não só à guitarra, mas a cantar, também. Ao interpretar músicas do Traffic, Elton John e Bob Dylan, era demais a sua atuação. E mesmo sendo arredio em relação à tocar covers, eu encarava essa fase do Terra no Asfalto como uma autêntica escola. E foi mesma decisiva, pois terminada a minha atuação nessa banda, na metade de 1982, estava apto para encarar um trabalho autoral, com qualidade técnica vertiginosamente maior do que apresentava à época do Boca do Céu, minha primeira banda. 

O Mu, como vivia em dificuldade financeira, carregava sua guitarra enrolada em um cobertor velho, pois não tinha case (estojo).

Essa foto é de uma guitarra Gibson Les Paul, modelo Junior, idêntica a que o Mu possuía 

Era uma Gibson Les Paul, modelo Junior, ano 1958. Era uma guitarra rara e valiosa já naquela época, e hoje em dia, se consultarmos os sites de colecionadores, verificaremos que deve ostentar um valor estratosférico. Muito tempo depois, acho que em 1983, mais ou menos, eu soube que ele havia sido assaltado e agredido em uma rua do bairro do Brooklin, zona sul de São Paulo, na saída de um bar onde tocara na madrugada. Foi encontrado caído na calçada, com um ferimento na cabeça e a Gibson nunca mais foi encontrada... uma enorme pena.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário