quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 236 - Por Luiz Domingues

O nosso próximo compromisso dar-se-ia no dia 6 de dezembro, quando iríamos à cidade de São Carlos-SP, uma localidade com forte tradição Rocker, onde já havíamos nos apresentado anteriormente com expressivos resultados, e por conta dessa experiência pregressa, havíamos adquirido a confiança, certeza, eu diria, de que ali havíamos conquistado fãs fiéis do nosso trabalho.  

Fora a questão de termos muitos amigos de bandas antenadas em nossa vibração "Chronophágica", casos de: "Homem com Asas" e "Tarja Preta". E seria com elas mesmo que contaríamos como bandas de abertura nessa noite.

O local seria um galpão de um Centro Acadêmico de estudantes da USP - Campus São Carlos, chamado: "CAASO", uma sigla a designar o nome de um homenageado relevante para a instituição.
Tratava-se de um galpão rústico, mas com um palco bem razoável, muito maior do que a maioria das casas noturnas com as quais estávamos a lidar durante a turnê inteira de 2002, e eles tinham um PA respeitável e um sistema de iluminação regular, que daria para o gasto, ao nos dar a oportunidade de fazermos um show muito digno, e com uma pressão sonora para lá de boa para o tamanho do salão. 

Ouso dizer que a capacidade sonora ali foi até demais, e que seria prudente reduzir um pouco o volume das potências que alimentavam tal PA, para não massacrar os tímpanos do público. Chegamos na cidade sem problemas, ao fazermos uma viagem tranquila, sem incidentes. 

Fomos direto para um hotel muito confortável e pertencente à própria USP e que possivelmente seria um hotel escola do curso de hotelaria, desconfio, mas não tenho essa confirmação. Só sei que era muito confortável, com serviço ótimo e ficava fora do campus, mas localizado em uma rua com acesso a um dos portões, portanto, mediante uma rápida e prazerosa caminhada por dentro do campus bem arborizado, chegava-se ao tal, CAASO, em menos de dez minutos.

No Caaso - Campus da USP de São Carlos-SP, com alguns membros  das bandas Homem com Asas e Tarja Preta, nossos amigos, na hora do soundcheck

A montagem do som após o almoço, foi extremamente tranquila e amigável, com tantos amigos dessas bandas citadas ali presentes e solícitos ao extremo para auxiliar-nos. O técnico de som também era um estudante da USP e além de ambientado com o local, foi muito rápido para microfonar tudo e estabelecer uma equalização muito boa, a nos dar um conforto sonoro excelente na monitoração. 

Voltamos para o hotel e tudo correu sob uma tranquilidade total, dentro do cronograma, ao nos dar margem para relaxarmos. Um grupo de fãs veio de Ribeirão Preto-SP e nos abordou no hotel. Adoravam a Patrulha do Espaço, haviam nos visto na semana passada em sua cidade e resolveram ver de novo, visto que São Carlos dista cerca de 80 Km apenas de Ribeirão Preto.

Danilo Zanite, atual guitarrista da Patrulha do Espaço, 2015

Como foi um show marcado por uma produção caseira, digamos assim, o Luiz Barata se prontificou a ser o bilheteiro, e apesar de cumprir a sua função com muita boa vontade, lamentou que assim perdesse o show da banda de abertura, "Homem com Asas" e boa parte da segunda banda da noite, a também boa, "Tarja Preta". 

Ironia do destino, das fileiras do Tarja Preta sairia o guitarrista da Patrulha do Espaço que está na banda desde 2007 ou 2008, não sei ao certo, até os dias atuais, 2015: Danilo Zanite, que é um ótimo músico e também uma pessoa muito gentil. 

O nosso show foi um delírio (no ótimo sentido), eu diria. São Carlos era definitivamente uma cidade Rocker e quase todos ali eram universitários, a estudarem na própria, USP, ou estudantes da Universidade Federal de São Carlos, a Ufscar.

Um painel com fotos da cantora, Carla Viana, publicado no Blog do Juma, meu amigo do Paraná, e que abriu-me as primeiras portas na internet para eu começar a escrever, em 2011 

Carla Viana, a vocalista ribeirãopretana de timbre grave e beleza incrível, apareceu e participou conosco, e na última música ocorreu uma verdadeira "Sbornia" que ali instaurou-se, com músicos das três bandas a se misturarem no palco para uma versão kilométrica e  repleta de solos para a nossa clássica canção: "Columbia". 

Mesmo acostumado a lidar com potência sonora de shows de Rock, eu devo salientar que nessa noite eu saí do palco com "tinitus" (aquele zumbido agudo e típico de quem suportou muita carga sonora e permanece depois no silêncio a ouvi-lo por um tempo indeterminado, após um ataque sonoro de muitos decibéis). 

Sem preocupação com a vizinhança, dentro do campus vazio da USP e com apenas os guardas da segurança em portões distantes, o volume foi muito grande, fora os urros dos Rockers ali presentes. A parafrasear a música do grande guitarrista argentino, Eduardo Depose, que é autor de um clássico do repertório da Patrulha do Espaço, foi uma autêntica: "Festa do Rock!" Nesse final apoteótico, vimos pessoas a dançarem em cima do balcão da cantina do salão e definitivamente, elas estiveram a "botar os Ya-Yás para fora" como diria, Charlie Watts, montado em seu burrinho.

Foi um dos shows mais energéticos que a Patrulha do Espaço realizou em 2002, sem dúvida e nesse ano, houveram muitos dessas características.  Aconteceu em 6 de dezembro de 2002, com duzentas e cinquenta pessoas presentes no local.

No dia seguinte, iríamos a uma cidade próxima e que também já havíamos visitado em duas ocasiões anteriores: Rio Claro-SP.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário