quinta-feira, 10 de julho de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 134 - Por Luiz Domingues


Enquanto preparávamos o vocalista, Chico Dias, para a estreia, sentimos que o próximo compromisso, apesar de importante para a projeção da banda, seria ainda prematuro para que ele, Chico, pudesse estrear com segurança. Tratou-se da nossa primeira aparição em um evento ao ar livre que ganhava força em São Paulo naquela ocasião, denominado: "Praça do Rock". 
Foi uma iniciativa de um simpático jornal de bairro, o "Jornal do Cambuci e Aclimação", bairros que envolvem o famoso Parque da Aclimação, onde o evento estava a ocorrer, já com algumas edições transcorridas. Esse evento era um sonho pessoal de um jovem músico, chamado, Dalam Junior, morador do bairro, e muito ativo nas ações de cidadania. Por ser um militante ativo de tais ações, ficou muito amigo dos editores do jornal do bairro, o simpático casal: Roberto e Mirna Casseb. Eles também eram ultra ativos nas ações de cidadania, com múltiplas ações em prol dos bairros que circundam o parque e incluso, muitas realizações culturais. 

E dessa forma, com esse entusiasmo, viabilizaram no departamento de parques da prefeitura de São Paulo, a autorização para o evento "Praça do Rock", e patrocínio da secretaria de cultura para promover o evento, com a questão de equipamento e ajuda na divulgação. O Dalam foi decisivo nesse processo, por ser um músico em atividade intensa, e conhecer muita gente do meio. O seu entusiasmo como produtor foi a mola mestra de tudo, além da participação da ativista cultural, Isaura La Cour, também conhecida pelo seu apelido: "Papum" e de outros apoiadores.
Nós já sabíamos da existência desse evento, desde 1983, e já tínhamos levado o nosso então tímido material para oferecer-nos a participar. Mas o tempo passou e A Chave do Sol alcançou outro patamar muito diferente entre um ponto e outro, no momento em que fomos escalados para participar, em agosto de 1984. E o evento "Praça do Rock" também crescera nesse ínterim, com muito mais público presente, e com o Dalam a batalhar para fazê-lo crescer a cada dia, e assim melhorar a sua logística toda. 
Músico e ativista cultural, Dalam Junior, em foto bem mais atual  

Portanto, quando fomos escalados, foi um momento bem mais propício para a banda e o evento seria uma ótima oportunidade para fornecer-nos um novo élan, e assim a somar-se a tudo o que estava a ocorrer conosco em termos de projeção, naquele instante. Sendo assim, ficamos muito animados a participar, apesar de lamentar o fato do Chico Dias ainda não estar preparado adequadamente, pois sentíamos que precisávamos de um frontman, urgentemente.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário