sábado, 19 de julho de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 144 - Por Luiz Domingues



O próximo passo foi um dos maiores revés da história da nossa banda. Causou-nos um prejuízo financeiro forte e pior que isso, o desgaste emocional absolutamente desagradável e desnecessário, na medida em que não precisávamos passar por isso. Ocorreu o seguinte : fomos convidados a apresentarmo-nos em mais uma danceteria famosa. Vivia-se a febre das danceterias naquela época, e em uma cidade grande como São Paulo, principalmente, abriam aos montes, e por todos os bairros. 

Desta feita, recebemos o convite da danceteria, "Tífon", que localizava-se ao lado do Shopping Ibirapuera, em Moema, bairro da zona sul de São Paulo. Ficamos um pouco renitentes em princípio, porque entre tantas danceterias que abriram na cidade, em 1984, a "Tífon", em específico, era bastante hostil a manifestações musicais que não coadunassem-se com a estética do Pós-Punk. 

Apesar das danceterias ser apenas grandes salões de entretenimento, sem maiores comprometimentos com estéticas; tribos & afins, a Tífon tinha esse comportamento que a assemelhava à casa de shows, "Madame Satã", esta sim, um templo dessa estética e portanto, um reduto para os seus entusiastas. Mas a argumentação da parte de quem contatou-nos e oficializou o convite, foi de que a casa doravante abriria o seu leque, e com a proposta de institucionalizar uma noite para o "Heavy-Metal"... 

Ao seguir no seu poder de argumentação, disse-nos que uma semana antes de nós, o famoso guitarrista, Robertinho do Recife, que estava a desenvolver um trabalho em torno do Heavy-Metal, nessa época, apresentar-se-ia, portanto, haveria por quebrar gel,o por haver shows pesados, doravante na casa. Bem, o produtor da casa já começou mal ao falar em Heavy-Metal, mas na mentalidade dessa gente, se não éramos coadunados com a "modernidade" e leia-se, correntes oriundas da estética Pós-Punk e tínhamos cabelos longos, logicamente que éramos "metaleiros"... em sua avaliação nada embasada. 


Bem, se não seria hostil, como ele alegara, por quê não fechar a data, visto ser uma casa com estrutura a conter som e luz de qualidade etc ? Fechamos a data, mesmo ao saber que cairia em pleno feriado, pois julgamos que não correríamos riscos, aparentemente. 

Mas tudo começou a mudar na semana do espetáculo, quando recebemos um telefonema, ao dar conta de uma notícia ruim sobre o funcionamento da casa, e que atrapalhar-nos-ia muito em relação a esse show...


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário