terça-feira, 20 de maio de 2014

Autobiografia na Música - Sidharta - Capítulo 14 - Por Luiz Domingues


O primeiro ensaio do Marcello em nossa banda, ocorreu em uma terça-feira, de forma acústica, na residência do Zé Luiz. Nesses ensaios acústicos, trabalhávamos arranjos, vocalizações etc.
Logo no primeiro ensaio, a simpatia estabelecida entre ambos (Zé Luiz e Marcello), foi automática. O Zé Luiz ficou com o queixo caído perante a constatação da técnica do Marcello ao violão e teclados. E logo no primeiro ensaio elétrico, ficou muito entusiasmado com a performance dele à guitarra e teclados. 

Esses primeiros ensaios da formação ideal e definitiva do Sidharta aconteceram nos primeiros dias de março de 1998, e por sugestão do Zé Luiz, passamos a ensaiar eletricamente em um estúdio em Pinheiros, próximo à estação Clínicas do Metrô, e perto da sua habitação. A nossa rotina a partir daí, passou a ser : ensaios acústicos às terças na casa dele, e elétricos às sextas, nesse estúdio. Novas músicas surgiam, e o Marcello também trazia ideias, ao mostrar que tornar-se-ia fatalmente um grande compositor.
Nessa altura, já ensaiávamos músicas como : "Alma Mutante"; "Retomada"; "Sistema Solar"; "Sonhos Astrais"; "O Pote de Pokst"; "Abstrato Concreto"; "Sr. Barinsky", e começávamos a criar, "Céu Elétrico", com um novo arranjo, pois o Marcello traria um novo instrumento em breve, ao abrir uma nova possibilidade. E foi assim...

Do nada, ele teve um impulso, foi à Rua Teodoro Sampaio (para quem não conhece São Paulo, é a rua com maior concentração de lojas de instrumentos e equipamentos musicais da cidade), e comprou uma flauta transversal... 

Sem fazer nenhuma aula, sem ter noção, apenas descobriu a escala no instrumento, e começou a soprar, sem técnica de embocadura, nenhuma. Poucos dias depois, a ultrapassar rapidamente a fase em ficar "tonto" pela oxigenação cerebral, o que demora para qualquer estudante normal, ele já fazia solos muito interessantes. Com essa possibilidade, já incorporamos a flauta à banda, e na música : "Céu Elétrico, ele passou a fazer essas belas intervenções, que depois foram imortalizadas no disco "Chronophagia", da Patrulha do Espaço. E aos teclados, foi o mesmo processo em termos de aprendizado autodidata, a jato. Conto logo mais como foi esse início dele aos instrumentos de teclas.


Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário