domingo, 20 de julho de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 145 - Por Luiz Domingues


Bem, esse telefonema que recebemos da danceteria "Tífon", comunicou-nos que o tal show inaugural de sua fase "pesada", em sua programação, houvera gerado uma grande briga em suas dependências. Tal briga teria sido entre os admiradores de Robertinho do Recife, contra "New Wavers", inconformados com a presença de um artista do Heavy-Metal no seu "templo", e daí o ânimo acirrou-se. 

Como consequência, o show terminou de uma forma abrupta e no tumulto, grande parte do equipamento de P.A. da casa, foi avariado, portanto, se quiséssemos manter a data de pé, teríamos que responsabilizar-nos pelo P.A. do show, ao providenciarmos o nosso, ou alugar um compatível com o tamanho da casa. Tornou-se algo fora de cogitação usarmos o nosso pequeno P.A. Ele servia apenas para os nossos ensaios, e no máximo modestas apresentações em casas de pequeno porte. 

Então, a solução seria alugar um equipamento, e arcar com tal despesa, sem nenhuma ajuda da referida danceteria. Ora, o mais lógico teria sido desmarcar a data. Um cancelamento úro e simples teria poupado-nos de uma série de aborrecimentos que sucedeu-se, ao fazer desse show, um roteiro de comédia, que nem Jerry Lewis conceberia ou filme de terror do Roger Corman. 

O que contribuiu decisivamente para que insistíssemos com a manutenção do compromisso, foi o fato de que já havíamos enviado filipetas pelo correio, para centenas de pessoas que tínhamos no nosso cadastro do fã-clube. Tratava-se de um trabalho dispendioso e oneroso, mas naquela Era pré-Internet, era um meio muito eficaz de divulgação de shows. 

Especificamente a falar desse show, a nossa verba para divulgação foi curta e não deu para pensar em outros meios, portanto, apostamos na mala postal, e diante dessa notícia vinda da parte deles, doeu-nos a ideia do dinheiro de nosso caixa a esvair-se pelo ralo, e o tempo gasto para a preparação, pois as tais centenas de cartas eram preparadas sob um sistema manual, e demandava horas de trabalho. Então, resolvemos sustentar a data e bancar o P.A., por acreditarmos que teríamos um retorno suficiente da bilheteria. Ora, éramos muito jovens e estávamos inebriados pelos ventos positivos que sopravam, portanto, por quê não acreditar que teríamos um público bom ante tais circunstâncias ? 

Contudo, não ponderamos outros aspectos, como por exemplo :

1) Era uma casa hostil por natureza intrínseca, portanto havia o risco disso inibir o nosso público ter vontade de ir lá, e simplesmente deixar para assistir-nos em outra circunstância mais agradável;

2) A data ocorreria em um feriado, portanto, haveria de ser uma incógnita total a presença de público.

Corremos o risco, então, e checamos a nossa conta bancária. A banda tinha um montante reservado para a futura gravação de uma demo-tape, com o objetivo de levar às gravadoras grandes (majors), com músicas novas e mais centradas no universo pesado, e acima de tudo, por contarmos com a presença do vocalista gaúcho, Chico Dias, o nosso novo "frontman". 


Mas diante de tais circunstâncias e a pensar de forma otimista, achamos que estávamos calçados para bancar um P.A. e claro que não usaríamos esse dinheiro, para tal finalidade menos importante para nós, assim nutrirmos tal esperança. Não foi uma quantia grande, por isso descartamos contratar uma daquelas empresas famosas que faziam grandes shows de artistas consagrados. Optamos por contratar um equipamento mais modesto, porém adequado ao ambiente acústico daquela casa, que mostrava-se em torno do médio para o grande porte. Contratamos então o equipamento do mesmo rapaz que sonorizou o nosso show no teatro do colégio Piratininga, em abril de 1983. Eu o conhecia desde o início de 1980, porque ele auxiliara muitas vezes o Terra no Asfalto, a minha banda cover naquela ocasião. Em 1984, surpreendi-me ainda mais do que em 1983, pois ele crescera mais, e seu equipamento em nada deixava a desejar em relação às empresas de grande porte do setor e a vantagem que ofereceu-nos, foi em termos de uma tarifa bem mais acessível. Essa foi a parte boa da produção desse show... pois depois dessa amenidade...
Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário