quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 71 - Por Luiz Domingues

A segunda música que tocamos, foi : "Crisis (Maya)". Nesta altura, o público já estava conquistado. Enquanto eu tocava, olhava para todos os lados, e via pessoas a dançar; tocar instrumentos imaginários; sorrir; bater palmas; enfim, muitas reações diferentes de pessoa para pessoa, mas o importante é que estávamos a provocar essas reações positivas. Por ser um tema muito mais complexo do que o anterior (Utopia), percebia que o público punha-se a inflamar-se. As convenções e o arranjo individual de cada um, com muitos desenhos rítmicos e melódicos, começou a impressionar a plateia mais detidamente, que era formada em sua maioria por apreciadores do Rock setentista, fãs do Raul Seixas etc. 

Apesar do programa ter sido o berço de inúmeras bandas de estética "moderna", oriundas do Pós-Punk, e derivados dessa tendência, o público foi em essência formado por hippies anacrônicos, seguidores de Raul Seixas etc. Dessa forma, o nosso som caíra como uma luva, pois tocávamos na contramão da estética vigente, e sua ruindade musical inerente e indecente...
A partir do solo, a Fender Stratocaster do Rubens apresentou um sinal de desafinação inevitável após tantos "bendings" e o uso intermitente da alavanca. Ele abusava (ainda bem !), do uso de alavanca, Hendrixeano que era, mas isso causava geralmente um dano à afinação, certamente. Na parte final, onde ele toca diversos acordes sob influência jazzística, isso ficou evidenciado. Mas mesmo assim, a performance foi boa, e o público apreciou muito. Notamos um certo desconforto dos produtores da TV, com o tamanho da música, naturalmente por deduzir que tocaríamos três músicas do tamanho de Utopia, ou seja, o padrão Pop radiofônico. 

Isso explica o fato de que na edição da TV, a equipe de edição apenas ter colocado a canção, "18 Horas", no ar, outra mais longa ainda. Entretanto, também concordo que foi a melhor da nossa performance no dia, e a que provocou a maior reação popular, espontaneamente, conforme relatarei a seguir.

Abaixo, o link do vídeo de "Crisis (Maya)", no You Tube :

http://www.youtube.com/watch?v=ulOWgEvvl44

Contudo, devo observar que o público pôs-se a reagir em um crescendo. Antes de darmos a primeira nota de "Utopia", o sentimento foi de uma profunda incógnita estampada naqueles rostos. Mas após, "Crisis (Maya)", já estavam ganhos em nosso favor, sem sombra de dúvida. Porém, ao final de "18 Horas", foi uma ovação e coroou o nosso passaporte para subir um degrau na carreira ou talvez mais do que um.

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário