domingo, 30 de dezembro de 2018

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 328 - Por Luiz Domingues

Quando aproximei-me da coxia, que naquele espaço, na verdade, era (é) algo improvisado, visto não ser um teatro, mas um enorme salão, a banda já estava pronta para iniciar o set. Foi a homenagem à mais recente formação da Patrulha do Espaço, que atuou por quatro ou cinco anos unida, com a falta apenas do guitarrista, Danilo Zanite, que mudara-se há quase um ano para a Holanda e neste caso, foi substituído pelo guitarrista Chronophágico, Marcello Schevano. 

Tal formação tocou três temas mais pesados: "Deus Devorador" (do álbum: Patrulha'85), "Rolando Rock" e "Riff Matador", estes últimos, temas mais modernos, do disco: "Dormindo em Cama de Pregos", de 2012.

O início do espetáculo, com a formação mais próxima da banda nos anos dez do século XXI. Foto 1: O ótimo baixista, Daniel Delello, em destaque. Click, acervo e cortesia de Marcelo Crelece. Foto 2: Marcello Schevano e Rolando Castello Junior em ação. Foto 3: Daniel Delello e Marta Benévolo em ação. Foto 4: Rolando Castello Junior em destaque, com a mão de Marta Benévolo, a frente. Clicks (2; 3 & 4), acervo e cortesia: Wan Moraez. Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho de São Paulo-SP, em 3 de novembro de 2018

Formação excelente e que dignificou essa fase mais atual da Patrulha do Espaço, naturalmente que deu o recado com grande resposta do público. 

Eis que chegou a hora para executar a quarta música e a culminar com a minha entrada, Luiz Domingues e Rodrigo Hid. Formação Chronophágica reunida e reforçada pela presença de Marta Benévolo, tocamos quatro músicas, com apenas uma ("Robot"), que não foi uma composição da nossa formação. Eis que iniciamos com "São Paulo City" (CD ".ComPacto"), "Nave Ave" e "Ser", do CD "Chronophagia" e a já citada "Robot", do álbum, "Patrulha'85". 

Tocamos com muita energia e deu para sentir a comoção do público, que respondeu com euforia e muito sentimento. E apesar de não termos tido muitos ensaios, pois apesar de que houveram ocorrido três dias de preparação, pelo fato de termos tantos convidados, os ensaios não foram minuciosos, na verdade a dar tempo para se passar cada música em uma, no máximo, duas vezes cada uma, com pouco polimento, portanto, pelo pouco tempo de preparação que tivemos, a qualidade da execução ao vivo, até surpreendeu-me.

O show em curso com a formação Chronophágica em ação! Foto 1: Luiz Domingues em destaque. Click, acervo e cortesia: João Pirovic. Foto 2: Rodrigo Hid e Luiz Domingues em ação. Click, acervo e cortesia: Grace Lagôa. Foto 3: Luiz Domingues, Rodrigo Hid e Marta Benévolo em ação! Foto 4: Rolando Castello Junior em destaque! Foto 5: Rodrigo Hid e Marcello Schevano em destaque! Clicks (3, 4 & 5); acervo e cortesia: Marcelo Crelece. Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho de São Paulo-SP, em 3 de novembro de 2018

Foi quando mais um convidado especial foi chamado ao palco. Eis que o grande, Gabriel Costa veio tocar o seu super competente baixo na música "OVNIS" (LP "Patrulha 4", de 1984). Participação brilhante, sou fã dele como um super músico, Ser humano excepcional e nada mais apropriado do que ele a tocar a canção, "OVNIS", sendo um físico por formação e grande entusiasta de astronomia e ufologia. 

Voltei a seguir e com a formação Chronophágica, como base, recebemos mais convidados especiais. O vocalista da voz impressionante, Rogério Fernandes, entrou para cantar: "Berro", conosco. 

Gosto muito dessa canção, pois ela é de uma fase da banda em que eu não atuei, mas fui admirador do trabalho e tornei-me amigo de seus componentes, ali bem no início dos anos oitenta. 

Mais que isso, essa canção, que é uma composição do igualmente grande, Ivo Rodrigues (A Chave e Blindagem), tem o elo forte com o Rock setentista. Trata-se de uma bela balada, com letra muito poética e tem um final que é deveras emocionante a evocar as mais belas tradições perdidas no Rock, daí o meu apreço pessoal e sempre que a toquei, irremediavelmente deixei-me levar pela emoção que ela gera naturalmente e desta feita, não foi diferente.

Mais alguns momentos do show. Foto 1: o convidado especial, Rogério Fernades, em ação. Click, acervo e cortesia: Marcelo Crelece. Foto 2: Rodrigo Hid e Rogério Fernandes em ação! Click, acervo e cortesia: Ana Amb. Foto 3: Marta Benévolo e Rogério Fernandes em ação! Click, acervo e cortesia: Dean Claudio. Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho de São Paulo-SP, em 3 de novembro de 2018

Ainda com Rogério no palco, um outro convidado especial foi chamado a apresentar-se conosco: Xando Zupo, excepcional guitarrista, compositor e meu companheiro por quase dez anos no "Pedra". 

Com ele e Rogério a cantar, executamos o tema: "Serial Killer", que é uma música gravada por Xando, quando este foi membro da banda, no início dos anos noventa. Mais próximo do Funk-Rock setentista do que do Hard-Rock oitentista, foi agradável tocar tal tema. 

E a seguir, sem o Fernandes, mas com o Zupo ainda no palco, Rodrigo Hid foi para os teclados e comandou o vocal e com essa esta formação Chronophágica + Xando Zupo, executamos de uma forma inédita a canção: "Livre Como Você", peça que gravamos para fazer parte do CD "Z-Sides", trabalho solo do Xando, lançado em 2003. 

Canção com forte característica Hard-Rock setentista, mas com nuances em adendo, tais como a Power Ballad com teor Pop e doses de Southern-Rock e Funk-Rock, trata-se de uma bela peça e eu fiquei muito feliz por tocá-la ao vivo, por ser uma canção rara dentro da discografia da Patrulha do Espaço e do próprio, Xando Zupo. E a execução foi muito boa, com bastante balanço e uma desenvoltura bastante convincente.

Flagrantes da participação de Xando Zupo, conosco. Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho de São Paulo-SP, em 3 de novembro de 2018. Foto 1: Rolando Castello Junior a saudar o público. Click, acervo e cortesia: Bolívia & Cátia. Foto 2: Xando Zupo, Luiz Domingues e Rolando Castello Junior ao fundo, na bateria. Click, acervo e cortesia: Grace Lagôa. Foto 3: Xando Zupo e Marcello Schevano na linha de frente, com Rolando Castello Junior, ao fundo, na bateria. Click, acervo e cortesia: Grace Lagôa. Foto 4: Marcello Schevano e Rodrigo Hid em ação. Click, acervo e cortesia: Wan Moraez. Foto 4: Xando Zupo em destaque! Click, acervo e cortesia: Wan Moraez
Assista acima, a execução da canção: "Robot". Patrulha do Espaço ao vivo no Sesc Belenzinho de São Paulo-SP, em 3 de novembro de 2018. Filmagem : Bolívia & Cátia

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=NBRevMD33BY

Continua...

2 comentários:

  1. Belíssimo texto!! Lendo dá pra recordar perfeitamente desses momentos do show!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha que tenha gostado, amigo Marinho !

      Fico feliz pela sua leitura, tanto quanto pela sua presença in loco, no show.

      Grande abraço, amigo !

      Excluir